Hospital Regional do Marajó retoma serviço de tomografia computadorizada

Equipe de radiologia do HRPM durante o treinamento para a operação do novo equipamento de tomografia computadorizada do hospital

Já está em operação o novo equipamento de Tomografia Computadorizada (TC) entregue pelo Governo do Pará ao Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), no município de Breves. Na manhã desta sexta-feira (11), a pedagoga Liandra Amélia Góes Sarges, 22 anos, foi a primeira a fazer o exame. A mãe da usuária, Nina de Nazaré Lopes Góes, 47 anos, agradeceu ao governo do Estado pelo serviço. “Eu agradeço muito. Estava desesperada, porque minha filha estava precisando muito desse exame. Já estávamos querendo ir para Belém, mas o medo dela ter uma crise aguda, com fortes dores abdominais, durante a viagem era muito grande. Graças a Deus ela já realizou o exame aqui em Breves. A população do Marajó precisa muito deste serviço”, disse Nina Góes.

O equipamento de tomografia conta com nova tecnologia, que garante mais segurança, conforto e qualidade, além de maior capacidade de realização de exames. Desde a instalação do novo equipamento no HRPM, foram cumpridas as fases para teste de tensão, calibração, teste de fuga, de radiação, aplicação de software, testes preliminares de uso, treinamento e operacionalização.Segundo o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, é importante que os Hospitais Regionais sempre estejam com todos os equipamentos funcionando para evitar que os usuários precisem se deslocar para fazer exames e tratamento. “Nosso objetivo é manter os serviços de média e alta complexidade cada vez mais perto de onde os pacientes residem. Não medimos esforços para providenciar um novo tomógrafo para o Regional do Marajó”, afirmou.

Cristian Tássi, diretor do HRPM, agradece ao governo do Pará pela aquisição do equipamento, que melhora a saúde pública no Marajó

Capacitação – Nesta semana, os sete profissionais de radiologia da unidade passaram por capacitação para operar o equipamento. O treinamento presencial começou na segunda-feira (7) e terminou na quinta-feira (10). A outra fase da capacitação será de forma remota.

Para o supervisor de Aplicação de Técnicas Radiológicas do HRPM, Gilsepn Danninger, a aquisição do novo tomógrafo é uma grande evolução. “É um aparelho que vem revolucionar o atendimento dos usuários não só de Breves, mas de todo o Marajó”, ressaltou.

Precisão – O diretor Técnico do Hospital André Noronha, disse que a aquisição do tomógrafo proporciona novos diagnósticos com maior precisão. “Muitas patologias poderão ser diagnosticadas mais precocemente, portanto poderão ser tratadas desde o início, proporcionando um resultado muito mais efetivo”, destacou o médico.

O diretor Executivo do regional em Breves, HRPM, o administrador Cristian Tassi, agradeceu a parceria com o Governo do Estado que adquiriu o novo equipamento de tomografia de última geração. “Hoje nós estamos muito felizes em ter um governo e uma Secretaria de Saúde que se preocupam com a saúde pública do cidadão. A partir de hoje vamos realizar exames com um tomógrafo moderno”, disse o gestor.

O serviço beneficiará os usuários encaminhados via central de Regulação Estadual dos municípios de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. “Vamos zerar a demanda reprimida. Agradeço ao Governo do Estado e à Sespa, que viabilizaram a compra deste tomógrafo”, acrescentou.

Serviço: O HRPM integra a rede de unidades de saúde do governo do Estado, que presta assistência de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 h. Endereço: Avenida Rio Branco, 1.266, no bairro Centro, sede municipal de Breves. Mais informações: (91) 3783-2140 / 3783-2127.

Texto: Lucas Brilhante/HRPM

Fotos: Divulgação

Você pode gostar...