Hospital Regional Público da Transamazônica inicia vacina contra Covid-19

Tatiane Suzuki, a primeira técnica de Enfermagem a ser vacinada contra a Covid-19 na região do Xingu nesta terça-feira (19)

Emoção e esperança marcaram o início da vacinação contra Covid-19 no Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira, na noite desta terça-feira (19). A técnica de enfermagem do hospital, Tatiane Suzuki, foi a primeira profissional de Saúde a receber a vacina contra o novo coronavírus na região do Xingu.

“Agradeço a Deus pela oportunidade. Depois de momentos tão difíceis que passamos no ano passado, a vacina chegou para nos dar mais tranquilidade. É uma honra estar aqui representando os profissionais da Saúde”, disse Tatiane Suzuki, emocionada.

Ela atua há quatro anos no HRPT, e fez um discurso de agradecimento ao trabalho de todos os profissionais enfantizando os esforços deles no combate à doença. A emoção sentida pela profissional de enfermagem também tinha um outro motivo especial. Em abril, ela recebeu o primeiro paciente internado por Covid-19 no HRPT.

Por conhecer a alegria de pacientes recuperados, e a dor de famílias que perderam entes queridos, a técnica em Enfermagem fez um apelo à população. “Nesse momento de felicidade, precisamos reforçar os cuidados e nos manter em segurança. Peço para todos que mantenham a força e se protejam e cuidem uns dos outros”, disse Tatiane.

Aos 63 anos, enfermeira do Município, também teve prioridade na imunização – Solange Rodrigues dos Santos, técnica de Enfermagem do Hospital Municipal de Altamira, de 63 anos, foi a primeira servidora do município a receber a dose da vacina, na primeira fase de imunização da população de Altamira.

Além de representar os colegas de profissão, Tatiane e Solange também se tornaram símbolo de esperança para toda a população do Xingu.

O primeiro lote de vacinas será direcionado aos profissionais de Saúde, indígenas aldeados e idosos institucionalizados, que compõem o grupo prioritário da primeira fase da campanha.

O Hospital Regional Público da Transamazônica é uma unidade do Governo do Estado, gerenciada pela Pró-Saúde, entidade que realiza a gestão de serviços de saúde há mais de 50 anos.

Estratégico na região sudoeste do Pará, o Hospital Regional da Transamazônica é referência para 500 mil pessoas, de nove municípios na região de integração do Xingu.

Em dezembro do ano passado, a unidade completou 14 anos de relevância para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). São mais de 3,4 milhões de atendimentos realizados desde a sua inauguração, em 2006.

Texto: Karine Sued Oliveira/HRPT

Foto: Ascom/HRPT