Policlínica Itinerante do Reduto encerra atendimento da Covid-19

01/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

Ures Reduto não fará mais atendimentos e testagens de covid-19, usuários devem buscar unidades de Saúde

Nesta sexta-feira (1º), a Policlínica Itinerante da Unidade de Referência Especializada do Reduto (Ures-Reduto) encerra as atividades para atendimento e testagem da Covid-19. O motivo é a baixa procura dos usuários pelo serviço.

Nos últimos dois meses, o número de atendimento reduziu em torno de 97% no local. Quem precisar do serviço para atendimento de covid-19 poderá procurar as unidades básicas de saúde do município.

“O projeto era uma ação para atender pacientes com quadros leves e moderados de covid-19, mas devido ao avanço da vacinação e a diminuição dos casos, houve uma baixa demanda por atendimento. Estamos atendendo quatro pacientes por dia, então não se faz mais necessário o seu funcionamento”, explicou a diretora técnica da Sespa, Carla Figueiredo.

O secretario de Estado de Saúde Pública (Sespa), Rômulo Rodovalho, explica que os serviços poderão ser retomados caso haja necessidade. “A policlínica do reduto foi montada especificamente para atender casos de covid-19. Nos últimos dias de fevereiro e até o dia 30 de março não houve procura. As unidades de saúde municipais e Unidades de Pronto Atendimento (Upas) continuam com os atendimentos. A população não vai ficar desamparada”, garantiu o secretário.”

A Policlínica Itinerante do Reduto foi instalada em outubro de 2021, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Flexibilização – Esta semana o governador do estado, Helder Barbalho, flexibilizou o uso de máscaras no estado em espaços abertos através do decreto estadual 2.265/2022.

Segundo os dados do Comitê Científico da Sespa, a redução de óbitos pela Covid-19, comparando os números de janeiro deste ano com os do mês de março, é de 87%. Da mesma forma, neste mesmo período, houve uma redução de 99% no número de casos da doença no Pará, em decorrência do avanço da vacinação no estado.

SERVIÇO: Quem estiver apresentando sintomas de covid-19, como febre, dor no corpo, tosse coriza, falta de ar, paladar ou olfato, pode procurar as Unidades Básicas de Saúde Municipais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), e Prontos Socorros.

Texto: Tatiane Freitas/Sespa