Mensagens de alerta por SMS ajudam no combate à Covid-19 no Pará

Não se assuste se o celular tocar e chegar a mensagem “Governo do Pará informa: o coronavírus está ainda mais agressivo. Se proteja: fique em casa. Se precisar sair use máscara e mantenha o distanciamento social”. Essa é mais uma medida do Governo do Pará para informar sobre os cuidados com a Covid-19, desta vez por SMS. A partir desta quarta-feira (24), a população paraense passa a ter acesso a mais informações sobre a pandemia também por mensagens de texto.

A medida educativa foi possível por meio de uma parceria entre o Governo do Pará e as operadoras de telefonia móvel Claro, Tim, Oi e Vivo, que permitirá o envio de mensagens de alerta, sem qualquer custo para o Estado. Este é o segundo ano da ação, que começou em março do ano passado, logo no início da pandemia. Naquele momento, o Pará foi o primeiro estado no País a adotar a medida.

Para o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, o objetivo é conscientizar a população para que mantenha as medidas de isolamento e de restrição de circulação, contribuindo para frear a contaminação pelo novo coronavírus e desafogar o sistema de saúde público e particular. “É um esforço a mais do Governo do Pará, a fim de incentivar as pessoas a ficar em casa o maior tempo possível, para evitar aglomerações e resguardar a saúde e a vida de seus familiares”, destacou o secretário.

O conteúdo dos textos inclui, dentre outras recomendações, que pessoas evitem aglomerações e tomem a vacina disponível, de acordo com as faixas etárias e grupos determinados no Plano Nacional de Imunização. Também serão reforçados o uso da máscara e do álcool em gel, e a manutenção do distanciamento social para evitar a contaminação.

Texto: Bruno Magno/CPH

Você pode gostar...