Pará recebe nesta segunda-feira (6) mais 214.360 doses de vacina contra a Covid-19

06/09/2021 Off Por Roberta Vilanova

Remessa de vacinas da Pfizer e Coronavac aproxima o Pará de quase 9 milhões de imunizantes recebidos do Ministério da Saúde

Chegaram a Belém, na tarde desta segunda-feira (6), as remessas de número 76 e 77 de vacinas contra a Covid-19, enviadas pelo Ministério da Saúde. São mais 158.200 doses da Coronavac e 56.160 da Pfizer. Com as novas remessas, o Pará totaliza agora 8.974.400 milhões de doses de imunizantes recebidos e destinados à população paraense, das quais, 2.931.590 são da CoronaVac/Sinovac; 3.806.550 da Oxford/AstraZeneca; 2.097.810 da Pfizer; e 138.450 da Janssen.

“O Pará se aproxima das 9 milhões de doses recebidas e, para nós, isso é muito gratificante, pois significa a possibilidade de imunizar a nossa população e, consequentemente, diminuir os dados da pandemia no Estado. Pedimos a todos que, ao chegar sua vez, procurem se vacinar. Todos precisam fazer sua parte neste momento buscando a vacina e sem deixar de lado as recomendações sanitárias como uso de máscara e álcool em gel, por exemplo”, enfatiza o secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho.

Os imunizantes do Butantan serão destinado para as segundas doses. As doses da Pfizer serão destinadas à vacinação de adolescentes, entre 12 e 17 anos, em todo o Estado. A equipe técnica da Sespa já trabalha no planejamento de distribuição e logística de entrega das doses aos Centros Regionais de Saúde. Desde a chegada da primeira remessa ao Estado o envio está sendo feito por vias terrestre, aérea e fluvial, com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Vacinas da Coronavac, do Butantan, serão destinadas à aplicação da segunda dose, enquanto as da Pfizer são para os adolescentes

“O Governo tem trabalhado intensamente para avançar na vacinação em todo o Pará. A distribuição das doses para os Centros Regionais de Saúde tem sido feita sempre com celeridade para avançar a vacinação em todos os municípios. É importante que a população também faça a sua parte, acompanhando o calendário do seu município”, finalizou o Secretário.

Vacinas – Até a tarde desta terça-feira (6), o Pará havia aplicado 6.554.248 doses de vacina contra a Covid-19. Sendo que deste total, 4.086.840 foram primeiras doses e 2.467.408 correspondem à segunda dose dos imunizantes.

As informações sobre a vacinação são fornecidas pelas Secretarias Municipais de Saúde. A população pode acompanhar o andamento da campanha em todo o Estado na página do Vacinômetro (http://www.saude.pa.gov.br/vacinometro/).

Texto: Caroliny Pinho/Sespa
Fotos: Alex Ribeiro/Ag.Pará