Ostomizados fazem 2ª caminhada no Parque do Utinga contra tabus e preconceitos

Ostomizados fazem 2ª caminhada no Parque do Utinga contra tabus e preconceitos

18/11/2023 Off Por Roberta Vilanova

Pacientes do Sape e familiares participam de um aquecimento dirigido antes de iniciar a caminhada pelo Parque do Utinga

Cerca de cem pessoas participaram nesta manhã de sábado, 18, da 2ª Caminhada da Pessoa Ostomizada no Parque do Utinga, em Belém. A programação, alusiva ao Dia Nacional do Ostomizado, no último dia 16, foi promovida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), através do Serviço de Atenção à Pessoa Com Estomia (Sape), que por sua vez é vinculado à Unidade de Referência Especializada (Ures) Presidente Vargas.

O evento, com o lema “Estoma Não Me Limita”, reuniu pacientes, familiares e a equipe multiprofissional do Sape, em uma grande confraternização que objetivou mostrar que a vida com ostomia pode ser normal, sem limitações, apenas com adaptações com os equipamentos dispensados pelo Sape.

Francisca Santino, coordenadora do Sape, celebrou a adesão dos pacientes à programação da Sespa

A ostomia, ou estomia de eliminação, é um procedimento cirúrgico realizado para construir um novo trajeto para eliminação de urina e fezes. Geralmente, é realizado depois de condições traumáticas ou patológicas, como perfurações no abdômen e doenças no intestino, no reto e na bexiga, que podem gerar a necessidade do procedimento para preservação da vida.

O Sape atualmente conta com cerca de 3 mil pacientes cadastrados, que vão regularmente retirar as bolsas coletoras e adjuvantes. Presente na caminhada, a coordenadora do Sape, Francisca Santino, celebrou a realização do evento e do serviço prestado: “Foi uma manhã excelente, conseguimos acolher e ser acolhidos pelos pacientes. Recebemos os feedbacks positivos dos serviços que prestamos e ficamos felizes de ver a adesão deles em nossas programações. Além disso, a caminhada também foi muito importante para quebrar tabus e preconceitos”, declarou.

Helena Perpétuo Socorro participou da caminhada e agradeceu a atenção de toda a equipe técnica envolvida com o serviço

União – Uma das pacientes presentes no evento foi Dona Helena do Perpétuo Socorro, 65 anos, paciente da Sape há cinco. Ela declarou sua satisfação com a programação e fez elogios ao tratamento que recebe: “Fico muito feliz com a realização de programações como esta, ajuda a unir ainda mais essa equipe composta por nós, pacientes, e os profissionais da Sape. Só tenho a agradecer pela atenção que recebo sempre que lido com as pessoas envolvidas no serviço. Levo uma vida nova, feliz, desde que me adaptei à ostomia que uso atualmente”, afirmou.

A equipe do Sape conta com médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e técnicos em Enfermagem. Uma das profissionais da equipe é Lia Quadros, assistente social, que também acompanhou a caminhada deste sábado. “Ao todo, somos 17 profissionais dedicados a prestar um bom serviço para todos os ostomizados que nos procuram. São cerca de 200 usuários atendidos diariamente”, falou.

Lia Qiuadros, assistente social do Sape

Para ter acesso ao serviço, é preciso agendar o primeiro atendimento pelos telefones (91) 7400-7063 e ou presencialmente na URE Presidente Vargas. Feito isso, só ficar atento ao dia e horário marcado e comparecer com 20 minutos antes, munido dos seguintes documentos, com originais e cópias: laudo médico; sumário de alta, identidade ou documento oficial com foto; CPF; cartão SUS; comprovante de residência e certidão de nascimento.

O laudo médico deve ter o nome da doença com CID, que levou à confecção do estoma; o tipo de estomia, tempo de permanência (se temporário, definitivo ou indeterminado) e o quadro clínico e tamanho (diâmetro) da estomia. As informações do laudo são de extrema importância para posterior orientação e acompanhamento médico dos usuários que futuramente realizarão a reconstrução.

Serviço: O Serviço de Atenção à Pessoa com Estomia funciona na URE Presidente Vargas, situada na avenida Presidente Vargas, 513, entre as travessas Oswaldo Cruz e Aristides Lobo. Horário: das 7 às 11 horas e de 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, exceto aos feriados. Contatos pelo telefone (91) 7400-7063.

Texto e fotos: Edilson Teixeira/Sespa