Pará recebe mais 38 mil doses de vacina contra a Covid-19 nesta sexta-feira (24)

Pará recebe mais 38 mil doses de vacina contra a Covid-19 nesta sexta-feira (24)

24/09/2021 Off Por Roberta Vilanova

As doses dessa remessa serão destinadas à aplicação de segunda dose ao público-alvo definido pelos municípios

O Pará recebeu, na manhã desta sexta-feira (24), a 88ª remessa de vacina contra a Covid-19 enviada pelo Ministério da Saúde, com 38.000 doses da vacina Astrazeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e enviada pelo Ministério da Saúde (MS).

As doses dessa remessa serão destinadas à aplicação de segunda dose ao público-alvo definido pelos municípios.

A equipe de Logística da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) recebeu as vacinas no Aeroporto de Belém e organiza o envio aos Centros Regionais de Saúde, para distribuição aos 144 municípios paraenses. O envio será feito a partir desta sexta-feira (24), por via terrestre, aérea e fluvial, e contará com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

O planejamento da Sespa inclui a distribuição das doses, assim como dos insumos para todos os municípios, e cada um deles recebe as doses de acordo com o quantitativo populacional e a atual etapa de vacinação.

Com mais essa remessa, o Pará totaliza 10.372.470 doses de imunizantes

Eficiência – Segundo o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, a Sespa tem trabalhado há oito meses em conjunto com outras instituições para garantir que as doses cheguem à população de forma rápida, segura e eficaz.  “Estamos nos esforçando para que os municípios cumpram o Plano Paraense de Vacinação, disponibilizando as doses imediatamente aos grupos pré-definidos em cada local”, afirmou.

Com mais essa remessa, o Pará totaliza 10.372.470 doses de imunizantes recebidos e destinados à população paraense, das quais, 3.567.990 são da CoronaVac/Sinovac; 3.931.800 da Oxford/AstraZeneca; 2.734.230 da Pfizer e 138.450 da Janssen.

Texto: Mozart Lira/Sespa

Fotos: Marcelo Seabra/Ag. Pará