Hospital Geral de Tailândia festeja dia da infância com gestantes e puérperas e capacita profissionais da assistência

Hospital Geral de Tailândia festeja dia da infância com gestantes e puérperas e capacita profissionais da assistência

24/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

A programação reuniu gestantes e puérperas internadas e em atendimento na unidade

O Hospital Geral de Tailândia (HGT) antecipa as comemorações pelo Dia da Infância, lembrado nesta terça-feira (24), e realizou, ontem (23), uma programação em homenagem às gestantes e puérperas internadas e em atendimento na unidade que é referência em várias especialidades, entre elas, pediatria, obstetrícia e serviço de Maternidade 24h, que somente de janeiro a julho deste ano, realizou mais de 900 partos, entre normais e cesarianos.

A programação faz parte do Agosto Dourado, por meio do projeto “Laços de Amor”, que visa fortalecer a relação entre as gestantes e a equipe multiprofissional da unidade hospitalar, transmitindo às futuras mamães mais segurança na assistência obstetrícia antes, durante e no pós-parto. O projeto visa ainda desenvolver uma cultura de humanização em todas as práticas de atenção e gestão.

Laudinéia Pereira da Costa comemorou o aniversário no HGT

A dona de casa, Laudinéia Pereira da Costa , 32 anos, foi uma das puéperas homenageadas duplamente: fez aniversário dia 23, ganhou parabéns e muito carinho do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e da equipe do projeto Laços de Amor. Além de mensagem de parabéns e carinho, ela ganhou seu melhor presente: seu filho.

“Gostei muito do atendimento e do carinho recebido pela equipe de profissionais. Tive parto normal e só terei boas lembranças daqui”, disse a mãe que teve alta clínica com seu bebê, nesta terça-feira. Ela foi presenteada com kit gestante composto por uma tolha personalizada, sabonete, antitranspirante, sapatinhos para os bebês e um elástico para cabelo.

A usuária é natural de Tailânda e agradeceu a todos pelo acolhimento e comemoração de seu aniversário, que foi conduzido pela voluntária do GTH, a enfermeira Emanuelly Cupine Campiolo.

A assistência humanizada às gestantes desde o pré-natal é uma das metas do HGT

Ações de educação em saúde para usuárias e colaboradores do Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico – De acordo com a psicóloga e coordenadora do “Laços de Amor”, Eudiléia Santana, a programação realizada dia 23, teve  foco  voltado para dois importante públicos: para gestantes/puérperas e profissionais dos Centros Cirúrgico e Obstétrico.

Do curso sobre “ Assistência Humanizada, voltado a mãe e o bebê desde o pré-natal até o nascimento e puerpério”, na Escola Estadual São Francisco de Assis, participaram 15 usuárias, que além das orientações diversas sobre a saúde do bebê e das mães, houve distribuição do Kit gestantes para todas elas, que tiveram ainda atividades lúdicas. Todas elas receberam certificados.

Profisionais e usuárias em momento de atividade lúdicas

Aos profissionais do HGT foi promovido treinamento sobre “Assistência humanizada ao Parto normal segundo as Diretrizes do Ministério da Saúde”, que contou com a participação de 70 profissionais da Assistência com foco do Centro Cirúrgico e do Centro Obstétrico. Ambos trabalhos foram ministrados pelos enfermeiros obstetras  Laysa Balieiro Pinheiro e Renan Nascimento, no auditório do HGT. A ação contou com o apoio da fisioterapeuta Valéria Rios da Silva.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo INDSH, em parceria com a Sespa. A unidade fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

Texto: Vera Rojas/HGT
Fotos: Divulgação