II SEMINÁRIO DISCUTINDO PRÁTICAS DE CUIDADOS EM ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NO ESTADO DO PARÁ

Sobre o CAPS AD III Marajoara

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) AD III Marajoara é um serviço público de saúde, de gestão estadual que se compõe como um dispositivo estratégico dentro da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) voltado para o cuidado a pessoas em sofrimento psíquico decorrente do uso de álcool e outras drogas. Realiza um trabalho que visa proporcionar a atenção integral e contínua aos usuários bem como sua reinserção social e familiar.

Com 11 anos de existência, o serviço, que nasceu da preocupação do Governo do Estado em atender com qualidade as pessoas com sofrimento decorrente do uso de álcool e outras drogas, problemática importante que diz respeito à saúde pública e que atinge a parcela significativa da população.

Nasceu também, como CAPS escola, com o propósito de oferecer oportunidade de vivências e práticas no cuidado em AD, aos profissionais atuantes em diversos serviços da RAPS.

E preocupação em cumprir seu papel de disseminador de conhecimento, defendendo e fortalecendo a Política sobre Drogas, surgiu à proposta de realização do Seminário cientifico: Discutindo Práticas de Cuidado em Álcool e outras Drogas no Estado do Pará. O primeiro aconteceu em agosto 2016, e oportunizou a troca de experiências com ênfase do protagonismo dos sujeitos envolvidos no cuidado.

Sobre o Seminário

Nos dias 25 e 26 de setembro de 2017 acontecerá o II Seminário Cientifico: “Discutindo Práticas de Cuidados em Álcool e Outras Drogas no Estado do Pará” que propõem a problematização de temas relacionados ao fazer profissional, no CAPS e na rede, contribuindo para desmistificar e provocar reflexões sobre as diretrizes desse cuidado.

 

Sobre as inscrições:

O seminário é aberto a todos os profissionais e usuários da RAPS e da rede intersetorial.

As inscrições serão online, no portal da SESPA, até o dia 20 de setembro.  A confirmação será no momento do credenciamento, a partir da doação de um dos kits ou produtos relacionados abaixo, que são utilizados nas oficinas ofertadas aos usuários do CAPS, a partir do projeto terapêutico singular dos mesmos.

Kit 1: 1 Tinta puff + 2 pincel

Kit 2: 1 tinta para tecido + 1 caneta para tecido + 1 tinta vitral

Kit 3: 1 pá de jardineiro+ sementes

Produtos: 01 Tinta para artesanato, ou 01 Tinta spray, ou 01 Massa para biscuit, ou 01 Cola p/contato, ou 01 Tesoura, ou 01 Verniz, ou Juta, ou 01 Pistola para cola quente, ou 1 Enxada, ou 01 Enxadeco, ou 01 Pá, ou Tela Mosquiteiro, ou 1 Terçado (facão), ou 01 Serrote, ou 01 Martelo, ou 01 Draga (cavadeira)

Sobre a Programação

Dias: 25 e 26.09.17

Local: Auditório Dr. Ronaldo Araujo (no Hospital de Clinicas Gaspar Viana)

Carga horária: 20h

Dia 25.09- Manhã

  • 8h: Credenciamento e Cerimônia de abertura
  • 8h30min: Mesa de abertura:
  • 09h: Conferência Magna: “Política sobre Drogas Redução de Danos e Cuidado” Conferencista: Luiz Romano.
  • 11h: Palestra: ”A Política sobre Drogas e a interfase com Política da Atenção Integral a Pessoas em Privação de Liberdade – PNAISP”: Palestrante: Marcus Benedito – EAP

Dia 25.09 – Tarde

  • 14h: Apresentação Cultural: Grupo de Carimbó Força Marajoara (Educadora Física Elizângela Saldanha)
  • 14h30min: Mesa Redonda: “O Cuidado em saúde e a socioeducação”

Participantes: Michele Malcher (Coordenação Estadual da Saúde do Adolescente e Jovem/SESPA) – Diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à saúde de Adolescentes e Jovens em Conflito com a Lei; Efrahim Teixeira (CAPS Marajoara) – Riscos da medicalização; Francirlei  Pessoa ( FASEPA)  Sistema socioeducativo;  Elaine Romário– (SEJUDH) Programa de Prevenção e Josyane Garcez (CAPS Marajoara) Cuidado a Adolescente no CAPS

Mediador: Promotor Natanel Cardoso Leitão (Promotoria de Justiça da Infância e juventude da Capital)

 

Dia 26.09 – Manhã

  • 8h30min: Palestra: Saúde Mental Álcool e Outras Drogas: Compartilhando Cuidado na atenção Primária a Saúde

Palestrante: Marlene Reis (Departamento de Atenção a Saúde/SESPA)

  • 10h: Mesa Redonda: A Rede de Cuidados: Contextualizando sobre Assistência Farmacêutica na RAPS

Participantes: Agnes Kaminosono (Departamento de Assistência Farmacêutica/ SESPA) Diretrizes para a consolidação do fluxo de medicamentos básicos na RAPS; Antonia Feio (CAPS Marajoara): Experiência de Cuidado em AD: A importância do farmacêutico integrando a equipe multiprofissional do CAPS; Representantes de Ananindeua, Belém, Marituba: Fluxo de medicamentos na região metropolitana I: Panorama local.

Mediadora: Kelly Albuquerque (Coordenação Estadual de Saúde Mental Álcool e Outras Drogas)

Dia 26.09 – Tarde

  • 14h: Mesa Redonda: Geração de Renda no Contexto do CAPS: Produção de Vida e Saúde.

Palestrantes: Ted Vale e Soraya Costa (Instituto Alachaster) – Empreendedorismo Social. Rosana Reis e Márcia Cristina– Projeto Resignificando. (servidoras CAPS).  Newton Santos-Cooperativas sociais: De mãos dadas, tecendo vidas (Contador especialista em 3ºsetor)

Mediadora: Kelen Silva (CAPS Marajoara/Sespa)

  • 15h30min: Mesa Redonda: “A arte como estratégia de Cuidado e Redução de Danos em AD”

Palestrantes: Vitor Nina (Trupe da Pro.cura): Amor Arte e Indisciplina; Luciléia Moreira (CAPS Marajoara) Uma dose de Música; Viviane Santos (CAPS Marajoara) Cinematerapia; Marilda Fernandes (CAPS Marajoara)  Resistarte: Resistência e Arte no CAPS AD III.

Mediador: Marilda Couto (CAPS Grão Pará/Sespa)

 

Link para inscrição:

http://sistemas.saude.pa.gov.br:8081/eventoCAPS/publico/CadastroInscricao.xhtml?evento=1