NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

2018

***********************************************************************************************************************************************************************************************************************

06/08/2018

Etsus seleciona cadastrados em banco de docentes para habilitação

                                 A Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Pará “Dr. Manuel Ayres” (Etsus/PA) anuncia que fará seleção dos profissionais já cadastrados no banco de docentes da instituição. O objetivo é habilitar os colaboradores à docência nos cursos ofertados pela escola, em conformidade com as diretrizes pedagógicas da Etsus. O processo transcorrerá de 7 a 23 de agosto, período em que os candidatos serão submetidos à triagem, análise documental, entrevista e formação pedagógica de dois dias. Os docentes cadastrados e não selecionados nessa etapa poderão ser convocados em seletivas subsequentes. A divulgação do resultado da seleção está prevista para 28 de agosto.

Leia o edital completo :

 

 

 

 

****************************************************************************************************************************************************************************************************

 

 

27/06/2018

Inscrições abertas para o Curso de Formação de Auxiliar de Saúde Bucal

                            O Diretor da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Pará “Dr. Manuel Ayres” – ETSUS/PA, Diretoria vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública – SESPA, no uso de suas atribuições legais, torna público, as inscrições para o Curso de Formação de Auxiliar de Saúde Bucal, que será realizado nas Regiões de Saúde Araguaia, Lago de Tucuruí, Marajó I, e Metropolitana III, destinado aos atendentes de consultório dentário e demais profissionais que atuam sem a devida formação no Sistema Único de Saúde – SUS. O Curso de Formação de Auxiliar de Saúde Bucal apresenta carga horária total de 300 horas, sendo 240 horas de teoria/prática e 60 horas de estágio supervisionado e as aulas acontecerão em municípios polos (anexo I), durante 01 semana por mês, em horário integral de 08h às 18h, conforme cronograma articulado com os gestores.  O período das inscrições iniciará no dia 02 de Julho de 2018 até o dia 08 de agosto de 2018.

Leia o edital completo :

http://www.saude.pa.gov.br/editais-2/

**********************************************************************************************************************************************************************************************************

12/06/2018

Portal Observatório do Cuidado

Escola Técnica do SUS do Pará forma tutores para curso de Acolhimento em Saúde

 

 

A capacitação aconteceu na modalidade semipresencial entre os meses de abril e maio, sendo ofertadas 93 vagas para profissionais da área da Saúde e Educação.

A Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Pará “Dr. Manuel Ayres” (ETSUS-PA), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública, ofertou 93 vagas para novos tutores do curso “Qualificação em Acolhimento em Saúde”. A capacitação aconteceu nos meses de abril e maio, na modalidade semipresencial, sendo destinada a profissionais da área da Saúde e Educação que possuem ensino superior.

“A expectativa da ETSUS é que este contingente possa atuar nesta formação que prevê ofertar, em breve, 6.400 vagas para profissionais de nível médio/técnico que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), abrangendo as 13 regiões de saúde do estado”, explica a coordenadora estadual do projeto Itinerários do Saber no Pará, Rafaela Chiappetta.

Já a enfermeira do município de Augusto Corrêa (nordeste paraense), Rubia Brito, ressalta que o usuário do SUS precisa cada vez mais se sentir acolhido, e essa prática é essencial para qualificar e aperfeiçoar os profissionais da saúde. “A Escola traz uma nova metodologia, uma forma diferente de ensinar, e isso motiva tanto o professor quanto o aluno”, finaliza.

 

Foto: José Pantoja – Ascom Sespa
Texto: Carla Fischer – Ascom Sespa
Edição: Assessoria de Comunicação do Observatório do Cuidado

 

 

LINK

http://observatoriodocuidado.org/mais-noticias/item/19030-escola-tecnica-do-sus-do-para-forma-tutores-para-curso-de-acolhimento-em-saude

 

 

**************************************************************************************************************************************************************************************************************************

11/06/2018

Prorrogação de Inscrições para o Curso de Atualização sobre Câncer do Colo do Útero

A Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Pará “Dr. Manuel Ayres” – ETSUS/PA, Diretoria vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública – SESPA, no uso de suas atribuições
legais e tendo em vista o não preenchimento de todas as vagas ofertadas no Edital Nº 007, de 15 de maio de 2018, publicado no D.O.E. Nº 33.618, de 16 de maio de 2018, que dispõe sobre a
abertura de inscrições para o Curso de Atualização no Controle do Câncer do Colo do Útero e Coleta de Material para Exame Papanicolaou, prorrogou o prazo de inscrições para o curso até o dia 06/07/2018. As inscrições foram prorrogadas apenas para a turma Rio Caetés que corresponde ao 4ºCRS e o público-alvo são enfermeiros que atuam no Sistema Único de Saúde, seja na Atenção Básica ou no atendimento à saúde da mulher no SUS.

 

 

Leia o edital completo :

 

 

 

****************************************************************************************************************************************************************************************************************

18/05/2018

Imprensa Oficial do Estado

Resultado da seleção de docentes é adiado

A Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Pará “Dr. Manuel Ayres” (Etsus), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), publica o resultado da seleção de docentes colaboradores, realizada no período de 10 a 17 de maio, em Belém.

Programado para 17/05, o resultado foi adiado por problemas técnicos no sistema interno de informação.

Confira na página 55 do DOE desta sexta-feira ,18/05/2018.

Fonte: Imprensa Oficial

LINK :

http://www.ioepa.com.br/portal/noticias.aspx?id=12622

 

 

********************************************************************************************************************************************************************************************************************

16/05/2018

Imprensa Oficial do Estado

Etsus/PA oferta curso de atualização sobre Câncer do Colo do Útero

A Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Pará “Dr. Manuel Ayres” (Etsus/PA) está com inscrições abertas para o Curso de Atualização no Controle do Câncer do Colo do Útero e Coleta de Material para Exame Papanicolau.

A capacitação é voltada a enfermeiros da Região de Saúde Metropolitana I e Marajó I, que atuam no Sistema Único de Saúde, seja na Atenção Básica ou no atendimento à saúde da mulher no SUS.

As aulas serão ministradas nos municípios de Belém e Capanema, em horário integral, das 8h às 18h. Ao todo, serão ofertadas 42 vagas.

As inscrições estão abertas até o dia 6 de junho, devendo ser enviadas para o e-mail inscricoesetsuspa@gmail.com ou entregues na Secretaria Escolar da Etsus, situada à Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 207, bairro Umarizal, em Belém.

O edital completo está disponível para consulta no portal da Sespa (www.saude.pa.gov.br). Veja na página 23 do DOE desta quarta-feira, 16/05/18.

Fonte: Imprensa Oficial

LINK : http://www.ioepa.com.br/portal/noticias.aspx?id=12605

 

 

************************************************************************************************************************************************************************************************************************

 26/04/2018

Portal SESPA

Etsus qualifica 92 profissionais em Acolhimento em Saúde

Foto: José Pantoja – Ascom/Sespa

A Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Pará “Dr. Manuel Ayres” (Etsus), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), iniciou nesta quarta-feira (25) o curso de Qualificação em Acolhimento em Saúde, destinado a 92 tutores da área da saúde e educação. A ação, que será encerrada nesta sexta-feira (27), faz parte do Projeto Itinerários do Saber, do Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Foto: José Pantoja – Ascom/Sespa

“A Etsus é coordenadora estadual do Projeto Itinerários do Saber, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento de estratégias para qualificação dos profissionais de saúde de nível médio e técnico, visando ao aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS)”, informou Rafaela Chiappetta, facilitadora do curso.

A capacitação de tutores está sendo realizada na modalidade semipresencial, com duração de 60 horas, sendo 24 horas presenciais, em três dias úteis consecutivos, e 36 horas de dispersão.

Foto: José Pantoja – Ascom/Sespa

“Hoje, a política de saúde exige ser trabalhada a questão do acolhimento. O usuário do SUS precisa cada vez mais se sentir acolhido, e essa prática é essencial para nos qualificar e aperfeiçoar. Estamos aqui para aprender e disseminar conhecimento. A Escola traz uma nova metodologia, uma forma diferente de ensinar, e isso motiva tanto o professor quanto o aluno”, ressaltou Rubia Brito, enfermeira do município de Augusto Corrêa (nordeste paraense).

Segundo Rafaela Chiappetta, o projeto trabalha com quatro eixos temáticos: vigilância em saúde, saúde mental, acolhimento em saúde e segurança do paciente. “A Escola fez adesão a dois segmentos: segurança do paciente e acolhimento em saúde. Essa é a formação da primeira turma, sendo que a nossa demanda é ofertar 6.400 vagas para profissionais de nível médio e fundamental, abrangendo as 13 regiões de saúde”, acrescentou.

Educação permanente – O Projeto Itinerários do Saber é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde (Cgates), em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz, e com a Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RET-SUS), e apoio da Fiotec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde).

Foto: José Pantoja – Ascom/Sespa

O objetivo é o desenvolvimento de metodologias, organização e promoção de atividades de educação permanente, por meio de processos formativos e da qualificação dos profissionais de nível médio em áreas prioritárias do SUS.

A meta central é ampliar e fortalecer o cuidado para integrar a prática da saúde, a partir da oferta, até 2019, de 150 mil vagas para profissionais de nível médio/técnico do SUS e 2.500 mil vagas para facilitadores e orientadores.

O projeto contempla cursos com carga horária de 60 horas, nas modalidades presencial (60 h), semipresencial (40 h + 20 h de dispersão) e a distância (aulas por meio do ambiente virtual de aprendizagem do SUS – Plataforma Avasus -, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). (Com informações do Observatório do Cuidado).

Texto: Carla Fischer – Ascom Sespa

Fotos: José Pantoja – Ascom/Sespa

 

 

 

*************************************************************************************************************************************************************************************************************************

 10/04/2018

PCI CONCURSOS

ETSUS – PA recebe inscrições de Processo Seletivo com 140 vagas

A seleção será realizada por meio de Análise das Inscrições e Curso de Capacitação.

Terça-feira, 10 de abril de 2018 às 15h37

ETSUS - PA recebe inscrições de Processo Seletivo com 140 vagas

Estão abertas as inscrições de Processo Seletivo oferecido pela Escola Técnica de Sistema Único de Saúde do Pará “Dr. Manuel Ayres” (ETSUS – PA).

São 140 vagas no cargo de Tutor, para lecionar o Curso de Qualificação em Acolhimento em Saúde. Os interessados devem ter curso Superior na área da Saúde ou Educação, com experiência mínimia de seis meses no Sistema único de Saúde, fazendo jus, caso contratado, ao salário de R$ 1.200,00.

As inscrições serão realizadas até às 18h (Horário de Belém) do dia 18 de abril de 2018, pelo e-mail itnerariosdosaber.etsuspa@gmail.com. É preciso encaminhar o formulário de inscrição, bem como as cópia de todos os documentos que se encontram descritos no edital em nosso site.

O Processo Seletivo será realizado em duas etapas que consistem em Análise das Inscrições e curso de Capacitação de Tutores, de caráter classificatório e eliminatório, prevista nos períodos de 24 a 26 de abril de 2018 e 2 a 4 de maio de 2018.

                                                                                                                                               Jornalista: Gabriel Rabello Lanza

 

https://www.pciconcursos.com.br/noticias/etsus-pa-recebe-inscricoes-de-processo-seletivo-com-140-vagas

 

 

*************************************************************************************************************************************************************************************************************************

20/03/2018

PORTAL SESPA

ETSUS realiza curso de especialização técnica em oncologia

Foto: José Pantoja – Ascom/Sespa

 

 

“Há uma troca valiosa nesse curso, pois além da parte teórica expomos as experiências do dia a dia de várias áreas da saúde, desde a atenção básica a alta complexidade”, disse a técnica de enfermagem do setor de hematologia do Ophir Loyola, Esther Sena, sobre o curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Oncologia, realizado pela Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Pará (ETSUS/PA) vinculada a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

O curso iniciou hoje a sua segunda turma e terá duração de uma semana, sendo finalizada no próximo dia 23. O objetivo é promover a formação técnica especializada de enfermagem em Oncologia, para que possam atuar comprometidos com a consolidação do Sistema único de Saúde (SUS). A abertura também contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Vitor Mateus.

 

 

Foto: José Pantoja – Ascom/Sespa

 

 

“Aqui vamos trabalhar toda a rede de cuidados da oncologia desde a parte da promoção, a prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos. E trazer para os alunos ensinamento teóricos e práticos – trabalhando a problematização, vivências e experiências”, explicou Patrícia Martins, coordenadora estadual de Oncologia e professora do curso.

 

 

Foto: Ascom ETSUS-PA

 

 

De acordo com diretor da Etsus-PA, Raimundo Sena, o mundo vive um  processo de transição demográfica e epidemiológica e a escola acompanha essa dinâmica qualificando os profissionais que atuam no SUS para suprir as necessidades prioritárias do Sistema. “Trabalhamos na qualificação dos profissionais para que possamos organizar as Redes de Atenção à Saúde visando reduzir os agravos e os problemas de saúde da população do Estado”, contou Sena.

 

 

 

Foto: José Pantoja – Ascom/Sespa

 

“Eu trabalho numa Unidade de Saúde e estou enquadrada na Atenção Básica, então ouvindo situações de Alta Complexidade o meu conhecimento se expande muito mais para o auxílio com os pacientes”, disse Fernanda Salgado, técnica de enfermagem da Unidade de Saúde da Marambaia.

Participam do curso, técnicos de enfermagem da Atenção Básica, dos Centros e Unidades de Referência à Saúde da Mulher, da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), Hospital Regional e o Hospital Ophir Loyola, abrangendo os municípios de Ananindeua, Belém, Benevides, Bragança, Breves, Castanhal, Ponta de Pedras, Salinópolis, Santa Izabel e Santa Bárbara.

Foto: José Pantoja – Ascom/Sespa

A formação tem carga horária de 360 horas, distribuídas entre teoria e estágio. A primeira turma foi realizada no período de 12 a 16 de março. Ainda esse ano mais duas turmas serão ofertadas para a Região do Baixo Amazonas e Carajás.

 

 

 

 

 

http://www.saude.pa.gov.br/2018/03/20/etsus-realiza-curso-de-especializacao-tecnica-em-oncologia/

 

**************************************************************************************************************************************************************************************************************************

 19/03/2018

AGÊNCIA PARÁ 

Etsus inicia nova turma de especialização técnica em oncologia

“Há uma troca valiosa nesse curso, pois além da parte teórica expomos as experiências do dia a dia de várias áreas da saúde, desde a atenção básica à alta complexidade”, disse a técnica de enfermagem Esther Sena, do Setor de Hematologia do Hospital Ophir Loyola, sobre o curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Oncologia, realizado pela Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Pará (ETSUS/PA), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

O curso iniciou nesta segunda-feira (19) sua segunda turma, com duração até o próximo dia 23 (sexta-feira). O objetivo é promover a formação técnica especializada de enfermagem em oncologia, para que os profissionais possam atuar comprometidos com a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). A abertura do curso contou com a presença do secretário estadual de Saúde Pública, Vitor Mateus.

“Aqui vamos trabalhar toda a rede de cuidados da oncologia, desde a parte da promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos. E trazer para os alunos ensinamento teóricos e práticos – trabalhando a problematização, vivências e experiências”, explicou Patrícia Martins, coordenadora Estadual de Oncologia e professora do curso.

Necessidades prioritárias – De acordo com diretor da Etsus-PA, Raimundo Sena, o mundo vive um processo de transição demográfica e epidemiológica, e a escola acompanha essa dinâmica qualificando os profissionais que atuam no SUS para suprir as necessidades prioritárias do Sistema. “Trabalhamos na qualificação dos profissionais para que possamos organizar as Redes de Atenção à Saúde, visando reduzir os agravos e os problemas de saúde da população do Estado”, informou Raimundo Sena.

“Eu trabalho numa unidade de saúde e estou enquadrada na atenção básica. Então, ouvindo situações de alta complexidade, o meu conhecimento se expande muito mais para auxiliar os pacientes”, disse Fernanda Salgado, técnica de enfermagem da Unidade de Saúde da Marambaia.

O curso reúne técnicos de enfermagem da atenção básica, dos centros e Unidades de Referência à Saúde da Mulher, da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), Hospital Regional e Hospital Ophir Loyola, abrangendo os municípios de Ananindeua, Belém, Benevides, Bragança, Breves, Castanhal, Ponta de Pedras, Salinópolis, Santa Izabel do Pará e Santa Bárbara do Pará.

A formação tem carga horária de 360 horas, distribuídas entre teoria e estágio. A primeira turma foi capacitada no período de 12 a 16 de março. Ainda neste ano mais duas turmas serão ofertadas para as regiões do Baixo Amazonas e Carajás.

Por Carla Fischer

 

LINK

http://agenciapara.com.br/Noticia/162654/etsus-inicia-nova-turma-de-especializacao-tecnica-em-oncologia

 

*************************************************************************************************************************************************************************************************************************

 14/03/2018

IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO

Escola Técnica do SUS qualifica agentes comunitários de saúde

 

A Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Pará “Dr. Manuel Ayres” (Etsus) abre inscrições para curso de qualificação destinado a agentes comunitários de saúde. As matrículas iniciam amanhã (15) e ocorrem até o dia 12 de abril.

O curso é destinado aos profissionais das Regiões de Saúde do Araguaia, Baixo Amazonas, Carajás, Lago de Tucuruí, Tocantins e Xingu. As aulas acontecerão nos municípios durante uma semana por mês, em horário integral, das 8h às 18h.

São disponibilizadas 950 vagas. O edital com as informações completas, como requisitos para ingresso e documentação exigida, está disponível no endereço eletrônico da Sespa: www.saude.pa.gov.br. Leia na página 21 do DOE desta quarta-feira, 14/03/18.

Fonte: Imprensa Oficial

LINK

http://www.ioepa.com.br/portal/noticias.aspx?id=11351

 

************************************************************************************************************************************************************************************************************************

 08/03/2018

IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO

 

Etsus promove curso sobre câncer do colo de útero

A Escola Técnica do SUS (Etsus) realiza inscrições, no período de 12 a 23 de março, ao Curso de Atualização no Controle do Câncer do Colo de Útero e Coleta de Material para Exame Papanicolaou.

A capacitação é destinada a profissionais da Enfermagem na Região de Saúde Metropolitana III, que atuam no Sistema Único de Saúde. As aulas acontecerão nos municípios de Castanhal e Mãe do Rio, em horário integral: das 8h às 18h. São ofertadas 40 vagas.

As inscrições poderão ser enviadas para o e-mail da instituição ou efetivadas no prédio sede da escola, em Belém. O edital completo está disponível no endereço virtual da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará. Leia na página 70 do DOE desta quinta-feira, 08/03/18.

Fonte: Imprensa Oficial

 

LINK

http://www.ioepa.com.br/portal/noticias.aspx?id=11327

 

**************************************************************************************************************************************************************************************************************************

 05/03/2018

SITE OFICIAL – PREFEITURA MUNICIPAL DE BRAGANÇA 

PREFEITURA DE BRAGANÇA, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE SAÚDE, PROMOVEU A ENTREGA DE DIPLOMAS AOS AGENTES DE ENDEMIAS

Na busca incessante de levar qualificação profissional aos seus servidores, a Prefeitura de Bragança, através da Secretaria de Saúde, realizou a cerimônia de entrega dos diplomas aos Agentes de Combate às Endemias.
Os diplomas são referentes ao Curso de Qualificação promovido pela Escola Técnica do Sistema de Saúde do Pará “Dr. Manuel Ayres” – ETSUS/PARÁ.
A cerimônia contou com a presença de várias autoridades, com destaque ao prefeito Raimundo Oliveira e seu vice e Secretário de Saúde, Dr. Mario Jr., além do vereador Charles William, presidente da Comissão de Saúde na Câmara Municipal de Bragança, além dos vereadores Renato Oliveira, Flavinho do Hospital e Luizinho Brito.

LINK

http://www.braganca.pa.gov.br/index.php/ultimas-noticias/597-prefeitura-de-braganca-atraves-da-secretaria-de-saude-promoveu-a-entrega-de-diplomas-aos-agentes-de-endemias

 

 

**************************************************************************************************************************************************************************************************************************

23/02/2018

SITE OFICIAL – PREFEITURA MUNICIPAL DE GARRAFÃO DO NORTE 

 

Secretaria Municipal de Saúde entrega de certificados de qualificação para os ACE

 

Secretaria Municipal de Saúde entrega de certificados de qualificação para os ACE

 

A Secretaria Municipal de Saúde realizou a entrega de certificados do curso de qualificação para Agente de Combate às Endemias (ACE) de Garrafão do Norte. O curso foi promovido pela Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Pará “Dr. Manuel Ayres” – ETSUS/PARÁ, com carga horária de 400 horas.

Com a formação, a Secretaria de Saúde busca ampliar o acompanhamento à população no atendimento que é feito nos domicílios e nas comunidades, reduzindo agravos. O encontro contou com presença do Secretário Batatinha, Coordenador de Endemias, Antonio Batista Gomes, representante do Conselho de Municipal de Saúde, Francisco Eliton Moreira dos Santos, além de representantes da ETSUS, Orbelia Hyomar Leite Sena e Luzenir do Socorro Farias Paiva.

 

LINK

http://www.garrafaodonorte.pa.gov.br/artigo/secretaria-municipal-de-saude-entrega-de-certificados-de-qualificacao-para-os-ace

 

 

 

************************************************************************************************************************************************************************************************************************

15/02/2018

IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO 

 

ETSUS ALTERA DATA FINAL DE INSCRIÇÕES PARA CURSO TÉCNICO EM ONCOLOGIA

A Escola Técnica do SUS (Etsus) altera para 02/03 a data final das inscrições ao Curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Oncologia. Para participar da qualificação, o interessado deve possuir o curso de técnico de enfermagem completo, certificado pelo MEC, além de ser preferencialmente servidor público efetivo e desenvolver ações de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento na área de Oncologia. As inscrições são gratuitas e devem ser entregues na secretaria da Etsus, localizada na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 207, em Belém. O edital com o cronograma modificado pode ser acessado em www.saude.pa.gov.br. São ofertadas 60 vagas e o curso terá duração de oito meses. Confira na página 07 do DOE desta quinta-feira 15/02/2018.

Fonte: IMPRENSA OFICIAL

 

LINK : http://www.ioepa.com.br/portal/noticias.aspx?id=11233

 

**************************************************************************************************************************************************************************************************************************

 26/01/2018

SITE DE NOTÍCIAS – BACANA NEWS

Escola Técnica do SUS completa 12 anos de atividades no Pará

 

A Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Dr. Manuel Ayres (Etsus-PA), vinculada a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), completa nesta quinta-feira (25), 12 anos de história e trabalho por meio de capacitações aos profissionais de saúde do estado. Ao todo, 29.410 alunos se formaram/qualificaram pela escola. Segundo o diretor Raimundo Sena, entre 2011 e 2017, 26 cursos foram ofertados, entre eles: qualificação para agente comunitário de saúde, qualificação para agente de combate às endemias, técnico em citopatologia, técnico em hemoterapia, técnico em vigilância em saúde, entre outros.

A Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Dr. Manuel Ayres (Etsus-PA), vinculada a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), completou  quinta-feira (25), 12 anos de história e trabalho por meio de capacitações aos profissionais de saúde do estado. Ao todo, 29.410 alunos se formaram/qualificaram pela escola.

Segundo o diretor Raimundo Sena, entre 2011 e 2017, 26 cursos foram ofertados, entre eles: qualificação para agente comunitário de saúde, qualificação para agente de combate às endemias, técnico em citopatologia, técnico em hemoterapia, técnico em vigilância em saúde, entre outros.

“A qualificação profissional é feita por meio de formação técnica de nível médio, contemplando, prioritariamente, os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), em consonância com os princípios e as diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde”, explicou o diretor.

Para 2018, a Etsus-PA vai implantar, em parceria com o Ministério da Saúde, o Projeto “Itinerários do Saber”, que abrange os cursos de Acolhimento em Saúde, Segurança do Paciente, assim como ofertará o curso de especialização técnica de nível médio em Terapia Renal Substitutiva.

A Etsus possui ações pautadas para efetivação do SUS, considerando os pressupostos da Educação Permanente e da integração ensino-serviço, prioritários em seus processos formativos. “Enquanto instituição formadora, sua relevância para a educação e saúde, consiste no fortalecimento das políticas públicas, com estratégias de efetivação de práticas de saúde, que reafirmam e expressam a potência do SUS”, detalhou Sena.

Serviço: A Escola fica localizada na rua Cônego Jerônimo Pimentel, 207 – Umarizal, Belém.

LINK

 

************************************************************************************************************************************************************************************************************************

 

 25/01/2018

AGENCIA PARÁ 

Escola Técnica do SUS completa 12 anos de atividades no Pará

 

A Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Dr. Manuel Ayres (Etsus-PA), vinculada a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), completa nesta quinta-feira (25), 12 anos de história e trabalho por meio de capacitações aos profissionais de saúde do estado. Ao todo, 29.410 alunos se formaram/qualificaram pela escola.

Segundo o diretor Raimundo Sena, entre 2011 e 2017, 26 cursos foram ofertados, entre eles: qualificação para agente comunitário de saúde, qualificação para agente de combate às endemias, técnico em citopatologia, técnico em hemoterapia, técnico em vigilância em saúde, entre outros.

“A qualificação profissional é feita por meio de formação técnica de nível médio, contemplando, prioritariamente, os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), em consonância com os princípios e as diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde”, explicou o diretor.

Para 2018, a Etsus-PA vai implantar, em parceria com o Ministério da Saúde, o Projeto “Itinerários do Saber”, que abrange os cursos de Acolhimento em Saúde, Segurança do Paciente, assim como ofertará o curso de especialização técnica de nível médio em Terapia Renal Substitutiva.

A Etsus possui ações pautadas para efetivação do SUS, considerando os pressupostos da Educação Permanente e da integração ensino-serviço, prioritários em seus processos formativos. “Enquanto instituição formadora, sua relevância para a educação e saúde, consiste no fortalecimento das políticas públicas, com estratégias de efetivação de práticas de saúde, que reafirmam e expressam a potência do SUS”, detalhou Sena.

Serviço: A Escola fica localizada na rua Cônego Jerônimo Pimentel, 207 – Umarizal, Belém.

Por Carla Fischer

 

LINK :

http://agenciapara.com.br/Noticia/161513/escola-tecnica-do-sus-completa-12-anos-de-atividades-no-para

 

************************************************************************************************************************************************************************************************************************

 

25/01/2018

PORTAL SESPA

ESCOLA TÉCNICA DO SUS COMPLETA 12 ANOS DE ATIVIDADES NO PARÁ

 

Foto Ascom SESPA

Criando em 25 de janeiro de 2018 por Carla Fischer

 

A Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Dr. Manuel Ayres (Etsus-PA), vinculada a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), completou nesta quinta-feira (25), 12 anos de história e trabalho por meio de capacitações aos profissionais de saúde do estado. Ao todo, 29.410 alunos se formaram/qualificaram pela escola.

Segundo o diretor, Raimundo Sena, em sua gestão de 2011 a 2017, somam-se 26 cursos ofertados, entre eles: Qualificação para agente comunitário de saúde, qualificação para agente de combate às endemias, técnico em citopatologia, técnico em hemoterapia, técnico em vigilância em saúde, entre outros.

“A qualificação profissional é feita por meio de formação técnica de nível médio, contemplando, prioritariamente, os trabalhadores do Sistema único de Saúde (SUS), em consonância com os princípios e as diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde”, explicou Raimundo Sena.

Foto Ascom Sespa

Para 2018, a Etsus-PA estará ofertando em parceria com o Ministério da Saúde, o Projeto “Itinerários do Saber”, que abrange os cursos de Acolhimento em Saúde, Segurança do Paciente, assim como ofertará o curso de Especialização Técnica de nível médio em Terapia Renal substitutiva.

A Etsus/-A possui ações pautadas para efetivação do SUS, considerando os pressupostos da Educação Permanente e da integração ensino-serviço, prioritários em seus processos formativos. “Enquanto instituição formadora, sua relevância para a educação e saúde, consiste no fortalecimento das políticas públicas, com estratégias de efetivação de práticas de saúde, que reafirmam e expressam a potência do SUS”, finalizou Sena.

Serviço: Escola fica localizada na rua Cônego Jerônimo Pímentel, 207 – Umarizal, Belém.

 

LINK

 

**************************************************************************************************************************************************************************************************************************

19/01/2018

IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO

Escola Técnica do SUS realizará inscrições para curso em oncologia

No dia 22 de janeiro, serão abertas as inscrições para o Curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Oncologia. A capacitação é oferecida pela Escola Técnica do Sistema Único de Saúde “Dr. Manuel Ayres”.

O curso é para técnicos de enfermagem que atuam no SUS. As inscrições são gratuitas e encerram em 06/03. São ofertadas 60 vagas no curso que está estruturado em cinco módulos e terá duração de oito meses.

As aulas acontecerão durante uma semana por mês, em horário integral das 8h às 18h. O edital com todas as informações sobre a especialização ficará disponível no endereço eletrônico da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa): www.saude.pa.gov.br. Leia na página 14 do DOE desta sexta-feira, 19/01/18.

LINK

http://www.ioepa.com.br/portal/noticias.aspx?id=11135

 

**************************************************************************************************************************************************************************************************************************