Hospital Jean Bitar insere açaí no cardápio de pacientes sem restrição alimentar

Hospital Jean Bitar insere açaí no cardápio de pacientes sem restrição alimentar

02/09/2021 Off Por Roberta Vilanova

Carlos Alberto Rodrigues da Silva está internado no HJB há quase dois meses e gostou da novidade

Fazer o usuário se sentir em casa, acolhido no ambiente hospitalar. Esse é o objetivo do Hospital Jean Bitar (HJB) ao inserir açaí, um dos frutos mais apreciados no Pará, no cardápio dos pacientes. A iniciativa do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) inclui o açaí como sobremesa, servido uma vez por mês aos pacientes com dieta livre (sem restrição alimentar).

Morador do município de Barcarena, na região do Baixo Tocantins, Carlos Alberto Rodrigues da Silva está internado no HJB há quase dois meses, e é um dos 20 usuários a tomar açaí no almoço desta quinta-feira (02). Segundo ele, a comida servida aos usuários já era boa, e agora “ficou melhor ainda”, acompanhada de açaí com farinha de tapioca.

“Hoje o almoço foi peixe assado com açaí e farinha de tapioca. Nunca vi isso em hospital nenhum. Se a comida já era boa, melhorou muito mais com a chegada do açaí no nosso cardápio. E tem mais: é um açaí grosso, não é qualquer açaí. Além de a comida ser deliciosa, as pessoas que servem estão sempre sorridentes, perguntam como estou me sentindo, nos tratam com muita atenção e carinho”, disse o paciente.

A esposa de Carlos Alberto, Sônia Amorim da Silva, disse que a novidade alegra os pacientes, que geralmente ficam tristes por estarem doentes e longe dos familiares. “No caso do meu esposo, ele estava muito triste por causa das preocupações com doenças. Até comentei com a enfermeira que ele melhorou depois do açaí, que ele gosta muito, e toma todo dia em casa”, contou Sônia.

Açaí, um dos frutos mais consumidos no Pará, agora integra o cardápio do HJB

Cotidiano – Para a responsável Técnica do Serviço de Nutrição e Dietética, nutricionista Thatyelle Pantoja, mais do que valorizar a culinária paraense, a ideia de inserir o açaí no cardápio do usuário é uma forma de trazer um pouco do seu dia a dia ao âmbito hospitalar, já que o fruto é muito presente na mesa dos paraenses.

“Servir o açaí como sobremesa para os nossos usuários é uma forma de trazer um pouquinho de seu cotidiano para dentro do Hospital, pois sabemos que a maioria dos paraenses utiliza o alimento diariamente. É uma maneira que encontramos de proporcionar alegria, satisfação, pois priorizamos o atendimento humanizado no Hospital Jean Bitar por sabermos que ele pode contribuir com o processo de cura e recuperação, gerando maior possibilidade ao paciente de responder mais rápido aos procedimentos clínicos e se manter com a saúde mental estável”, destacou a nutricionista.

A cozinha do Hospital Jean Bitar mantém o Selo Green Kitchen desde 2018. A certificação reconhece o constante aprimoramento do padrão de qualidade em benefício dos pacientes, baseado na alimentação saudável. Todos os temperos utilizados na preparação dos alimentos são 100% naturais.

Serviço: O Hospital Jean Bitar integra a rede de saúde do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, no bairro Umarizal, em Belém.

Texto: Joelza Silva/HJB

Fotos: Divulgação