Hospital Jean Bitar comemora 10 anos de serviços de Saúde prestados à população

Hospital Jean Bitar comemora 10 anos de serviços de Saúde prestados à população

09/10/2021 Off Por Roberta Vilanova

A celebração reúne gestores, profissionais e usuários do Hospital

Para comemorar uma década de serviços de Saúde prestados à população paraense, o Hospital Jean Bitar (HJB), por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) realizou,  na sexta-feira (8), a programação alusiva a 3 de outubro, data do aniversário de 10 anos da  Unidade. O evento iniciou com celebração em ação de graças, com a presença da diretoria, gestores do Hospital, e com a participação de usuários que aguardavam por atendimento. Todos se uniram em uma confraternização com direito a bolo cortado pelo paciente Rafael Sousa da Costa, que veio especialmente para fazer homenagem com depoimento de gratidão pela assistência recebida em março deste ano de 2021, quando esteve internado no hospital em tratamento da Covid-19.

“Eu sai do Hospital dizendo que voltaria para fazer uma homenagem, e eu voltei em um dia especial para o hospital e também para mim, pois se estou hoje aqui, devo isso a todos os anjos do Hospital Jean Bitar, que salvaram a minha vida. A minha passagem por este hospital mudou toda a minha vida para melhor. Sou outra pessoa, aprendi muito com esses profissionais, que além de terem tratado da doença que eu tinha, trataram de mim, da minha alma, pois sempre tinham um conselho, uma orientação, um sorriso no rosto. Eu mudei, pois tinha coisas que eu não enxergava antes, e depois passei a enxergar com ajuda dos profissionais do HJB”, reconhece Rafael da Costa.

A usuária Thamires Pereira Guimarães, de Paragominas, sudeste paraense, participou do momento comemorativo e destacou a presença dos usuários na comemoração.”Eu gostei muito do bolo, mas gostei mais ainda de ter visto os pacientes integrados na programação do aniversário do hospital. A gente percebe que o Hospital Jean Bitar valoriza muito o paciente, e não o enxerga só como alguém que tem uma doença. Não é só no momento de dor que o hospital precisa estar com o paciente; ele precisa estar com ele nos momentos de alegria também”, ressaltou a usuária.

Para o diretor Executivo, Giovani Merenda, ter ajudado o HJB a construir uma história de uma década de prestação de serviços relevantes de Saúde a população paraense, juntamente com tantos profissionais que passaram pela Unidade, e com todos os profissionais que continuam fortalecendo e consolidando um atendimento seguro e de qualidade, é motivo de muita honra e satisfação para toda a equipe do HJB.

“É uma honra pra nós fazermos parte dessa história de 10 anos de prestação de serviços de Saúde com qualidade reconhecida e aprovada pela população paraense. Devemos a credibilidade que o HJB construiu junto a população, à nossa equipe, que trabalha incansavelmente para proporcionar a melhor assistência a cada um dos nossos usuários, visando a melhoria contínua dos nossos serviços. Parabéns para o Hospital Jean Bitar, e para todos que nos dão a oportunidade de fazermos o melhor que podemos para eles, pensando sempre em melhorar ainda mais, pois sabemos que eles merecem o melhor de cada um de nós”, enfatizou o diretor.

A comemoração foi organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH)

O HJB é uma unidade hospitalar que integra a rede de assistência estadual, gerenciada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (Indsh), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa). A unidade oferece assistência de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com 70 leitos, o hospital é referência estadual no tratamento da obesidade- com destaque para a realização de cirurgias bariátricas; diabetes, doenças reumatóides, e no atendimento a pacientes transgêneros. Além disso, o HJB presta assistência à saúde em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar para clínica médica, cirúrgica das doenças metabólicas e gastrointestinais.

No hospital são realizados procedimentos de endoscopia digestiva alta e colonoscopia, cirurgia gastrointestinal e no seu Ambulatório de Especialidades são feitos atendimentos em endocrinologia, reumatologia, geriatria e pneumologia, psiquiatria, entre outras especialidades não médicas.

Para atendimento no hospital é necessário o encaminhamento, por meio da Central de Regulação do Estado. O HJB está localizado na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, no bairro do Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239.3800.

Texto e fotos: Joelza Silva/HJB