Ouvidoria SUS SESPA

  • Sobre a Ouvidoria SESPA

    A Ouvidoria da SESPA e um canal de comunicação entre a gestão da SESPA e a população. Este serviço é disponibilizado através de vários canais de acesso e nossa equipe estará sempre pronta para prestar-lhe todas as informações necessárias.

    A OUVIDORIA SUS SESPA disponibiliza os canais para que  cidadão se manifeste:

    PRESENCIAL: Rua Municipalidade , nº 1655 (Esquina da Soares Carneiro) – Bairro: Umarizal, CEP: 66.050-350, Belém-PA.

    INTERNET: FORMULÁRIO WEB;

    CARTAS: deverão ser enviadas para o endereço PRESENCIAL da ouvidoria.

    Telefones: (91) 3222-4184, (91) 3212-5000, Discagem gratuita: 0800-280 9889.

  • Ouvidoria nas Regionais de Saúde

    ouvidorias

    RELAÇÃO DE OUVIDORES REGIONAIS

    1º CENTRO REGIONAL DE SAÚDE
    Contato: DILCÉLIA SIQUEIRA SANTOS
    Telefone: (91) 3202-3900 / 3202-3946 / 3202-3948 / 3202-3949
    E-mail: ouvidoriasespa1crs@yahoo.com.br

    Belém: End.: Av. Presidente Vargas, nº 513, Bairro: Centro/ CEP: 66.017-000, Belém-Pará.
    Municípios: (Belém, Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará)

    2º CENTRO REGIONAL DE SAÚDE
    Contato: REJANE MAIA MESCOUTO
    Telefone: (91) 3744-1423 / 3744-1660
    E-mail: ouvidoria2crs@hotmail.com

    Santa Izabel: End.: Tv. Capitão Noé de Carvalho, nº 1757, Bairro: Juazeiro / CEP: 68.790-000, Santa Izabel do Pará-Pará.
    Municípios: (Santa Izabel do Pará, Acara, Bujaru, Colares, Concórdia do Pará, Santo Antônio do Tauá, São Caetano de Odivelas, Tomé Açú e Vigia de Nazaré)

    3º CENTRO REGIONAL DE SAÚDE
    Contato: HELLEN JORDANA OLIVEIRA DA COSTA e  ANA REGINA UCHÔA V. SILVA
    Telefone: (91) 3721-4881 / 3721-4635
    E-mail: ouvidoria3crs@yahoo.com.br

    Castanhal: End.: Rua Major Wilson, s/nº, Bairro: Nova Olinda / CEP: 68.745-000, Castanhal-Pará.
    Municípios: (Castanhal, Curuçá, Igarapé-Açú, Inhangapi, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, São Francisco do Pará, São Domingos do Capim, São João da Ponta e Terra Alta)

    4º CENTRO REGIONAL DE SAÚDE
    Contato: MARIA LUCIA GOMES FERREIRA, CRISTINA GUIMARÃES COSTA e ANTONIO TIAGO DE SALES
    Telefone: (91) 3462-1393 / 3462-2971
    E-mail: ouvidoria4crs@yahoo.com.br
    Capanema: End.: Rua Miguel Leite, nº 2805 / CEP: 68.700-210, Capanema-Pará.

    Municípios: (Capanema, Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Nova Timboteua, Ourém, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Traquateua e Viseu)

    5º CENTRO REGIONAL DE SAÚDE
    Contato: DEUZENIR AIRES DA SILVA
    Telefone: (91) 3446-1312 / 3486-1787 / 3446-1192
    E-mail: ouvidoria5crs@yahoo.com.br
    São Miguel do Guamá: End.: Rua Américo Lopes, nº 262 – CEP: 68.660-000 – São Miguel do Guamá – Pará.

    Municípios: São Miguel do Guamá, Aurora do Pará, Capitão Poço, Dom Eliseu, Garrafão do Norte, Ipixuna do Pará, Irituia, Mãe do Rio, Nova Esperança do Piriá, Paragominas e Santa Maria)

    6º CENTRO REGIONAL DE SAÚDE
    Contato: ADMILSON SILVA CORREA e OSVALDO DAVI DE CASTRO TAVARES
    Telefone: (91) 3753-3094 / 3753-1288
    E-mail: ouvidoria6crsbarc@hotmail.com
    Barcarena: End.: Tv. São Francisco, nº 86 – Bairro Centro /
    CEP: 68.445-000- Barcarena – Pará.

    Municípios: Barcarena, Abaetetuba, Igarapé-Miri, Mojú e Tailândia

    7º CENTRO REGIONAL DE SAÚDE
    Contato: VANESSA DA SILVA PIMENTEL
    Telefone: (91) 3202-9700/ 3202-9705
    E-mail: ouvidoria.marajo@gmail.com
    Belém: End.: Rua de Óbidos, 590 Cidade Velha.

    Municípios: (Afuá, Chaves, Cachoeira do Arari, Muaná, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari, Soure, Salva Terra e São Sebastião da Boa Vista)

    8º CENTRO REGIONAL DE SAÚDE
    Contato: ROSIVALDO NATALINO MELO DA SILVEIRA
    Telefone: (91) 3783-1251/ 3783-1832
    E-mail: não informado
    Breves: End.: Praça Dário Furtado, nº 100 – Bairro Centro / CEP: 68.800-000 – Breves-Pará.

    Municípios: (Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel)

    9º CENTRO REGIONAL DE SAÚDE
    Contato: ERALDO GUILHERME DOS SANTOS SÁ
    Telefone: (93) 3064-9675 /  3064-9650
    E-mail: ouvidoria_9crs@hotmail.com
    Santarém: End.: Praça Barão de Santarém, nº 130, Bairro Centro / CEP: 68.005-000, Santarém-Pará.

    Municípios: Santarém, Alenquer, Almerim, Aveiro, Belterra, Curuá, Faro, Itaituba, Juruti, Jacareacanga, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos Oriximiná, Prainha, Placas, Rurópolis, Terra Santa e Trairão

    10º CENTRO REGIONAL DE SAÚDE
    Contato: JOSÉLIA DA SILVA NASCIMENTO
    Telefone: (93) 3515-1877/ 3515-3390
    E-mail: ouvidoriasespaaltamira@gmail.com
    Altamira: End.: Rua Sete de Setembro, nº 2047, Bairro Centro / CEP: 68.371-970, Altamira- Pará.

    Municípios: Altamira, Anapú, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajás, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu

    11º CENTRO REGIONAL DE SAÚDE
    Contato: Não informado
    Telefone: (94) 2102-9406 / 2101-9407
    E-mail: Não informado
    Marabá: End.: Folha 31, Quadra Especial, Lote 1 e 2, Bairro: Nova Marabá / CEP: 68.513-240, Marabá-Pará.

    Municípios: Marabá, Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Breu Branco, Canãa dos Carajás, Eldorado dos Carajás, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia e Tucuruí.

    12º CENTRO REGIONAL DE SAÚDE
    Contato: EMÍLIO FERNANDO DE CARVALHO MORAES NETTO
    Telefone: (94) 3421-2415 /  3421-2257
    E-mail: doca.12crs@gmail.com
    Conceição do Araguaia: End.: Praça da Bíblia, nº 300, Bairro Centro / CEP: 68.540-000, Conceição do Araguaia-Pará.

    Municípios: Conceição do Araguaia, Água Azul do Norte, Bannach, Cumarú do Norte, Floresta do Araguaia, Ourilândia do Norte, Pau D’arco, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Sapucaia, Tucumã e Xinguara

    13º CENTRO REGIONAL DE SAÚDE
    Contato: ANTONIA DENIZE CARDOSO DAMASCENO
    Telefone: (91) 3781-1489 / 3781-1178
    E-mail: ouvidoria13crs@gmail.com
    Cametá: End.: Praça Padre Prudêncio, nº 3404, Bairro Centro / CEP: 68.400-000, Cametá- Pará.

    Municípios: Cametá, Baião, Oeiras do Pará e Limoeiro do Ajuru.

  • Cronograma de Implantação

    Cronograma para implantação de Ouvidoria do SUS: O cronograma de implantação serve para orientar a localidade sobre os requisitos mínimos e a cronologia para a implantação do serviço de ouvidoria do SUS nos estabelecimentos de saúde. O cronograma deve ser preenchido e encaminhado para a Ouvidoria central da SESPA através do e-mail: ouvidoria@sespa.pa.gov.br para que sejam realizados os encaminhamentos cabíveis.

    Acesse o cronograma de implantação aqui:

  • Manuais do Sistema OuvidorSUS

    Existem alguns manuais que podem ser utilizados para a utilização do Sistema OuvidorSUS do Ministério da Saúde.

    – Manual da Sub-Rede (Nível II)
    – Manual Gestor do Sistema (Nivel I)
    – Manual do Técnico (nível I)
    – Manual de Tipificação geral (Nível I)
    – Manual de Tipificação (compacto)
    – capa/índice do manual de tipificação (compacto)
    – Manual do Tele atendente

  • Solicitação de Acesso ao OuvidorSUS

    OuvidorSUS : Sistema informatizado elaborado pelo DOGES e DATASUS desenvolvido para atender as Ouvidorias do SUS.

    Criação: Regulamentação Legal: Portaria SGEP – nº 8 de 25/05/2007
    Funcionalidades :
    • Disseminação de informações.
    • Registro.
    • Encaminhamento.
    • Geração de relatórios.
    • Acesso pela internet.

    NÍVEIS DE ACESSO DO SISTEMA OUVIDORSUS:
    Nível I:
    • Registra,analisa, encaminha, dissemina informações, cria redes, gera relatórios gerenciais para auxiliar a gestão.
    • De uso da Ouvidoria do SUS.
    Nível II:
    • Recebe as demandas, gera relatórios gerenciais para auxiliar a gestão.

    Para acessar o Sistema OuvidorSUS/MS o gestor da localidade (SMS, Hospital ou Unidade/saúde) deverá solicitar através de ofício e envio do plano de ação preenchido para análise do Departamento de Ouvidoria Geral do Ministério da Saúde(DOGES.
    ACESSO NÍVEL II:
    Para ter acesso ao Sistema OuvidorSUS Nível II é necessário o envio do ofício (modelo de ofício para acesso Nível II) para o endereço do DOGES via correio, assinado pelo gestor local, assim como com cópia digitalizada para o e-mail da ouvidoria central da SESPA (ouvidoria@sespa.pa.gov.br) para o acompanhamento e apoio a utilização do Sistema OuvidorSUS no local.

    ACESSO NÍVEL I:
    Para ter acesso ao Sistema OuvidorSUS Nível I é necessário o envio do ofício (modelo de ofício para acesso Nível I) e o Plano de Ação Nível I de acesso preenchido com as informações do local, para o endereço do DOGES via correio, assinado pelo gestor local, assim como com cópia digitalizada para o e-mail da ouvidoria central da SESPA (ouvidoria@sespa.pa.gov.br) para o acompanhamento e apoio a utilização do Sistema OuvidorSUS no local.

    Endereço do DOGES para envio dos documentos:
    OUVIDORIA GERAL DO SUS – DOGES
    MINISTÉRIO DA SAÚDE
    SETOR DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL (SAF) SUL
    QUADRA 02 – LOTES 05/06 – ED. PREMIUM – TORRE I
    3° ANDAR / SALA 305
    CEP: 70.070-600
    BRASÍLIA – DF

  • Publicações

    Considerando a existência de várias publicações sobre as ouvidorias do SUS, disponibilizaremos algumas publicações para consulta para a implantação e implementação do serviço de ouvidoria do SUS no âmbito deste Estado.

     Guia de orientações básicas para implantação de ouvidorias do SUS
     Ouvidoria Ativa no SUS – Ampliando a Escuta e o Acesso ao Cidadão
     Ouvidoria Geral do SUS – Um espaço de Cidadania
     Prêmio Cecília Donnangelo de ouvidoria do SUS
     Manual das Ouvidorias do SUS
     Decreto 7.508 de 28/06/2011.

  • Relatórios

    As Ouvidorias do SUS são unidades estratégicas para a gestão do SUS. Ao possibilitar o diálogo entre a sociedade e as diferentes instâncias de gestão, as Ouvidorias contribuem para a participação do cidadão na avaliação e fiscalização da qualidade dos serviços de saúde. Essa forma de controle social auxilia no aprimoramento da gestão pública e no aperfeiçoamento gradual do sistema de saúde.
    E este instrumento é possibilitado através dos dados apresentados pelos relatórios gerenciais, retirados das demandas registradas através do Sistema OuvidorSUS/MS. Diante das informações disponibilizaremos alguns relatórios desenvolvidos pela ouvidoria do SUS.

    – Relatório Gerencial 2014_SESPA
    – Relatório Gerencial 1ºTRIM/2015_SESPA

Registro de Manifestação

Acompanhamento de Demanda