Mutirão de testagem atende população na Grande Belém e no interior do Pará

26/01/2022 Off Por Roberta Vilanova

Ampliação da testagem faz parte da estratégia desenvolvida pelo Governo no combate ao Coronavírus no estado

Após apresentar sintomas como tosse e dor de cabeça, a dona de casa Cilene Cardoso procurou o centro de testagem localizado no Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), em Belém, para saber se estava ou não com o vírus da Covid-19. “Ainda bem que temos essa campanha. Estamos vendo muitas pessoas procurando testes, e a maioria das pessoas tem sintomas leves. A vacinação nos deixa um pouco mais tranquilos, mas a população precisa desse apoio”, afirmou.

A ação faz parte do mutirão de testagem organizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) como medida integrante da estratégia desenvolvida pelo governo estadual para conter os efeitos da Covid-19 no Pará. Em Belém e Ananindeua, foram abertos sete novos centros de testagens que funcionarão somente desta quarta-feira (26) a domingo (30), de 9 às 17 horas, com exceção do ponto localizado na Unama BR, que segue até este sábado (29). Já as testagens no interior do estado serão executadas também a partir do dia 26 por meio de estratégias organizadas pelas prefeituras, com o apoio do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA).

Rômulo Rodovalho é titular da Secretaria de Estado de Saúde

Segundo titular da Sespa, Rômulo Rodovalho, houve aumento da pressão sobre o sistema de saúde a partir da intensa procura de pessoas que apresentam sintomas gripais ou que tiveram contato com pessoas que confirmaram contágio por Covid-19 e, por isso, queriam confirmar se estavam com vírus ou não.

“Hoje foi lançada essa grande ação coordenada pela Secretaria de Saúde, em parceria com o Cosems, para disponibilizar testagem em massa pelos próximos 5 dias. São 101 municípios que aderiram à iniciativa. Só na Região Metropolitana de Belém (RMB), temos a oferta de 7.500 testes em 10 postos abertos ao público. Já para as demais cidades foram enviados 74 mil testes”, explica.

Além dos locais de atendimento aberto para o mutirão, a Sespa prossegue oferecendo o ponto fixo de testagem no Aeroporto Internacional de Belém. Foi o posto onde o aposentado José Ricardo Matos dos Santos fez o teste há dois meses, assim que voltou de viagem. “Deu negativo naquele momento, mas agora estou com sintomas leves, então hoje fiz novo teste para saber melhor como devo proceder. O atendimento foi excelente, bem organizado, está fluindo rapidamente”.

Centenas de pessoas procuraram a testagem no Núcleo de Esporte e Lazer (NEL)

Vacinação – Rômulo Rodovalho destaca que, além da testagem, é importante completar o esquema vacinal contra Covid-19.

“No ano passado, tivemos uma pressão muito grande no sistema de saúde pela procura de leitos porque não tinha vacina. Com a vacina, o perfil mudou. O paciente é positivado, mas com sintomas leves ou mesmo assintomático. Então a pressão mudou para a procura de testes. Nas condições do atual cenário, não precisamos adotar nenhuma medida restritiva, mas sim de incentivo à vacinação. As pessoas devem estar atentas ao ciclo vacinal contra a Covid-19. Os pais precisam também ter a consciência de imunizar seus filhos.  A vacinação é o caminho para que possamos definitivamente vencer a Covid”. O secretário lembra ainda de manter medidas de prevenção como uso de máscaras, distanciamento social e higienização das mãos.

Serviço:

Novos Centros de Testagens contra a Covid-19 implantados pelo Governo do Pará. Ação de 26 a 30 de janeiro, de 9 às 17 horas, com exceção da Unama BR, que vai até o sábado (29).

01. Ginásio de Esportes da Universidade Federal do Pará (UFPA), com 1.000 testes ao dia. Entrada pelo portão 02, na avenida Perimetral;

02. Universidade da Amazônia (Unama), com 1.000 testes ao dia. Avenida Alcindo Cacela, 287, esquina com avenida Pedro Miranda. Bairro do Umarizal;

03. Faculdade Cosmopolita, com 500 testes ao dia. Avenida Tavares Bastos, 1313, entre avenidas Pedro Alvares Cabral e Rodolfo Chermont. Bairro da Marambaia;

04. Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (Unifamaz), com 1.000 testes ao dia. Avenida Visconde de Souza Franco, 287. Blocos 02 e 03 – Acesso pela Tv. Quintino Bocaiúva. Bairro do Reduto.

05. Centro Universitário do Pará (Cesupa), com 1.000 testes ao dia. Avenida Almirante Barroso, 3775. Acesso pela Alameda Pires Franco. Bairro do Souza.

06. Universidade da Amazônia (Unama), campus BR, com 1.000 testes ao dia. Rodovia BR-316, em frente ao conjunto Jardim Tropical, bairro Coqueiro, em Ananindeua. A ação irá somente até sábado, 29.

07. Hospital Regional Abelardo Santos, com 1.000 testes ao dia. Avenida Augusto Montenegro Km 13, S/N. Bairro da Agulha, em Icoaraci.

Centros de Testagem em funcionamento:

1.    O Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), da Seduc (Travessa Dom Romualdo de Seixas, nº 1215, entre Oliveira Belo e Diogo Móia). Com 500 testes a cada dia. Funciona de segunda a sexta-feira, de 9 às 17 horas.

2.    Usina da Paz, no bairro da Cabanagem (Avenida Damasco, nº 37, próximo à Estrada do Benjamin). Com 150 testes a cada dia. Funciona de terça a sexta-feira, de 9 às 17 horas.

3.    Usina da Paz do Icuí-Guajará (Estrada do Icuí-Guajará). Com 150 testes a cada dia. Funciona de terça a sexta-feira, de 9 às 17 horas.

Texto: Igor Oliveira/Secom
Fotos: Alex Ribeiro/Ag. Pará