Hospital Jean Bitar promove palestras sobre saúde mental

Palestra no Hospital Jean Bitar nesta quarta-feira (16) abordou a importância da saúde mental do colaborador na segurança do paciente

Para debater sobre a saúde do trabalhador com ênfase na saúde mental, o Hospital Jean Bitar (HJB) promoveu nesta quarta-feira (16) um debate junto a seus colaboradores, a partir de palestras sobre “A importância da saúde mental do colaborador na segurança do paciente”. A ação, nesta manhã e agora à tarde, integra a programação da Semana de Segurança do Paciente, promovida por toda esta semana, pela unidade.

As palestras reforçam o quanto é importante que os profissionais de saúde estejam bem, para que o trabalho seja realizado com qualidade e segurança, visando o bem-estar de usuários e trabalhadores da instituição.

“É de grande importância a abordagem do tema saúde mental, visto que, muitas vezes, o colaborador se encontra sob grande sofrimento emocional – em alguns casos, sem apresentar indícios – o que pode afetar negativamente o desempenho no trabalho e trazer riscos ao usuários decorrentes de uma assistência inadequada”, destacou a palestrante, a psicóloga clinica do HJB, Anne Gonçalves. Ela pondera que falar sobre o assunto pode encorajar o profissional a pedir ajuda.

Na palestra foram abordados aspectos ligados à saúde mental e trabalho, a partir da demonstração de um caso fictício de um profissional em sofrimento psíquico. A intenção era de que os colaboradores pudessem visualizar com riqueza de detalhes o tema proposto.

Além disso, os colaboradores tiveram a oportunidade de refletir sobre atitudes geradoras de bem-estar e de qualidade de vida. “Temos que cuidar da nossa saúde mental para conseguirmos nossas metas diárias. Prestar um atendimento de qualidade aos nossos usuários é a nossa nossa principal meta aqui no HJB. É muito importante cuidar da nossa saúde mental para conseguir atingir essa meta, não podemos nos esquecer de cuidar da nossa base, que é a nossa saúde mental. A palestra da nossa psicóloga nos trouxe bastante informação sobre como devemos fazer para mantermos nossa mente saudável”, ressalta a assistente social, supervisora do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), Mabelle Pereira.

Durante a palestra, o tema “Setembro Amarelo”, mês de prevenção do suicídio, em âmbito nacional, também foi destacado, com a indicação de serviços de apoio psicológico na rede pública.

Texto: Joelza Silva/HJB

Você pode gostar...