No Dia do Terapeuta Ocupacional, CIIR destaca a importância da especialidade na assistência a PcDs

No Dia do Terapeuta Ocupacional, CIIR destaca a importância da especialidade na assistência a PcDs

19/01/2023 Off Por Roberta Vilanova

Profissionais atuam em diferentes segmentos na reabilitação de pacientes

Referência no Pará em assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência visual, física, auditiva e intelectual, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, celebrou nesta quinta-feira (19), o Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional destacando a importância deste profissional nas reabilitações de usuários assistidos pelo Centro.

O CIIR possui estrutura, tecnologia e equipe multiprofissional constantemente capacitada com a oferta de acessibilidade e inclusão aos reabilitandos do Sistema Único de Saúde (SUS). Para o autismo, o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro do Autista (Natea) promove às crianças a Atividade de Vida Diária (AVD), Terapia Ocupacional convencional e a Integração Sensorial.

Os reabilitandos também assistidos no Centro Especializado em Reabilitação, o CER IV, há a oferta de serviço em saúde atingindo as quatro especialidades: visual, física, auditiva e intelectual. Como parte complementar da terapia, o CIIR disponibiliza a Casa Funcional, local que estimula as Atividades de vida Diária (AVD) do reabilitando.

Uma das terapeutas ocupacionais que atua no Natea, Ana Farias, pontua que o objetivo da especialidade é trabalhar a parte motora e cognitiva, habilitando e reabilitando os usuários, e assim, estimula a capacidade em áreas da ocupação, proporcionando melhor autonomia e independência. Apolo Carvalho, de 5 anos, vem sendo acompanhado no Natea há pouco mais de um ano. Varney dos Santos, de 46 anos, conta sobre o desenvolvimento do filho com destaque à socialização.

“A interação com as pessoas está excelente. Hoje, ele deixa abraçá-lo, a tocar em seus braços e nas mãos, por exemplo. Já olha em nossos olhos quando a gente fala com ele. As atividades diárias executas com excelência, tudo com a ajuda de terapias proporcionadas pelos profissionais da T.O”, afirma.

Para obter uma mudança e evoluir em seu quadro clínico, de acordo com a profissional, o menino foi estimulado a fortalecer a musculatura intrínseca das mãos. “Antes, o usuário tinha dificuldade em fechar as mãos e não conseguia segurar um copo ou um talher, por exemplo. Isso é algo que pode parecer simples para a grande maioria das pessoas. A musculatura na região era bem fragilizada e, com as terapias, ele conseguiu fortalecer. Hoje, segura e puxa os objetos”, detalha.

O objetivo da Terapia Ocupacional é trabalhar a parte motora e cognitiva proporcionando melhor autonomia e independência

A terapeuta que atua no CER IV, Bruma Sofia Leal, afirma que a Terapia Ocupacional (T.O) atua na reabilitação como estímulo sensorial. “Acompanhamos, principalmente, as crianças de zero a dois anos de idade para estimular a memória, a concentração, em especial, no brincar e na fase pré-escolar”.

Além das crianças, a T.O também estimula a reabilitação cognitiva em adultos com sequelas, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC). “Trabalhamos a reabilitação cognitiva e física treinando com a Atividade de Vida Diária (AVD), que é a rotina do usuário. São atividades básicas, como tomar um banho, escovar os dentes e caminhar, por exemplo”.

Estrutura – O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do CIIR por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação (Sisreg).

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.

Texto: Pallmer Barros/CIIR

Fotos: Pedro Guerreiro/Ag. Pará