Hospital Regional do Baixo Amazonas celebra a Páscoa com PET Terapia e entrega de chocolates

Hospital Regional do Baixo Amazonas celebra a Páscoa com PET Terapia e entrega de chocolates

14/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

As crianças receberam a visita de três cachorrinhos de estimação, Joe, Nico e Kiara

As crianças em tratamento no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, tiveram um quinta-feira (14) especial e muito animada, com as festividades da Páscoa. Elas receberam a visita de três cachorrinhos de estimação: Joe, Nico e Kiara, por meio do projeto PET Terapia, desenvolvido pela entidade filantrópica Pró-Saúde, gestora da unidade, em parceria com Centro Universitário da Amazônia (Unama).

A programação da unidade do Governo do Pará teve como finalidade aliviar a rotina delicada do tratamento médico, permitindo que as crianças minimizem o estresse e melhorem a saúde emocional e física.

Irmara Amaral, terapeuta Ocupacional da Pró-Saúde, explica que a PET Terapia permite uma melhor adesão ao tratamento, melhora a qualidade de vida, aumenta as habilidades motoras, cognitivas e sociais dos pacientes. “São crianças afastadas de suas atividades normais, o que limita suas ocupações. Resgatar datas comemorativas e fazer ações como essa traz novo sentido para a vida dos nossos pacientes”, enfatiza.

O objetivo é aliviar a rotina delicada do tratamento médico, minimizando o estresse e melhorando a saúde emocional e física

Para Milene Santos, de 22 anos, que acompanha o filho Thales Rafael, de apenas dois anos, no tratamento contra a leucemia, o resultado da ação no bem-estar da criança é perceptível. “Ele ficou super empolgado, pois gosta de animais e ama interagir com as outras crianças. O tempo que elas passam aqui, principalmente as que fazem tratamento oncológico, é estressante e essas atividades ajudam a melhorar o humor”, reforça a mãe do paciente.

Para realizar a visita na unidade hospitalar, os bichinhos passaram por uma higienização minuciosa com veterinário, e estão com as vacinas em dia, garantindo a segurança dos pacientes e colaboradores. “Em conjunto com o setor de Controle de Infecção do HRBA, nos preocupamos com o cuidado desses animais para que as crianças se mantenham seguras. É uma data muito gratificante para a gente também, em poder trazer alegria para pacientes e colaboradores”, destaca a professora Alessandra Belo, coordenadora do curso de Pós-Graduação de Medicina Veterinária da Unama.

Oficina de chocolate – A celebração contou ainda com a realização de uma oficina para decoração de ovos de chocolate, que encantou os pequenos. Com direito a muita calda, confetes, biscoitos e docinhos, eles puderam soltar a criatividade e personalizar seus presentes, que foram doados pela franquia Cacau Show de Santarém.

“Sob orientação médica e com o acompanhamento dos terapeutas ocupacionais, a doação foi entregue de forma criativa aos pacientes da pediatria, resultando em muitos sorrisos”, destaca o diretor Clínico e coordenador do Serviço de Oncologia, Marcos Fortes.

Para complementar, a programação contou ainda com ações religiosas. Representantes da Igreja Católica, deixaram uma mensagem de Páscoa, com foco na renovação e esperança, para pacientes adultos internados na Clínica Oncológica.

Rito de Lava pés

Já durante a tarde, a Pastoral da Saúde do HRBA realizou no jardim da unidade, o tradicional rito de lava-pés, gesto em que Jesus, antes da última ceia, lavou os pés dos seus discípulos.

“Com essas ações de humanização em datas comemorativas, resgatamos a possibilidade de quebrar a rotina hospitalar e proporcionar a eles um momento especial, de esperança e fé. Assim, promovemos qualidade e humanização por meio da assistência em saúde segura”, afirma o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.

O Hospital Regional do Baixo Amazonas atende a uma população estimada em mais de 1,3 milhão de pessoas residentes em 30 municípios do Oeste do Pará. Público e gratuito, o HRBA é reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil e conta com a mais alta certificação nacional, o ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Texto: Anna Karla Lima/HRBA