Hospital Geral de Tailândia investe em ações de educação em saúde para melhorar cada vez mais a assistência

Cerca de 300 colaboradores do Hospital Geral de Tailândia (HGT) participaram de capacitação sobre “Protocolo de Higienização das Mãos e Medidas de Contenção contra a Covid-19”, que foi realizada ao longo do mês de janeiro, envolvendo os trabalhadores de todos  setores da unidade hospitalar com o intuito de intensificar essa simples prática que é mais eficaz, e de maior importância na prevenção e controle da disseminação de infecções, visando uma assistência de qualidade e ainda mais segura.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o simples ato de lavar as mãos reduz em até 40% o risco de contrair doenças como gripe, diarréia, infecção estomacal, conjuntivite e dor de garganta. Segundo o enfermeiro Wanderson Lisboa Braga, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), a higienização das mãos deve ser praticada , sempre ao iniciar e ao término de uma tarefa. “Na verdade é uma prática que deve ser de todas as pessoas, especialmente, neste momento delicado com a pandemia do novo coronavírus.

De acordo com Wanderson essa atividade é uma continuidade no treinamento do Protocolo de Higienização das Mãos, e de acordo com documento que faz parte do Núcleo de Segurança do Paciente. “Nosso objetivo é intensificar a prática em todos os setores do ambiente hospitalar, sobretudo, aos que estejam ligados aos cuidados com o paciente de forma direta e indireta. Na oportunidade, também foi ministrado sobre os cuidados necessários durante a assistência a pacientes com suspeita ou confirmação dos casos de Covid-19 para prevenção e contenção de possíveis contaminações cruzadas”, explicou o enfermeiro.

Ele também destacou outras finalidades: prevenir e controlar as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), monitorar as práticas de higiene das mãos e a infraestrutura, assim como a percepção e conhecimento sobre o tema.

Estrutura – Com 51 leitos, o HGT oferece assistência de baixa e média complexidade para uma população da mesorregião do nordeste paraense estimada em 300 mil habitantes.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é um órgão do governo do estado e fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

Você pode gostar...