Hospital Jean Bitar investe em segurança do paciente com treinamento de equipe sobre comunicação e feedback

Hospital Jean Bitar investe em segurança do paciente com treinamento de equipe sobre comunicação e feedback

30/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

Paciente Nayane de Oliveira, 24 anos, do município de Santa Izabel

“Tem apenas 5 dias que estou aqui, mas já estou gostando do atendimento, pois tudo que fazem é repassado para nós. Quando trazem a medicação explicam qual a serventia dela; perguntam como a gente está se sentindo, e qualquer dúvida que a gente tem, a equipe esclarece, e quando não consegue esclarecer naquele momento, comunica que irá procurar se informar para nos repassar a informação. A comunicação entre os pacientes e os profissionais que nos atendem é realmente muito boa.”

O depoimento da usuária Nayane de Oliveira, 24 anos, moradora do município de Santa Isabel do Pará, internada na última quinta-feira (26) no Hospital Jean Bitar, evidencia o que na prática tem sido aperfeiçoada no hospital por meio de treinamentos que visam a segurança dos usuários. A “Comunicação Efetiva”, Meta 2 de segurança do paciente, é considerada umas das mais importantes entre as “6 Metas de Segurança, e no HJB os profissionais são treinados para a manutenção da segurança do usuário por meio do cumprimento dessa meta na prática, visando a qualidade da assistência prestada.

Mais uma vez, o aperfeiçoamento e atualização dos conhecimentos dos gestores, por meio do aprimoramento de suas competências e habilidades, tendo em vista a oferta de serviços cada vez melhores aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), será pauta do 4° módulo do Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) da Unidade, que tem como tema “Comunicação e Feedback.”

De acordo com o Ministério da Saúde, “Comunicação Efetiva é aquela que produz um efeito real, positivo, quando uma mensagem transmitida do emissor para o receptor é compreendida sem ruído, resultando na execução correta da atividade ou ação comunicada. Segundo informações do MS, “a prática da comunicação efetiva é chave para garantir a segurança do paciente”, e o treinamento “Comunicação e Feedback” contribui para que a Meta 2 seja reforçada no HJB.

De acordo com facilitadora do treinamento, psicóloga organizacional Leandra Costa, investir no desenvolvimento de líderes garante que o desempenho dos times estejam alinhados aos princípios da instituição no desempenho de suas funções em âmbito hospitalar, em atendimento ao perfil assistencial do hospital. “O programa de desenvolvimento é uma ferramenta estratégica que acontece periodicamente com encontros programados para o aprimoramento dos conhecimentos por meio de capacitação e ferramentas estruturadas, voltadas ao desenvolvimento de competências e aprendizados que refletem no desempenho das equipes de cada gestor treinado, repercutindo, dessa forma, no atendimento assistencial como um todo, aos usuários do HJB. Desde o início do PDL, em 2019, já foram realizados vários módulos, e o desta vez tratará de “Comunicação e Feedback”, tema importante quando se trata de interação de processo, principalmente entre os profissionais da área da Saúde” enfatiza a psicóloga.

Conforme a gerente Assistencial do HJB, enfermeira Alexandra Santos, o treinamento reflete na assistência ao paciente, pois um setor que é organizado e bem gerido, com equipe bem direcionada, a comunicação entre os líderes flui, é efetiva, e cada um desempenha adequadamente o seu papel, e isso gera impacto positivo na qualidade da assistência, incluindo a segurança dos usuários.

“O tema deste módulo do PLD é muito importante, já que “Comunicação e Feedback” é um item que a gente tem trabalhado continuamente, inclusive, foi requisito da avaliação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), em abril deste ano. O HJB tem levado muito a sério esses treinamentos, e colocado em prática os aprendizados. Essa busca de melhorias contínua na assistência garantiu em maio deste ano, a conquista do reconhecimento ONA com a Certificação Nível 1 para o Hospital Jean Bitar”, destaca a gerente.

Hospital Jean BItar, em Belém

Para o diretor Executivo do HJB, o administrador Hospitalar, Giovani Merenda, a realização do PDL, e desse módulo em especial, demonstra o compromisso da gestão com a formação de cada gestor da Unidade, para que o retorno dos aprendizados supra efeito nos serviços prestados pelos profissionais, reforçando a missão da Unidade em promover assistência humanizada com ética e qualidade para o usuário do SUS.
“Com o Programa de Desenvolvimento de Líderes, garantimos não só o nosso empenho no aperfeiçoamento de nossos gestores e o nosso ótimo atendimento, algo que é peculiar aos nossos colaboradores, mas a certeza de uma mudança no seu “eu profissional”, além de motivá-los a sempre ofertar cada vez mais o melhor atendimento aos nossos usuários do Sistema Único de Saúde. Como o próprio lema do INDSH fala, antes de tudo, trabalhamos o Respeito à Vida e para isso, precisamos sempre estar preparados”, destaca o diretor.

Serviço: O Hospital Jean Bitar é um órgão de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, no bairro Umarizal, em Belém

Texto e fotos: Joelza Silva/HJB