Hospital Jean Bitar completa nove anos de funcionamento com aprovação superior a 97%

Com uma média de satisfação dos usuários de 97,8%, o Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, que tem entre suas especialidades a cirurgia bariátrica, completa nove anos de funcionamento neste sábado (3), oferecendo atendimento de média e alta complexidade à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Apenas no período de janeiro de 2016 a agosto deste ano, a unidade – que integra a rede de saúde pública do Estado do Pará – contabilizou 114.181 consultas, 940.696 exames, 8.146 internações, 8.095 cirurgias e 8.056 curativos, totalizando 1.079.174 atendimentos em suas áreas de referência.

Além de tratamento contra a obesidade, o “Jean Bitar” oferece atendimento a paciente transgênero, endoscopia digestiva alta, colonoscopia, cirurgia gastrointestinal e em algumas especialidades, como endocrinologia, reumatologia, geriatria e pneumologia.

Para o paciente Artur Matos, o expressivo índice de satisfação está relacionado ao compromisso da equipe do HJB com o atendimento aos pacientes. “A gente percebe que aqui todo mundo faz questão de atender bem. Nesses quase dois anos de tratamento no ‘Jean Bitar’ sempre fui muito bem atendido. Estou feliz por ter realizado a minha cirurgia bariátrica, e agradecido pelo atendimento de primeira. Parabéns à equipe do HJB!”, ressaltou.

Segundo José Neto, diretor de Operações Norte do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano, Organização Social de Saúde responsável pela administração do HJB, a população paraense “é presenteada todos os dias” com a assistência prestada no Hospital. “É uma grande honra e satisfação parabenizar um hospital tão diferenciado como o ‘Jean Bitar’. É impressionante a evolução assistencial e a qualidade dos serviços de saúde prestados na unidade. Parabéns a todos os envolvidos no processo de construção e amadurecimento de uma unidade de saúde que faz toda a diferença para o Estado, tanto pela sua complexidade quanto pela segurança e qualidade dos serviços prestados”, destacou o gestor.

Neste último ano, o HJB realizou procedimentos inéditos, como a primeira cirurgia bariátrica por videolaparoscopia, assim como a primeira cirurgia do Processo Transexualizador no SUS. Realizados em um hospital público do norte do País, os dois procedimentos representam conquistas importantes ao tratamento da obesidade e ao atendimento a pacientes transgêneros.

Certificações – No mesmo período, o Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Jean Bitar recebeu sua primeira certificação de Proficiência em Ensaios Laboratoriais, emitido pela Controllab, uma das duas empresas de renome nacional que avaliam a qualidade dos processos de análises laboratoriais no Brasil.

A certificação, reconhecida pelo Selo Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Reblas) e habilitada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)/Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia), colocou o laboratório de análises clínicas do HJB no ranking dos melhores do Brasil, com índice de qualidade em seus exames acima da média de 80%, estipulada pela empresa certificadora, com base em critérios estabelecidos pela Anvisa. Atualmente, o Laboratório já conquistou a segunda certificação Proficiência em Ensaios Laboratoriais.

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HJB também foi certificada em 2019 com o Selo da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), por funcionar de acordo com os critérios de segurança e qualidade da Resolução da Diretoria Colegiada nº 7 da Anvisa, que aprova os requisitos para funcionamento de UTIs públicas, privadas, filantrópicas, civis e militares, estabelecendo padrões de funcionamento que reduzam os riscos aos pacientes, visitantes, profissionais e ao meio ambiente.

Ainda em 2019, a Agência Transfusional (AT) da unidade recebeu certificação por participar do Programa de Avaliação Externa da Qualidade em Imuno-hematologia, da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde (MS). Os resultados das avaliações evidenciaram que os serviços disponibilizados pelo setor garantem a segurança dos usuários.

Hospitais Saudáveis – Na área de sustentabilidade, o HJB integrou no ano passado a lista mundial de Hospitais Saudáveis, após adesão às campanhas “Saúde pelo Clima” e “Desafio do Resíduo”, coordenadas pelo Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), que promove ações sustentáveis, sobretudo, quanto à baixa emissão de gases poluentes. O Projeto Hospitais Saudáveis é uma extensão da iniciativa norte-americana Health Care Without Harm (Cuidados de Saúde Sem Dano).

A eficiência dos serviços também é comprovada na cozinha do HJB, que conquistou o Selo Green Kitchen em 2018, revalidado em 2019. O Selo reconhece o constante aprimoramento do padrão de qualidade na alimentação servida aos funcionários, pacientes e acompanhantes. Concedida pelo Programa da Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente, a certificação ratifica as boas práticas na gestão da cozinha do Hospital Jean Bitar, que não usa temperos industrializados.

Obesidade Zero – Em setembro de 2020, o HJB ampliou os serviços oferecidos à população com o Programa Obesidade Zero, lançado pelo Governo do Pará. O Hospital realizará 20 das 40 cirurgias bariátricas que o Programa oferecerá a cada mês, além de toda a avaliação clínica do candidato ao procedimento e o acompanhamento no pré e pós-operatório.

O Hospital Jean Bitar, que presta assistência 100% pelo SUS, dispõe de 70 leitos. Para atendimento no Hospital é necessário o encaminhamento de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), via Central de Regulação do Estado.

Serviço: O Hospital Jean Bitar fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, bairro do Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239-3800.

Texto: Joelza Silva (HJB)

Você pode gostar...