Oeste do Pará recebe mais 1,3 mil vacinas e ultrapassa 78 mil doses de imunizantes contra Covid

O novo lote de vacinas que chegou a Santarém para dar continuidade ao Plano de Vacinação do Estado

A região Oeste do Pará recebeu mais um lote com 1.340 doses da vacina CoronaVac/Sinovac. O avião com os imunizantes chegou nesta quinta-feira (4) ao Aeroporto Internacional de Santarém “Maestro Wilson Fonseca”. As doses, que vão manter o Plano Paraense de Vacinação contra a Covid-19, serão destinadas a trabalhadores da saúde, e também para os profissionais de saúde atuantes em terra indígena, que deverão receber a segunda dose da vacina. Até o momento, o Governo do Pará distribuiu 78.131 doses do imunizante na região Oeste, enviados pelo Ministério da Saúde.

Aline Cunha, diretora do 9º Centro Regional da Sespa, destaca a imunização dos grupos prioritários

Aline Cunha, diretora do 9º Centro Regional da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), destaca que, além dos profissionais de saúde, a região prossegue a imunização dos grupos prioritários. “Estamos executando em nossos municípios a vacinação de idosos entre 75 e 79 anos, com exceção de Santarém, que está imunizando idosos entre 70 e 79 anos”, informa.

A logística de distribuição na região contou com a utilização de um avião de médio porte, modelo Caravan, e outro de pequeno porte, modelo C-206, ambos da frota do governo do Estado. A logística foi planejada pela Secretaria Regional de Governo do Oeste do Pará e executada pelo Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp).

A rapidez na logística garante o abastecimento de vacinas na região

Quantidade – O Pará recebeu na madrugada de quarta-feira (3) mais uma remessa, com 67 mil doses, da vacina CoronaVac/Sinovac, desenvolvida no Brasil pelo Instituto Butantan.

Foi o sexto carregamento recebido pelo Estado, contabilizando 481.040 doses enviadas pelo Ministério da Saúde. Até o próximo dia 30 de março, o Pará deverá receber 1,5 milhão de doses de imunizantes contra a Covid-19.

Negociação – O governador Helder Barbalho articula com o Ministério da Saúde a garantia de mais vacinas para imunizar todos os habitantes do Estado. “Nós estamos articulando, em conjunto com o Fórum dos Governadores e o Consórcio de Governadores da Amazônia, a aquisição de vacinas de todos os laboratórios que estão com eficácia garantida. Lamentavelmente, não há pronta entrega de vacina, e nós estamos dialogando para que, num esforço comum com o governo federal, possamos trabalhar em um único caminho”, garante o governador.

Atualmente, o Pará é o 9º estado que mais vacina contra a Covid-19 no País, de acordo com dados divulgados pelo Consórcio de Veículos de Imprensa.

Texto: Leonardo Nunes/Secom

Fotos: Marcelo Seabra/Ag. Pará