No Hospital Metropolitano, pacientes de longa permanência participam de atividade ao ar livre

No Hospital Metropolitano, pacientes de longa permanência participam de atividade ao ar livre

23/03/2023 Off Por Roberta Vilanova

Paciente participa do plantio de mudas, que permite a terapia ao ar livre

Salvar vidas com atendimento humanizado e sustentável. Essa é a principal missão do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, região Metropolitana de Belém. Para que esse modelo de cuidado, que une o meio ambiente ao tratamento convencional dos internados, seja efetivado a unidade criou o Projeto “Passeio ao ar livre”.

Desenvolvido pela equipe de reabilitação, todos os dias o projeto tira pacientes de longa permanência do leito para a realização de terapias em áreas externas do HMUE como, por exemplo, no jardim, praça ou horta com hortaliças e legumes naturais, livres de agrotóxicos.

As atividades realizadas durante os passeios vão desde plantar árvores, jogar bola a somente caminhar.  “A nossa ideia é oportunizar cada vez mais opções de terapias externas para tirar os pacientes somente do leito. Acreditamos que essa experiência é muito válida para a melhora deles, tendo em vista que estar tranquilo e disposto para o tratamento torna a recuperação mais rápida”, pontua o coordenador de reabilitação do Hospital Metropolitano, Paulo Vitor.

Plantação de mudas, brincadeira com bola e caminhada estão entre as terapias realizadas diariamente

Experiências – O paciente Jorge Rabelo, morador da capital paraense, internado há mais de um mês, após sofrer um grave acidente de trânsito, conheceu a horta do hospital, plantou uma muda durante o passeio e se emocionou.

“É tão contrastante e necessário. Eu não tenho palavras para expressar a felicidade de participar desse momento. A gente sai do concreto e recebe essa atenção. Agradeço muito a esses profissionais que se dedicam tanto, são afetuosos. Muito obrigado!”, diz ele.

Para Cristiane Patrícia, 45, acompanhante e esposa de Jorge, o projeto combinou com a necessidade apresentada pelo companheiro. “Ele ama estar em contato com a natureza. O sonho dele é mudar para o interior, comprar uma casa maior para ter um espaço para cultivar plantas e árvores. Jamais imaginei que vivenciaríamos essa grata experiência aqui dentro”, afirma.

Referência para o Brasil, o Hospital Metropolitano pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará e é gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH).

A unidade hospitalar conta com 208 leitos operacionais nas especialidades Traumatologia, Cirurgia Geral, Neurocirurgia, Clínica Médica, Pediatria e Cirurgia Plástica, esta exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras, além de leitos de UTI para pacientes da Região Metropolitana e até de outros estados.

Somente em 2022, o HMUE realizou mais de meio milhão de atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais.

“Não há palavras que expressem a alegria que é para nós quando um paciente faz uma devolutiva positiva do que os profissionais se empenham tanto para desenvolver. Nós, que estamos à frente desse cuidado, nos sentimos felizes e com vontade de, a cada dia, ampliar os esforços voltados para as melhores condições de tratamento”, acrescenta o fisioterapeuta, Paulo Vitor.

Texto: Alberto Dergan/HMUE

Fotos: Divulgação