Hospital Metropolitano monta ponto de apoio para atender romeiros na BR-316

Hospital Metropolitano monta ponto de apoio para atender romeiros na BR-316

4 de outubro de 2021 Off Por Roberta Vilanova

Este é o oitavo ano consecutivo que o Metropolitano monta o ponto de atendimento. Foto Diego Monteiro HMUE

O ponto de acolhimento montado pelo Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), no KM 3 da rodovia BR-316, já é aguardado todos os anos por romeiros que seguem em direção à Basílica Santuário, em Belém, para homenagear Nossa Senhora de Nazaré.

Nesta sexta-feira (08), pelo oitavo ano consecutivo, o ponto atenderá fiéis que chegam à cidade a pé, oriundos de outros municípios. No total, serão quase 20 colaboradores reunidos em um posto específico para oferecer cuidados multiprofissionais.

Desde fevereiro de 2020, após o início da pandemia no Brasil, a organização do Círio de Nazaré anunciou o cancelamento das procissões oficiais. No entanto, mesmo com as restrições, fiéis se organizam espontaneamente para manutenção das tradições. No ano passado, HMUE atendeu cerca de 300 pessoas. Por isso, neste ano, a unidade, que pertence ao Governo Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde, se prepara para receber os peregrinos que possam precisar de ajuda.

O atendimento envolve verificação de pressão arterial, glicemia, curativos, e outros

“Essas pessoas andam muito e atravessam diversos municípios. Muitas chegam debilitadas e o nosso papel é oferecer atendimento médico, como verificação de pressão arterial, glicemia, curativos, além de água e lanche”, explicou a coordenadora de projetos sociais do hospital, Roberta Cardins. A unidade está localizada em Ananindeua, região Metropolitana de Belém.

Para a diretora hospitalar, Alba Muniz, “essa ação reflete a missão da unidade, que é cuidar das pessoas. No caso dos romeiros, nosso trabalho é fazer com que eles possam concluir suas promessas com saúde, superando os desafios físicos impostos pela longa jornada”, pontuou.

Serviço:

Atendimento aos romeiros na BR-3016

Data: 8 de outubro (sexta-feira);

Horário: das 5h às 14h;

Local: Rodovia Br-316, Km 3, bairro da Guanabara

 

Texto: Diego Monteiro/HMUE

Fotos: Ascom/HMUE