Hospital Regional de Marabá dá dicas de prevenção à obesidade

Hospital Regional de Marabá dá dicas de prevenção à obesidade

03/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

Nutricionista conscientiza sobre a importância da adoção de práticas saudáveis

Na semana em que o Dia Mundial da Obesidade (4) entra no radar da saúde pública, o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, alerta para os perigos da doença, que atua como fator de risco para diversas outras comorbidades, como diabetes tipo 2, hipertensão, doenças cardiovasculares, entre outras.

Segundo o relatório “Estatísticas da Saúde Mundial de 2021”, divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 22% da população adulta do Brasil está obesa.

A nutricionista do Hospital Regional, Marina Milhomem, explica que a obesidade é uma doença crônica “que se caracteriza principalmente pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, que pode ser causada principalmente pela alimentação inadequada ou excessiva, e pelo sedentarismo”.

A profissional destaca ainda outros fatores que podem contribuir para obesidade: predisposição genética; possuir o metabolismo mais lento, o que facilita o acúmulo de gorduras e dificulta o emagrecimento; ter aumento de peso por conta das oscilações hormonais; e distúrbios psicológicos, que podem desencadear crises de compulsão alimentar.

Sinais- O diagnóstico da obesidade é feito por meio do cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), que é reconhecido como padrão internacional para avaliar o grau de sobrepeso e obesidade. O indivíduo calcula o seu peso (em kg), dividido pela sua altura ao quadrado (em metros).

Quando o IMC é maior do que 30, a pessoa é considerada obesa. “Quanto maior o índice, mais chances de desenvolver doenças que afetam a qualidade de vida. Por isso é fundamental procurar ajuda de um especialista”, ressalta a nutricionista.

Confira algumas dicas para prevenir a obesidade:

• Sempre que puder, faça um prato colorido. Ele terá diferentes classes de nutrientes, que são necessários para uma alimentação saudável;

• Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados;

• Utilize óleo, gordura, sal e açúcar em pequenas quantidades;

• Realize de 5 a 6 refeições ao dia, em porções adequadas, com intervalo de 3 a 4 horas;

• Pratique atividades físicas diariamente, por pelo menos 30 minutos;

• Controle o seu peso. É importante que você se pese semanalmente, e, ao perceber o aumento anormal dos números, procure mudar hábitos. Se necessário, consulte um especialista.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará é referência para mais de um milhão de pessoas de 22 municípios da região. A unidade, que pertence ao Governo do Pará, é gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde e presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Texto: Ederson Oliveira/HRSP