Pará ganha destaque no I Fórum de Prevenção do Câncer de Pênis

12/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

O Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), foi escolhido pelo Ministério da Saúde (MS) para representar todos os estados no I Fórum de Prevenção do Câncer de Pênis no âmbito da Atenção Primária à Saúde. O encontro ocorreu na última sexta-feira (11), por videoconferência, e reuniu membros da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Ministério da Saúde e Coordenação de Saúde do Homem da Sespa.

A reunião serviu para discutir os pontos positivos já executados pelo Estado e novas medidas preventivas a serem adotadas nas próximas ações da Secretaria. Em 2021, o estado registrou cerca de 160 casos da doença. Durante todo o ano, a Sespa realiza campanhas educativas para informar a população masculina sobre formas de prevenção.

Dentre as atividades desenvolvidas pela Sespa estão reuniões semanais com gestores municipais de saúde para falar sobre o câncer de pênis, palestras, ações educativas sobre temas relacionados à saúde do homem, realizadas por meio do Programa Território Pela Paz (TerPaz) em bairros considerados de maior vulnerabilidade, parcerias com instituições públicas e privadas, como o SEST/SENAT, desenvolvendo ações educativas voltadas para caminhoneiros. O projeto atende também as comunidades quilombolas, ribeirinhas e a população carcerária.

Outra estratégia adotada pela Coordenação de Saúde do Homem  é a parceria feita com o Programa Saúde nas Escolas (PSE), que visa conscientizar o público desde a base infantil até a adolescência sobre os cuidados da saúde do homem.

A Sespa também atua com o Programa Saúde na Escola

“O programa Saúde nas Escolas atua em conjunto com os agentes de Estratégia em Saúde da Família. Eles vão até as escolas para dar palestras para alunos e professores sobre saúde e uma das temáticas é a saúde do homem e a importância da vacina do HPV”, explicou Diego Cutrim, coordenador do Departamento de Saúde do Homem da Sespa.

O objetivo é apoiar as gestões estaduais e municipais na qualificação das práticas de cuidado à saúde do homem, considerando a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pênis e o cuidado integral à saúde em diversos contextos. Além disso, o governo quer qualificar as ações de educação permanente para os gestores e profissionais da atenção primária nesse contexto.

Para o coordenador, o fato de o Pará representar os estados no Fórum é importante e ajuda a dar maior visibilidade ao trabalho feito pela equipe.  “É importante mostrar o trabalho desenvolvido e, quem sabe, servir de modelo para outros municípios e até outros estados”, concluiu.

Texto: Tatiane Freitas/Sespa