Hospital Galileu debate combate ao assédio moral e reforça orientações aos profissionais

Hospital Galileu debate combate ao assédio moral e reforça orientações aos profissionais

17/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

Funcionários do HPEG durante a palestra sobre assédio moral

A equipe de enfermagem do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém, participou nesta terça-feira (17) de uma palestra sobre como combater o assédio moral no ambiente de trabalho. A ação foi uma iniciativa da Comissão de Ética de Enfermagem, composta por profissionais da unidade.

A enfermeira e presidente da Comissão, Ariadne Cabral, ressaltou como o debate sobre o tema é fundamental entre os profissionais de saúde. “Queremos gerar uma reflexão entre os colaboradores sobre o assédio moral e como devemos combater. Ações como essa incentivam a propagação de boas práticas dentro da unidade”, enfatizou.

Durante as palestras, realizadas em todos os turnos, os participantes puderam compreender, de uma forma didática e lúdica, como o assédio funciona. “Orientamos sobre a diferença entre discriminação e preconceito, e o que pode se configurar assédio, além da necessidade em acionar a Comissão de Ética, caso seja necessário”, acrescentou Ariadne Cabral.

Laurianne Lira é técnica de enfermagem no Galileu e fez questão de participar. Para ela, “uma comunicação segura dentro da empresa e promover a boa informação e conscientização sobre assédio é muito importante”.

Cartilha – O HPEG é uma unidade que pertence à rede pública de saúde do Estado do Pará, sendo um hospital de retaguarda para pacientes vítimas de traumas. O Hospital Galileu é gerenciado pela Pró-Saúde, por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Ano passado, foi lançada uma cartilha de Boas Práticas, com orientações sobre como se prevenir e o que fazer em situações de assédio moral e sexual.

O material é educativo e reúne informações sobre o tema, visando à prevenção de práticas abusivas no ambiente de trabalho, e reforçando pontos do Código de Ética e de Conduta da entidade.

A cartilha usa linguagem simples e circunstâncias cotidianas. O conteúdo exemplifica situações que podem, ou não, resultar em assédio moral ou sexual.

O conteúdo está disponível gratuitamente para download no endereço: https://www.prosaude.org.br/integridade/.

Texto: Rafaela Palmieri/HPEG