Poli Metropolitana triplica número de agendamentos pelos canais eletrônicos

Poli Metropolitana triplica número de agendamentos pelos canais eletrônicos

01/02/2022 Off Por Roberta Vilanova

O uso exclusivo das ferramentas eletrônicas para marcação de consultas e exames na Policlínica Metropolitana, em Belém, potencializou em mais de 304%, o quantitativo de agendamento nos três últimos meses. A Central de Diagnóstico, do Governo do Pará, em novembro do ano passado, registrou 4.331 marcações, dobrando para 11.310 em dezembro de 2021 e, alcançando a marca de 17.484 em janeiro de 2022, até a última sexta-feira (28).

Os índices da Central de Relacionamentos da unidade apontam a eficácia do sistema que busca dar mais comodidade no acesso à saúde da população paraense. E os números expressivos de agendamentos continuam: em novembro de 2021, foram feitas 1.099 marcações dos serviços via e-mail, saltando para 2.328 em dezembro do ano passado, se mantendo em 2.277 em janeiro de 2022, até o dia 28.

Estratégia – O sistema de marcação com o uso exclusivo pelos canais eletrônicos é uma estratégia criada com o objetivo de extinguir as filas e dar mais comodidade à população paraense.

“A Poli Metropolitana foi criada como uma unidade de referência do Governo do Estado para dar vazão às demandas da rede estadual. Além da Região Metropolitana, ela atende pacientes com investigações de doenças de todo o estado. E para evitar o deslocamento desses usuários e das filas, em novembro do ano passado o serviço passou a ser eletrônico. O que trouxe celeridade ao processo. E os números mostram um crescimento de mais 300% nas marcações de exames e consultas”, explicou Rômulo Rodovalho, secretário estadual de Saúde Pública.

Particularidades – Em caso de usuário que não tenha acesso às ferramentas do WhatsApp e do E-mail, este pode se dirigir à unidade, que será auxiliado pela equipe local na condução do processo. Mas, vale lembrar que a particularidade é apenas às pessoas que comprovarem a impossibilidade dos recursos eletrônicos.

Celeridade – A dona de casa Alma Lima, de 35 anos, acompanhou sua mãe, Rosana Lima, de 65 anos, em uma consulta com o cardiologista na unidade. Este já é o terceiro atendimento na Poli. “Procuramos a Policlínica no ano passado. Marquei uma consulta pelo programa Pré-Operatório, e em umas três semanas ela veio, fez exames, e o médico já indicou outro especialista. Tudo foi rápido, e não tive dificuldade de ir de madrugada para filas”, disse.

O autônomo Antônio Rocha também está satisfeito com o atendimento. Ele deu entrada na unidade através da regulação, para a investigação de uma deficiência oftalmológica. “O posto de saúde que marcou a minha primeira vez aqui. Mas, já fiz outras consultas e exames. Tudo sem nenhum problema, nem na marcação e, nem no atendimento. Os profissionais são ótimos, educados e atenciosos”, comemorou.

Como funciona – O primeiro acesso à Poli Metropolitana é através da Regulação Estadual, nas 20 especialidades médicas e não médicas. O usuário se dirige até um posto de saúde municipal, e, se houver a necessidade do rastreamento de alguma patologia, o município o regula para a Central Diagnóstica, através do Sistema de Regulação Estadual – Sisreg.

Uma vez atendido na unidade, o usuário que precisa retornar ao serviço ou ser encaminhado para outras especialidades (interconsultas) e exames no local, já sai com a sua demanda agendada. Ou seja, após a solicitação do médico, o paciente deve se direcionar aos guichês de atendimentos, e se houver vaga disponível para o serviço, esta é, imediatamente, marcada.

Em caso de alta demanda para o serviço solicitado, o usuário entra no pré-cadastro, e deve aguardar em casa o retorno da unidade para a informação do dia e do horário a ser direcionado à Poli.

“O usuário precisa manter o número do cadastro sempre atualizado, pois quando não há vaga no momento de saída do consultório, este entra em pré-cadastro. Assim, em outro momento, os atendentes fazem essa busca ativa do usuário. É importante que as pessoas também atendam as ligações de números desconhecidos, como os da nossa central. Em casos sinalizados pelos especialistas como prioridade, são marcados o mais breve possível”, observou Liliam Gomes, diretora executiva da Poli Metropolitana.

A gestora também ressalta a eficiência do serviço de marcação através dos canais eletrônicos. “A Poli foi criada para ser uma central diagnóstica, ou seja, é um centro de especialidades que investiga doenças. Assim, não é porta-aberta. Ela atende a população com hora e dia marcados, não havendo a necessidade de formação de filas na porta da unidade. Os índices mostram resultados expressivos: triplicamos a quantidade de agendamentos em três meses. Hoje, temos o tempo médio de resposta de 10h. São cerca de 15 colaboradores na operação”, enfatizou a diretora.

Demanda espontânea – Os acessos espontâneos à unidade são, exclusivamente, pelos Programas Triagem Pós-Covid e Pré-Operatório Rápido. A marcação para as consultas e exames é feita, unicamente, pelos canais eletrônicos: WhatsApp (91) 98521-5110 ou pelo e-mail: agendamento.polimetropolitana@issaa.org.br.

Demanda represada – É importante destacar que em 2020 e 2021, a Poli Metropolitana suspendeu os atendimentos normais, para atender casos leves a moderados de covid. Desta forma, alguns serviços foram suspensos e remarcados para outras datas, o que impacta a demanda que, em algumas especialidades e exames, ficaram represadas devido à alta procura. Além disso, vale ressaltar o perfil de atendimento em algumas especialidades que são demandadas pela rede de saúde.

SERVIÇO: 

*Documentos para o agendamento:

– RG (frente e verso) / Documento equivalente ou Certidão de nascimento);

– CPF do paciente

– Cartão Nacional SUS

– Comprovante de residência atualizado

– Número para contato

*Para agendamento de pacientes menores de idade, além dos documentos do paciente acima listados, são necessários também documentos do responsável: RG ou documento equivalente com foto e CPF.

Canal: WhatsApp (91) 98521-5110 ou pelo e-mail: agendamento.polimetropolitana@issaa.org.br

Como funciona o WhatsApp: A ferramenta o direciona para o canal correto de atendimento, através da digitação de um número correspondente ao serviço desejado.

Exemplo:

-[Digite 1] Se você já é paciente da Policlínica e deseja agendar ou reagendar exames e/ou consultas.

-[Digite 2] Se você ainda não é paciente da Policlínica ou deseja informações de agendamentos para os programas: Pré-Operatório Rápido e Pós-Covid.

-[Digite 3] Para saber qual preparo é necessário para realizar seu exame.

-[Digite 4] Se você quer saber sobre resultados de exames realizados.

Endereço: Almirante Barroso com a Dr. Freitas, S/N, – Marco | CEP: 66095-112 | Belém – Pará

Texto: Roberta Paraense/Policlínica Metropolitana