Hospital Metropolitano aborda mitos e verdades do câncer de mama

Hospital Metropolitano aborda mitos e verdades do câncer de mama

26/10/2021 Off Por Roberta Vilanova

A Médica Jamily Rocha proferiu palestra a pacientes do Hospital Metropolitano

Em alusão à campanha nacional Outubro Rosa, que visa à prevenção e conscientização sobre o câncer de mama, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), promoveu na segunda-feira (25), a palestra “Câncer de Mama: mitos e verdades”, ministrada pela médica oncologista Jamily Rocha, para acompanhantes de pacientes internados na unidade hospitalar.

O principal objetivo foi transmitir informações sobre os processos da doença, desde o diagnóstico até o tratamento. “Estamos saindo do período pandêmico, onde muitas pessoas deixaram de procurar ajuda, de realizar consultas ou exames, porque não podiam sair de casa. Isso trouxe um atraso significante no diagnóstico de casos. Então, mostrar que essas pessoas precisam se cuidar, e engajá-las para isso, é fundamental”, disse a médica.

A programação teve ainda a roda de conversa sobre o tema “O câncer tem cura”, com mulheres que estão em processo de recuperação da doença e integram o grupo de apoio Laços de Amor, criado no Pará para acolher pessoas com a doença.

Paciente Gemille Sales compartilha suas vivências

Entre as mulheres que fazem parte do grupo e relataram suas experiências estava Gemille Sales, que há três anos recebeu o diagnóstico de câncer de mama e já passou por vários estágios da doença. “É importante que as pessoas saibam que um diagnóstico não é o fim da vida. Eu já me deparei com várias pessoas que ficaram depressivas, que não saem de casa por conta da doença. O nosso incentivo é o reverso disso. Estamos aqui para mostrar e comprovar que a doença não é o fim da vida”, afirmou Gemille.

A dona de casa Maria Izete, 61 anos, que acompanha o irmão internado no Hospital Metropolitano, disse ter ficado surpresa ao saber que homens também podem ser acometidos pela doença. Para ela, o aprendizado será repassado em casa, para os familiares. “Eu nunca imaginei que participaria de uma palestra sobre um tema tão importante quanto esse. A minha maior surpresa foi saber que os homens também podem sofrer com câncer de mama. Vou reforçar com o meu esposo e filhos”, informou.

Usuários do HMUE assistem à palestra sobre câncer de mama

Humanização – Dentro da unidade hospitalar, pertencente ao governo do Estado e gerenciada pela Pró-Saúde, a ação contempla um calendário anual de atividades com ênfase na humanização. “Essa é mais uma ação que desenvolveremos dentro do Hospital Metropolitano para informar as pessoas sobre essa doença, que é grave e, muitas vezes, age silenciosamente”, ressaltou Natália Failache, responsável pelo Setor de Humanização do Hospital.

Para reforçar a importância da prevenção e atenção aos cuidados com as mamas durante todo o ano, a Pró-Saúde lançou, neste ano, a campanha “Outubro Sempre Rosa” e um e-book gratuito sobre câncer de mama, que oferece informações sobre o panorama geral da doença no Brasil e em outros países, além de esclarecer as dúvidas mais frequentes. Para fazer o download do e-book, acesse: https://bit.ly/3mx5F0K

Texto: Alberto Dergan/HMUE

Fotos: Divulgação