Mais de 600 pessoas são atendidas pela Policlínica Itinerante em Cachoeira do Arari

No último dia de ação no município de Cachoeira do Arari, no arquipélago do Marajó, a Policlínica Itinerante do Governo do Pará entregou kits de higiene bucal (creme, escova e fio dental) para os moradores locais que buscaram atendimento. Em dois dias, foram 636 pessoas atendidas, das quais 215 fizeram teste rápido e 85 exame PCR (coleta de secreção). Além disso, quase 1,5 mil medicamentos foram entregues à população. O atendimento é direcionado para pessoas que apresentam sintomas leves e moderados de Covid-19.

O município é o quarto, no Marajó, a receber os serviços da Poli, que já passou por Ponta de Pedras, Muaná e São Sebastião da Boa Vista. Em todas as ações, a equipe faz o trabalho de orientação e educação da população sobre a Covid-19. São 32 profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e farmacêuticos, além de pessoal de apoio. Os profissionais fazem triagem, consultas, exames e, também, entregam medicamentos.

Um dos profissionais que participam das ações da Policlínica pelo Marajó, o médico Paulo Souza, que venceu a Covid-19, explica que, após superar a doença, resolveu dar sua parcela de contribuição. “Eu me recuperei e decidi contribuir com a população marajoara, que tanto precisa de assistência médica neste período difícil. A Poli trabalha com a missão de oferecer, sempre com atendimento humanizado, consultas, exames, testes rápidos e entrega de medicamentos, para todos que procurarem os serviços”.

A humanização no atendimento, diferencial da Policlínica Itinerante, tem chamado bastante atenção da população marajoara. A autônoma Sarath Serra, 58, que mora na vila Camará, distante uma hora do centro de Cachoeira do Arari, avalia como positivo o serviço. “Gostei muito, é um atendimento diferenciado. A atenção dos profissionais comigo foi maravilhosa. Apresentei sintomas e resolvi procurar ajuda dos profissionais. Recebi medicamentos e farei o tratamento em casa”.

Quem também se sentiu grato pela atenção e qualidade no atendimento foi o autônomo João Barbosa, de 62 anos. “Fiz o teste rápido e deu positivo. Desde a triagem até a entrega de medicamentos, fui muito bem tratado. Toda a equipe está de parabéns. A população do município de Cachoeira do Arari agradece pelo apoio”, explanou. A prefeitura municipal cedeu servidores e ambulâncias para apoiar os profissionais da Policlínica Itinerante.

Nesta quarta-feira, 17, o atendimento chega ao município de Salvaterra. No dia 18, último dia da expedição pelo Marajó, será a vez do município de Soure. As ações ocorrem em uma embarcação da empresa de navegação Bom Jesus.

Teto: Rodrigo Reis/Emater

Fotos: Jader Paes/Ag. Pará

Você pode gostar...