Hospital Regional do Baixo Tocantins recebe novo setor de tomografia

Hospital Regional do Baixo Tocantins recebe novo setor de tomografia

28/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

Governador Helder Barbalho participou da entrega oficial neste sábado (28), em Abaetetuba

Durante agenda na região do Baixo Tocantins, neste sábado (28), o governador do Pará, Helder Barbalho, entregou o novo espaço de tomografia e uma ambulância de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel ao Hospital Regional do Baixo Tocantins – Santa Rosa, em Abaetetuba.

O novo espaço equipado faz parte da política de modernização em saúde empreendida pelo Governo do Estado. A UTI móvel atenderá as demandas de transferências do hospital, garantindo segurança no traslado de pacientes. A ambulância é equipada e tripulada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor.

O investimento do Estado é de R$ 2 milhões, incluindo despesas com obra, equipamentos, mobiliários e tecnologia empregada

Tomografia – Com capacidade para realizar mais de 500 exames por mês, o aparelho é utilizado em tomografias computadorizadas, procedimento não invasivo de diagnóstico por imagem que combina o uso de raio-x com computadores especialmente adaptados. É utilizado para criar imagens detalhadas dos mais variados tecidos do corpo humano.

O investimento do Estado é de R$ 2 milhões, incluindo despesas com obra, equipamentos, mobiliários e tecnologia empregada. A iniciativa vai beneficiar, além de Abaetetuba, a população de outros oito municípios da região do Baixo Tocantins, como Baião, Barcarena, Cametá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Moju e Oeiras do Pará.

“O Hospital Santa Rosa é a grande referência de assistência em saúde da região do Baixo Tocantins e nós estamos trabalhando, ampliando os serviços para, cada vez mais, essa estrutura hospitalar possa salvar vidas, cuidar das pessoas ajudar os municípios a conseguir fazer com que as demandas em saúde possam ser solucionadas, não necessitando transferir para a região metropolitana. E com este equipamento nós reforçamos esta oferta de serviço. Nós já havíamos tomado a decisão de assegurar com que o hospital pudesse ser aqui porta-aberta de trauma, portanto, desafogando o pronto-atendimento e as estruturas municipais”, destacou o governador.

Diretor administrativo da unidade, Mailson Peixoto

De acordo com o diretor administrativo da unidade, Mailson Peixoto, a entrega permite um serviço de ainda mais qualidade. “A ampliação do serviço traz para o HRBT a oferta de um novo serviço trazendo uma prova diagnóstica diferenciada que dará possibilidade de as equipes médicas conseguirem fazer um tratamento mais adequado com uma tecnologia superior. As ampliações são pensadas no usuário do Sistema Único de Saúde por meio das políticas de saúde implementadas pela Sespa (Secretaria de Estado de Saúde Pública) para ofertar serviços de cada vez melhor qualidade e com segurança para os nossos pacientes”, frisou o diretor.

Anderson Viana Pantoja, diretor de Enfermagem do HRBT

Anderson Viana Pantoja, diretor de Enfermagem do HRBT, explica que o aparelho vem a reforçar o atendimento. “Recebemos inúmeros casos de pacientes politraumatizados. Então, nesse cenário, nós estamos há três meses com o setor de trauma e isso vai ajudar bastante no diagnóstico, fechamento de condutas médicas e cirúrgicas a serem tomadas. Hoje nós já temos mais de 1.300 atendimentos ortopédicos que serão facilitados e melhor direcionados com a tomografia, sem falar que nós temos uma UTI com 10 leitos e isso vai facilitar principalmente no diagnóstico, fechamento e conduta dos pacientes com acidente vascular encefálico, dando uma melhor assistência para toda a população da região”, pontuou.

O maior fluxo de atendimento se refere a acidentes de trânsito terrestre e fluvial, além de quedas de árvores em virtude da extração do açaí.

Prefeita de Abaetetuba Francineti Carvalho

Mais saúde – A prefeita de Abaetetuba Francineti Carvalho destacou que o investimento em saúde é fundamental. “Vivemos um momento de pandemia, mesmo que diminuindo. Então, quanto mais serviços de saúde tivermos, melhor. Sabemos que em saúde a demanda é sempre maior do que a oferta. E a ampliação do serviço de trauma ortopedia representa muito para Abaetetuba e toda a região do Baixo Tocantins. A visita do governador para ampliar o nosso trabalho com a implantação do serviço de hemodiálise, tão sonhado por Abaetetuba, que virá para melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes renais crônicos”, comemorou a prefeita.

Prefeito de Barcarena Renato Ogawa

O prefeito de Barcarena Renato Ogawa também participou do ato. “É um dia de alegria para a nossa região, em que o governador vem entregar mais benefícios para a área de saúde, que nós sabemos que é uma área importantíssima que lida direto com vidas de pessoas. Então, poder vir aqui no município junto com a prefeita Francineti poder receber esse benefício do Governo do Estado que é o novo setor de tomografia e sempre desejar que a nossa união e nossos esforços estejam voltados para o povo paraense, para aqueles que mais precisam”, desejou.

O governador vistoriou o canteiro de obras do Centro de Hemodiálise. “Até o final deste ano estaremos incrementando um serviço essencial e fundamental para a vida das pessoas, a hemodiálise. Certamente um dos serviços mais demandados pela região, principalmente por necessitar de traslado de paciente, de atendimentos muito especializados e que Abaetetuba e o Baixo Tocantins até então não tinham está conquista. E nós já estamos com as obras e até dezembro estaremos entregando o Centro de Hemodiálise e com isto complementando ainda mais toda a diversidade de serviços em saúde que o Governo do Estado junto com os municípios busca ofertar para a população do Baixo Tocantins”, frisou o chefe do poder executivo estadual.

Além dos investimentos em saúde, o município de Abaetetuba recebeu outras ações do Governo:

– Entrega das novas instalações das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio São Miguel de Beja e Irmã Stella Maria.

– A Companhia de Habitação do Pará (Cohab) beneficiou 116 famílias com recursos do programa habitacional “Sua Casa”, em julho de 2021.

– Fortalecimento da segurança nas regiões fluviais do Pará é um dos objetivos principais das ações articuladas pelo governo do Estado, que por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) entregou uma lancha com motor 150 HP, equipada com rádio, sonar, GPS, kit de salvatagem e sirene, além de outros equipamentos que facilitarão o trabalho do sistema de segurança na localidade.

– A rodovia PA-252, que tem início no porto da cidade de Abaetetuba e chega a BR-010, está em fase de conclusão. Dos 63 km de malha viária previstos pelo Governo do Estado para construção e pavimentação, cerca de 56 já foram finalizados no nordeste paraense, o que além de incentivar o escoamento da produção agropecuária, representa um avanço para a economia da região.

Texto: Dayane Baía/Secom
Fotos: Pedro Guerreiro/Ag.Pará