Hospital Geral de Tailândia investe na qualidade da alimentação servida aos usuários

Hospital Geral de Tailândia investe na qualidade da alimentação servida aos usuários

15 de outubro de 2021 Off Por Roberta Vilanova

A horta mantida pelo HGT, de onde são retirados produtos usados na alimentação dos pacientes e funcionários

O Dia Mundial da Alimentação – 16 de Outubro foi instituído para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945. A data tem a finalidade de propor uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial. De acordo com a FAO, o objetivo da Organização é alcançar a segurança alimentar de todos e garantir que as pessoas tenham acesso regular a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente para uma vida ativa e saudável.

No Brasil, o setor de saúde tem importante papel na promoção da alimentação adequada, compromisso expresso na Política Nacional de Alimentação e Nutrição e na Política Nacional de Promoção da Saúde do Ministério da Saúde.

Patrícia Manfredi, coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética

Para Patrícia Manfredi, coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital Geral de Tailândia (HGT), na região Sudeste, uma alimentação saudável garante, principalmente, que o organismo receba todos os nutrientes que precisa. “Para ser uma alimentação realmente saudável é preciso pensar em variedade, equilíbrio, quantidade e na segurança dos alimentos que estão sendo ingeridos”, frisou a coordenadora.

Referência na assistência de média complexidade na região, o HGT prioriza a gestão da gastronomia hospitalar. Há cinco anos consecutivos, de 2015 a 2020, mantém o selo Green Kitchen. O reconhecimento é concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente a restaurantes que aprimoram, constantemente, seu padrão de qualidade em benefício de seus usuários e de sua região, baseado na ambientação natural, alimentação saudável e com sustentabilidade. A equipe do SND é composta por 16 funcionários.

Refeição preparada com produtos da horta do Hospital

Gastronomia hospitalar – Patrícia Manfredi destacou a importância da alimentação adequada, principalmente no ambiente do HGT. “Nossa equipe de produção faz ao máximo para ofertar uma refeição saborosa. A gastronomia hospitalar é definida como a arte de conciliar a prescrição dietética e as restrições alimentares de pacientes à elaboração de refeições saudáveis e nutritivas, atrativas e saborosas, a fim de promover a associação de objetivos dietéticos, clínicos e sensoriais e promover nutrição com prazer”, ressaltou.

A qualidade da alimentação preparada no Hospital, que possui horta própria, de onde são retirados hortaliças e legumes livres de agrotóxicos, é aprovada por Maria Madalena Chagas Santos, que está acompanhando sua filha de 4 anos, internada no HGT há quatro dias. “A alimentação está cada dia melhor, mais saborosa, cardápio mais variado. Sempre tem frutas e variedade de sucos para as crianças. A refeição é muito boa mesmo”, garantiu.

Hortoterapia ajuda na recuperação dos pacientes

A horta do HGT também tem outras funções. A gestão também oferece aos usuários o Projeto Hortoterapia, que associa atividades da fisioterapia e nutrição, para que os usuários assimilem novos conceitos ambientais, por meio de vivências inclusivas, melhorando a saúde mental, física, motora e nutricional.

Futuro – A qualidade da alimentação servida no Hospital Geral de Tailândia está em consonância com o tema abordado no Dia Mundial da Alimentação/2021 – “As nossas ações são o nosso futuro. Melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e melhor qualidade de vida”. A campanha chama a atenção para a urgência de transformar a maneira como consumimos e produzimos os alimentos. Hoje e amanhã (sábado), o cardápio será especial para celebrar o Dia Mundial da Alimentação.

A alimentação de qualidade é aprovada pelos usuários e acompanhantes

A FAO estima que quase 50 milhões de brasileiros vivem em situação de insegurança alimentar grave ou moderada, enquanto boa parte dos alimentos é perdida devido às condições inadequadas de colheita, manuseio, armazenagem e transporte.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo INDSH, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

Texto: Vera Rojas/HGT
Fotos: Divulgação