Ministro da Saúde assina habilitação de Laboratório Regional de Próteses Dentárias

10/09/2021 Off Por Roberta Vilanova

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou a portaria de habilitação do Laboratório

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve em Belém nesta sexta-feira (10) para assinar a portaria de habilitação do Laboratório Regional de Próteses Dentárias (LRPD), que voltou a ficar disponível ao público pelo Centro de Especialidade Médico Odontológico (Cemo), da Secretaria de Saúde de Belém (Sesma).

O ato foi acompanhado pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; pelo secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra; pelo coordenador de Vigilância em Saúde da Sespa, Denilson Feitosa, e pela coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), Alessandra Amaral. “O espaço oferece excelentes condições para a realização de serviços odontológicos especializados e para a oferta de prótese dentária à população”, destacou Alessandra Amaral.

Durante o encontro, Alessandra Amaral adiantou ao ministro os futuros investimentos da Sespa na área de Saúde Bucal. “Destacamos a futura instalação do novo Centro de Especialidades Odontológicas do Governo do Pará, que funcionará na Travessa Presidente Pernambuco, em Belém, com 30 consultórios e com todas as especialidades”, adiantou.

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e técnicos de Saúde Bucal da Sespa, Alessandra Amaral, Marilda Braga e Ramhir Assef

Nova estrutura – Segundo informações da Sesma, o Laboratório voltou a funcionar em junho deste ano, após ficar desativado por anos. O espaço ganhou novos equipamentos, instrumentos e profissionais. Com a habilitação pelo Ministério da Saúde, o espaço vai ganhar mais investimento, e poderá ampliar os serviços prestados à população.

No ato de assinatura da portaria de habilitação, o ministro Marcelo Queiroga lembrou que a manutenção dos repasses para esses serviços é condicionada ao registro dos estabelecimentos e profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) e ao envio regular e periódico de informações de atendimentos ou procedimentos ao Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA).

Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) também estarão atrelados à produção mínima de atendimentos especializados estipulados em metas mensais, fora do contexto atual da Covid-19. O Pará possui atualmente 37 CEOs, sendo dois federais, quatro estaduais e 31 municipais.

Demanda reprimida – De acordo com a Sesma, as pessoas atendidas no Cemo são encaminhadas pelas unidades de saúde. São idosos com 60 anos ou mais. O Centro realiza, por mês, cerca de 40 atendimentos, que têm ajudado a diminuir a demanda reprimida de idosos que precisam de reabilitação bucal. Só em espaços que atendem especialmente esse público, como é o caso da Casa do Idoso, mais de 600 pessoas têm necessidade de prótese odontológica.

O atendimento no serviço de prótese dentária é oferecido, diariamente, no Cemo. Cerca de cinco pessoas são atendidas, por dia, de segunda a sexta-feira. Para essas pessoas, o serviço de prótese dentária vai além de uma questão de saúde pública: significa devolver a cidadania e a autoestima.

Na solenidade também estiveram presentes os técnicos da Coordenação de Saúde Bucal da Sespa, Marilda Braga e Rhamir Assef; a coordenadora de Saúde Bucal da Sesma, Ceci Baker; a secretária de Saúde de Ananindeua, Dayane Lima, e as deputadas estaduais Marinor Brito (Psol) e Heloísa Guimarães (DEM).

Texto: Mozart Lira/Sespa