Hospital Regional em Paragominas investe na capacitação da equipe de UTI

25/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

O treinamento aprimora os conhecimentos da equipe de intensivistas

O Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, município do Sudeste do Pará, continua investindo na capacitação de suas equipes, por meio do aprimoramento da assistência em alta complexidade, sobretudo para usuários da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O objetivo é reduzir o tempo de permanência de internação.

Este mês, a gestão do HRPL realiza treinamentos sobre “Parada Cardiorrespiratória e Reanimação Cardiopulmonar”, que já registraram a participação de mais de 100 profissionais, de todos os turnos. Geralmente os aprendizados são aplicados na assistência a usuários graves internados na UTI, onde há 20 leitos somente para adultos. As ações de educação em saúde estão sendo ministradas pelo cirurgião geral José Fernando da Silva Mendes Júnior e pelo médico intensivista Gabriel Chelles.

Segundo Fernando Mendes, o objetivo é revisar o tema com as atualizações mais recentes, a fim de ratificar o compromisso técnico e oferecer o melhor atendimento possível aos usuários. “Tais práticas reforçam o trabalho em equipe, uma vez que se põe em prática o papel fundamental que cada membro exerce nos atendimentos, bem como reforça o caráter multidisciplinar no acolhimento àqueles que necessitam do serviço de Unidade de Terapia Intensiva”, informou.

Para ele, a capacitação dos profissionais da saúde resulta em assistência de qualidade à população e diminuição da média de permanência dos usuários, que retornam recuperados ao convívio dos familiares. “Por ser referência para 23 municípios, na maioria das vezes os internados na UTI do HRPL são vítimas de acidentes, admitidos na instituição em estado grave, provenientes de municípios da área de abrangência do Hospital”, disse Fernando Mendes.

O paciente Érick Silva de Oliveira, ao lado da mãe, atendido no HRPL após acidente de motocicleta

Eficiência – Um dos pacientes recuperados, Érick Silva de Oliveira completou 17 anos no início deste mês, internado no HRPL. O adolescente foi vítima de acidente de motocicleta no município de Ulianópolis, no dia 20 de julho, e no dia seguinte chegou ao HRPL, encaminhado via serviço de Regulação da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Érick foi admitido no setor de Urgência/Emergência, onde passou por avaliação do ortopedista, realizou todos os exames necessários e foi submetido à cirurgia no mesmo dia. O acidente provocou múltiplas fraturas expostas na perna direita, exigindo cinco procedimentos cirúrgicos para correção das fraturas em três partes da perna.

“Teria sido muito complicada a minha situação se não tivesse este Regional. Teríamos que nos deslocar a Belém, e seria bem complicado pela gravidade da situação, com risco de amputação. Mas cuidaram bem da minha perna. Fiquei 10 dias na UTI. Todos foram bem atenciosos; estavam sempre comigo. O atendimento do HRPL é bom, e a comida é boa, também”, disse o usuário. Érick Oliveira já deixou o Hospital, mas com retorno marcado para atendimento ambulatorial no HRPL. Na unidade, o usuário será assistido até sua total recuperação.

Descentralização – “É importante investir nessa assistência de alta complexidade, para continuar oferecendo um atendimento de qualidade para a população. A descentralização deste serviço mostra a preocupação do governo em levar atendimento para todas as regiões do Estado”, ressaltou o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho.

Segundo o cirurgião geral José Fernando da Silva Mendes, o “trabalho humanizado é de fundamental importância no atendimento, pois devemos avaliar cada paciente globalmente, na tentativa de satisfazer suas expectativas, aliviar sofrimento sempre, minimizar danos e efeitos colaterais, levando sempre em consideração que lá fora existem as famílias aguardando ansiosamente por notícias, e torcendo para que todos voltem pra casa gozando de plena saúde”.

Hospital Regional Público do Leste

Atendimento – De acordo com o médico, de janeiro a julho deste ano a equipe multiprofissional realizou cerca de 90 mil exames, 1.127 cirurgias, 2.052 atendimentos na Urgência/Emergência, mais de 640 internações na Clínica Cirúrgica, cerca de 500 internações na Clínica Médica e aproximadamente 330 internações na UTI. Nesse período, a média de satisfação do usuário é superior a 98%.

Nos casos de urgências do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), o Hospital recebe os pacientes diretamente pelo Pronto Atendimento, com equipe de suporte 24 horas.

Serviço: O Hospital Regional Público do Leste (HRPL) é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. A unidade está localizada na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no Bairro Nova Conquista, na sede municipal de Paragominas.

Texto: Joelza Silva/HRPL