No Dia da Saúde e Nutrição, nutricionistas do HGT montam cardápio especial

No Dia da Saúde e Nutrição, nutricionistas do HGT montam cardápio especial

31/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

Nesta quinta-feira (31), alimentação diferenciada será oferecido a colaboradores, acompanhantes e usuários internados

A nutrição como a base da vida, sendo o princípio, o elemento-chave para o bem-estar do ser humano e sua ciência objetivando não somente a manutenção da saúde, como também a prevenção e o tratamento de doenças. Essa é a visão do Serviço de Nutrição Dietética (SND) do Hospital Geral de Tailândia (HGT), localizado na mesorregião do nordeste paraense. Nesta quinta-feira (31), na data alusiva à Saúde e Nutrição, a equipe de nutricionistas montou um cardápio especial para colaboradores, acompanhantes e usuários internados.

“A nossa programação nutricional desta quinta vem para confirmar o trabalho que a equipe multiprofissional do SND realiza o ano inteiro, tocando na questão da prevenção a comorbidades. Hoje, o nosso menu traz arroz integral, farofa funcional, salada bem colorida, frutas e proteínas. Todo dia é alimentação balanceada no HGT”, destaca a nutricionista e coordenadora do SND, Patrícia Manfredi.

São 16 colaboradores envolvidos para produzirem, em média, sete quilos de macarrão, seis quilos de arroz, cinco quilos de feijão, além de proteínas como carne e frango, a depender do dia. Com esses alimentos, são fabricadas aproximadamente 80 marmitas a cada dia para os usuários internados e acompanhantes. Um desses contemplados foi Juliano da Silva, de 7 anos. A mãe, Juliana Barbosa, falou que o cardápio da unidade hospitalar foi aprovado pela criança.

Todo dia é alimentação balanceada no HGT

“A comida no HGT é saborosa, o prato vem bem colorido com salada, tudo muito bem produzido, que dá vontade de sempre repetir. O Juliano adora a comidinha daqui. Ontem ele até pediu pela segunda vez uma sopa preparada pela nutrição. E olha que ele não repete em casa, a alimentação da hora do almoço”, completou Juliana, sorrindo.

Manfredi reforça que ter uma alimentação balanceada é entregar ao corpo todos os tipos de nutrientes que ele precisa para manter-se ativo e saudável. A nutricionista complementa dizendo que “a nutrição torna-se fator determinante para a melhora do quadro clínico do usuário e dá resposta ao seu tratamento. Sempre que passamos a visita clínica pela manhã para prepararmos o almoço, damos dicas de alimentação aos usuários. Abordamos alimentos nutritivos sempre alertando que alimentar-se bem podemos viver mais e melhor”, pontuou.

 Estrutura – Com 51 leitos, o HGT dispõe de assistência de média complexidade garantida por uma equipe multidisciplinar que oferece as especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Ortopedia/Traumatologia, Radiologia, Anestesiologia e Cardiologia.

Serviço: O HGT é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade hospitalar fica na avenida Florianópolis, S/N, no bairro Novo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3752.3121.

Texto: Pallmer Barros/HGT

Fotos: Divulgação