Obras em Hospital de Monte Alegre ampliam atendimento no oeste do Pará

14 de junho de 2021 Off Por ASCOM

Obras em Hospital prosseguem em ritmo acelerado

Um ano depois da assinatura do convênio destinado à ampliação e estruturação do Hospital Municipal de Monte Alegre, no oeste do Pará, as obras, iniciadas em janeiro deste ano, seguem em ritmo acelerado para garantir a entrega de mais um equipamento público em saúde que vai trazer melhorias para a vida dos moradores de toda a região. Os investimentos destinados ao empreendimento somam mais de R$ 4,9 milhões.

O novo projeto alcança o bloco de ambulatório, a ala de internação, o vestiário, a área de conforto médico e de enfermagem, além da criação de cinco novos leitos que se somam aos que já estão disponíveis. Serão 814 m² de área construída nova, e de acordo com o último relatório emitido, o percentual de conclusão dos trabalhos está em 40%. A previsão de entrega da unidade é dezembro de 2021.

“Com 54 anos de construído, era grande a necessidade de rever essa estrutura, já que o município conta com 55 mil habitantes e recebe demandas de cidades vizinhas, principalmente Prainha e Alenquer”, explica o engenheiro civil Roberto Medeiros, que fiscaliza a obra. A área física será ampliada em 929,38 metros quadrados, com readequação do espaço existente. “Teremos um novo hospital, de acordo com todas as exigências das técnicas hospitalares da ABNT e também seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, proporcionando assim um melhor atendimento”, garante.

Segundo o engenheiro Gustavo Lobato, diretor de Engenharia e Projetos da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), foi realizada uma análise do projeto de arquitetura apresentado e emitido um parecer favorável às intervenções – o convênio só foi assinado após a aprovação dos projetos e da análise de documentos de todas as outras divisões pertinentes. Em seguida, por parte da prefeitura de Monte Alegre, foi feita a licitação e com a empresa vencedora definida, deu-se início aos serviços.

“As obras no hospital municipal vêm somar, melhorando a qualidade da infraestrutura de atendimento em saúde na cidade e ampliando a capacidade desse atendimento. A parceria entre a Sespa e o município é positiva e fundamental para que as necessidades da população do Baixo Amazonas sejam atendidas a contento”, detalha Gustavo.

A competência da Sespa está ligada ao desembolso financeiro, respeitando o plano de trabalho e o acompanhamento da obra por parte dos fiscais. Já pelo município fica a responsabilidade do emprego dos recursos repassados pelo Estado e suas respectivas prestações de contas.

“O governo do Estado, por meio da Sespa, prioriza a Saúde Pública não apenas por causa da pandemia. Por isso, nossa intenção com mais essa unidade hospitalar é que a população tenha mais uma referência para o atendimento na região. Queremos que todos os paraenses tenham acesso à saúde pública de qualidade”, afirma o titular da pasta, Romulo Rodovalho.

O Hospital Municipal foi inaugurado no dia 11 de agosto de 1970 sob gestão do governo federal, portanto é um hospital antigo e fora dos padrões e critérios estabelecidos pela legislação vigente. As intervenções devem minimizar os problemas identificados e melhorar a infraestrutura frente ao que as atuais normas de saúde estipulam.

Texto: Carol Menezes/Secom