Laboratório do Hospital Jean Bitar é certificado como um dos melhores do país pela terceira vez consecutiva

“Fiz exames quando cheguei aqui no Hospital Jean Bitar e fui muito bem atendido quando vieram colher material. Os resultados saíram muito rápido, eu fiquei muito satisfeito com o atendimento da equipe do laboratório. Agora, sabendo que o setor foi considerado um dos melhores do país, me sinto muito mais feliz, por saber que os resultados do exames são confiáveis, e também pela razão de saber que no serviço público ainda tem serviços com essa qualidade.”

Este é o relato do paciente João Augusto dos Santos, morador do município de Bragança, evidenciando a sua satisfação com o serviço do laboratório de Análises Clínicas do Hospital Jean Bitar (HJB), que recebeu o Certificado de Proficiência em Ensaios Laboratoriais, emitido pela Controllab, uma das duas empresas de renome nacional que avaliam a qualidade dos processos analíticos laboratoriais no país.

Para Roseane Santos, filha do paciente João Augusto dos Santos, “quando o serviço é público, mas a gestão é eficiente, tudo se encaminha para o lado bom. O laboratório foi certificado justamente por isso, por ter uma gestão, que percebemos que é comprometida e alinhada aos seus líderes; atenta aos processos e resultados deles. Assim, os serviços fluem e os resultados são de excelência, e a qualidade é inquestionável, como é o caso do Laboratório, que recebeu essa certificação, mas, faço questão de ressaltar, que aqui todos os demais serviços foram aprovados por nós”, opinou a acompanhante.

A certificação que o laboratório de Análises Clínicas do HJB recebeu é reconhecida pelo selo Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (REBLAS), e habilitada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)/INMETRO. Essa é a terceira vez consecutiva que o laboratório é certificado como um dos melhores do Brasil, comprovando que o serviço tem índice de qualidade em seus exames acima da média de 80% estipulada pela empresa certificadora, com base em critérios exigidos Anvisa. A avaliação deu-se por meio de testes mensais minuciosos realizados em exames laboratoriais, durante todo o ano de 2020.

Para a analista do laboratório, biomédica Ellen Jackeline Santos, quando o trabalho é feito com excelência, os resultados são de qualidade, e a segurança do paciente e da equipe com relação aos resultados, são garantidos.

“Quando trabalhamos com qualidade, o resultado de um trabalho feito com excelência é garantido para os nossos pacientes e, até para nós, enquanto equipe, temos maior segurança no que diz respeito à liberação dos exames, já que temos certeza que os resultados são confiáveis, pois os equipamentos são de ponta e funcionam perfeitamente, além de os processos de trabalho serem de acordo com o que é orientado, a fim de que o serviço tenha qualidade comprovada, e o paciente tenha um atendimento seguro, pois sabemos que é baseado nos resultados que lançamos, que as condutas médicas são realizadas”, destaca a biomédica.

Para que o laboratório de Análises Clínicas do HJB fosse certificado, as avaliações levaram em consideração áreas responsáveis pela realização dos exames, tais como: Bacteriologia, Bioquímica, Coagulação, Gasobio, Hematologia, Hemoglobina Glicada, Hormônios, Imunologia, Marcadores Cardíacos, Marcadores Tumorais, Perfil Lipídico, Sorologia, Teste Laboratorial Remoto, Urinálise Bioquímica e Urinálise Eas. Entre as 135 análises referentes a esses campos da Biomedicina, 125 tiveram 100% de desempenho de qualidade, 3 chegaram a 92%, e 7 alcançaram 85% de qualidade comprovada, demonstrando assim, que nenhuma delas ficaram abaixo da média preconizada.

“É uma honra para nós receber esta certificação, que atesta que o nosso laboratório está entre um dos melhores do Brasil, por ter excelente qualidade, que reflete na segurança dos seus resultados e na qualidade da assistência como um todo, ressalta a biomédica coordenadora do laboratório, Andréia Fernandes.

Conforme o diretor Executivo do HJB, Giovani Merenda, a conquista da certificação deixa todos mais confiantes de que os resultados dos esforços diários, feitos no sentido de contribuir com a melhoria contínua dos serviços, estão sendo refletidos na qualidade da assistência prestada aos usuários.

“A certificação de proficiência atestou pela terceira vez consecutiva, que o nosso laboratório de Análises Clínicas participou com assiduidade do Ensaio de Proficiência Clínico e obteve ótimo desempenho nos exames avaliados, evidenciando assim, que o Hospital Jean Bitar produz dados confiáveis e consistentes, e que a população possui um serviço com qualidade atestada acima do que é exigida, disponível na instituição. Temos um dos melhores laboratórios entre os hospitais do país a ofertar esse serviço com qualidade comprovada. Estamos felizes com mais essa conquista para a população paraense”, declara o diretor.

Texto: Joelza Silva/HJB

Fotos: Ascom/HJB

Você pode gostar...