Hospital Regional do Leste orienta acompanhantes sobre cuidados com os pacientes

Equipe do Hospital em um dos encontros com acompanhantes

Orientar os acompanhantes sobre os cuidados necessários com os pacientes, seus direitos e deveres, e as normas e regras no ambiente hospitalar, é o principal objetivo do Projeto “Orientação aos Acompanhantes”, desenvolvido no Hospital Regional Público do Leste (HRPL), no município de Paragominas, pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), sob a coordenação do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).

Com a iniciativa, a gestão da unidade de saúde visa contribuir com a Política Nacional de Humanização (PNH), ampliando a defesa dos direitos dos usuários. As ações do projeto, que ocorrem em encontros semanais entre o SAU e acompanhantes, consolidam a cada dia um canal de comunicação para esclarecer dúvidas com vistas à alta programada do usuário.

Segundo a coordenadora do SAU, Iza Layana Galdino, o projeto tem um impacto positivo em relação aos atendimentos no HRPL, ao orientar sobre normas e regras do Hospital. “Esse relacionamento estreito com o acompanhante nos ajuda muito a seguir de forma harmônica e eficiente o fluxo de atendimento e fluxo dos protocolos do Hospital. Além disso, contribui com uma assistência mais humanizada e eficaz, além de um atendimento mais colaborativo entre o acompanhante e nossa equipe multiprofissional, que têm objetivo em comum: a recuperação dos nossos pacientes”, destacou a coordenadora.

De acordo com a acompanhante Maria Elide Sousa Oliveira, o projeto ajuda muito os acompanhantes por esclarecer dúvidas, repassar informações importantes e orientar sobre como melhorar o cuidado com o paciente.

“O projeto tem nos conscientizado e nos auxiliado sobre como devemos cuidar melhor de nossos pacientes. Sem essas orientações, corremos o risco de fazer alguma coisa não compatível às regras do Hospital”, disse a acompanhante.

O Hospital Público do Leste também está no enfrentamento à Covid-19

Estrutura – A unidade presta assistência de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de 23 municípios paraenses. Referência em atendimento de urgência e emergência às vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), atualmente o HRPL também é referência no enfrentamento à Covid-19.

Assim como nos demais hospitais regionais do Pará, os pacientes precisar ser referenciados dos hospitais municipais e unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e passam por avaliação da Central Regional de Regulação. De acordo com o caso e a oferta de vagas em leitos, é validado o encaminhamento do paciente para atendimento no Hospital Regional Público do Leste. Nos casos de urgências do Samu, a unidade recebe os pacientes diretamente pelo Pronto Atendimento, com equipe de suporte 24 h.

Serviço: O Hospital Regional Público do Leste (HRPL) está localizado na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no Bairro Nova Conquista, em Paragominas, na Região de Integração Rio Capim.

Texto: Joelza Silva/HGI)
Fotos: Ascom/HRPL