Poli Metropolitana encerra primeiro semestre de 2021 com mais de 300 mil exames

Poli Metropolitana encerra primeiro semestre de 2021 com mais de 300 mil exames

20/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

 

A Policlínica Metropolitana conta com a oferta de 37 tipos de diagnósticos por imagem

Após cinco horas de viagem de Capanema até Belém, o autônomo José Alves, de 66 anos, passou por uma série de exames na Policlínica Metropolitana, através do Programa Pré-Operatório Rápido, no mês passado. “Valeu a pena percorrer a distância, para fazer tudo em apenas um lugar. Passei pelo cardiologista e por diversos exames, como o eletro e o ecocardiograma. Tudo no mesmo dia, na mesma unidade. Isso é muito gratificante para quem é atendido pelo SUS (Sistema Único de Saúde): ter sua necessidade atendida em um único lugar”, observou o idoso.

Os exames do autônomo integram os quase 336.967 mil procedimentos realizados pelo Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), da Poli Metropolitana, no primeiro semestre de 2021. De janeiro a julho, a unidade referência do Governo do Estado em diagnosticar patologias de média e alta complexidade alcançou a expressiva marca, totalizando os diagnósticos por imagens e os exames laboratoriais.

O secretário de saúde do Estado, Rômulo Rodovalho, explica que o SADT é uma modalidade de prestação de serviço ofertada nas unidades de saúde do Governo do Estado, responsável pela realização de exames complementares das linhas de cuidado da atenção básica e da especializada.

“O objetivo do serviço é apoiar a realização de diagnóstico assertivo das patologias. Esse serviço é um dos carro-chefe da Poli Metropolitana, diante da sua finalidade: de ser um centro diagnóstico. Os usuários do SUS têm acesso a este serviço, apenas, após passar pelo especialista da unidade, o qual indicará a necessidade do paciente. Mas, deixamos claro à população que a Poli funciona com todos os serviços agendados, portanto, não é porta aberta”, destacou o titular da pasta.

O comerciante Natanael Souza, de 45 anos, também fez uma série de exames na unidade e aprovou o atendimento. “É um centro de primeiro mundo. Fiz uma tomografia, exames de sangue (laboratório) e um eletrocardiograma”, informou. O paciente está sob investigação médica sobre as causas do cansaço excessivo, após ter sido acometido, em maio, pelo novo coronavírus. “Entrei aqui pelo programa Triagem Pós-Covid e na segunda vez que retornei, já fui fazer todos os exames. Muito bom”, garantiu.

Oferta – A Poli conta com a oferta de 37 tipos de diagnósticos por imagem, além das análises clínicas e dos exames anatomopatológicos, realizados por análise de fragmentos de tecido ou órgão retirados através de biópsias, cirurgias, endoscopia, punção aspirativa, necropsias, entre outros. A unidade oferta também o exame pediátrico ‘teste olhinho’. Para saúde feminina, há a disponibilidade das ultrassonografias com doppler e a geral, a biópsia de colo de útero, além da mamografia, que apesar de não ser exclusiva às mulheres, é menos demandada pelo público masculino.

Entre os tipos de exames com maior demanda na unidade estão os indicados pelo clínico geral ou cardiologista, como o eletrocardiograma, o raio-X de tórax, o ecocardiograma, M.A.P.A (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial), holter e as endoscopias.

Pacientes são atendidos com dia e hora marcados

Diagnóstico – A diretora executiva da Policlínica Metropolitana, Liliam Gomes, explica aos paraenses a finalidade da unidade. “Somos um centro de diagnóstico de média complexidade que vem atender uma demanda importante na saúde pública na rede estadual. Ofertamos além das especialidades médicas e não médicas, um rol completo de exames de imagem e laboratoriais para agilizar o tempo para conclusão diagnóstica”, ressaltou.

A gestora ainda observa que todos os serviços são agendados. “Atendemos a população com dia e hora marcados. Nosso objetivo é dar mais resolutividade à estratégia de saúde pública, oferecendo atendimento acolhedor e humanizado, aos pacientes oriundos das unidades de atenção básica de saúde”, concluiu a gestora.

ENTENDA

-Os agendamentos de exames e consultas dos Programas Triagem Pós Covid e Pré-Operatório Rápido são feitos pelo WhatsApp (91) 98521-5110 ou pelo o e-mail: agendamento.polimetropolitana@issaa.org.br

-Como funciona: Pelo WhatsApp, a marcação é eletrônica. A ferramenta o direciona para o canal correto de atendimento, através da digitação de um número correspondente ao serviço desejado.

-Para as consultas com especialistas, elas são marcadas pela Unidade Básica de Saúde, através do Sistema de Regulação do Estado (SisReg)

Texto: Roberta Paraense/Policlínica Metropolitana

Fotos: Bruno Cecim/Ag. Pará