Hospital Geral de Tailândia orienta usuários sobre prevenção e combate à dengue

Profissionais do HGT e o personagem Dengue enfatizaram a atenção aos sintomas e os cuidados preventivos

Em 2020, o Brasil registrou cerca de 1 milhão de casos de dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. No mesmo ano, o Pará registrou 1.846 casos da doença, o que representa uma queda de mais de 17% em comparação aos números registrados em 2019. A mudança de comportamento da população é um importante aliado para reduzir, cada vez mais, os casos da doença.

Para contribuir com as autoridades sanitárias no combate e prevenção à dengue, a equipe multiprofissional do Hospital Geral de Tailândia (HGT), no Nordeste do Pará, promove desde janeiro deste ano ações de educação em saúde voltadas para usuários, acompanhantes, funcionários e todos que passam pelo ambiente hospitalar.

Nesta quarta-feira (24) foi realizada mais uma palestra nas áreas de atendimentos e clínicas, que contou com a participação de quase 150 pessoas – a maioria esperava por atendimento.

A ação contou ainda com o personagem “Dengue” e a distribuição de material educativo sobre o tema, a fim de transmitir os cuidados necessários para o combate à doença.

A ação educativa foi organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização do HGT

Sintomas – De acordo com o gerente Assistencial do HGT, Dimas Rezende, a doença é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, que se prolifera no período chuvoso. O enfermeiro alertou que os sintomas mais comuns são: febre alta, dor nos olhos e manchas avermelhadas pelo corpo. “Caso tenha esses sintomas, procure imediatamente por atendimento médico”, orientou.

A ação organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) também teve a participação do enfermeiro da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), Ronaldo Bentes, e do técnico em Enfermagem do Pronto Atendimento, Rogério Reis de Moura.

Com 51 leitos, o HGT dispõe de assistência de média complexidade, garantida por uma equipe multidisciplinar que oferece as especialidades Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Ortopedia/Traumatologia, Radiologia, Anestesiologia e Cardiologia.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia integra a rede pública de saúde do Governo do Pará, e está localizado na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

Texto:  Cleyton Rogério/HGT

Fotos: Ascom/HGT

Você pode gostar...