Policlínica Metropolitana tem capacidade para 600 crianças por mês

Policlínica Metropolitana tem capacidade para 600 crianças por mês

21/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

Movimento de usuários na Policlínica Metropolitana na avenida Doutor Freitas, no bairro do Marco, em Belém

Criada pelo Fundo Nacional das Nações Unidas para Infância (UNICEF) como forma de promover uma reflexão a respeito das condições de vida das crianças no mundo, no dia 21 de março, comemora-se ao redor do Globo, o Dia Mundial da Infância. Em Belém, para promover o acesso ao atendimento à saúde de qualidade, a Policlínica Metropolitana, por mês, tem a capacidade de fazer 600 atendimentos pediátricos, através dos Programas Triagem Pós-Covid e Pré-Operatório Rápido.

Além de pediatras, a unidade oferta consultas com uma equipe multiprofissional para crianças, menores de 13 anos, em regime de consultas ambulatoriais. A coordenadora do serviço de pediatria da Policlínica Metropolitana do Pará, Rafaela Dias Neves, destaca que os atendimentos através do programa, são voltados para as crianças, que por ventura, apresentam alguma sequela ou alteração emocional ou física por conta de infecção por covid 19, na Triagem Pós- Covid e/ou, para aquelas que vão passar por alguma cirurgia.

“No Programa Pré-Operatório Rápido, as crianças que aguardavam, por muitas vezes, mais de um ano para realizar exames Pré-operatórios, na Poli, agora conseguem realizar os exames de laboratório e de imagem, incluindo RX-tórax e o eletrocardiograma, tudo no mesmo dia. Elas são avaliadas pela equipe de pediatria e seguem em consulta pré-anestésica”, explicou a pediatra.

A unidade também faz o atendimento na especialidade, nos consultório da Poli, as doenças com mais queixas são: autismo, hiperatividade; atrasos na fala; transtornos de ansiedade geradas pela pandemia. “Ainda é evidente a puericultura que é a consulta regular do menor de idade, em relação ao crescimento e desenvolvimento. Ainda, é frequente casos de parasitoses intestinais e dermatoses da infância, como escabioses e doenças causadas por fungos na pele”, elencou Rafaela Dias Neves.

Policlínica atende 20 especialidades médicas

Cuidados – Para manter o cuidado com as crianças, a médica pediátrica faz uma série de orientações. “Manter uma alimentação saudável, evitando apenas o consumo de alimentos processados. Promover atividades físicas com os menores, principalmente, de caráter lúdico, além de controlar as exposições excessivas a telas com as crianças”, detalhou.

Rafaela Dias também acrescenta sobre a importância de procurar um médico durante a infância. “O papel do pediatra é fundamental para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, é de fundamental importância buscar o especialista quando os pais ou cuidadores notarem quaisquer desordem tanto físicas, quanto comportamentais das crianças, como sobrepeso, dificuldades de comunicação ou até mesmo casos de hiperatividade”, completou a coordenadora do serviço.

Especialidades – A Poli é referência em diagnóstico de patologias de média complexidade do estado, e atende 20 especialidades. Liliam Gomes, diretora executiva da Poli Metropolitana, explica como funcionam os atendimentos infantis na unidade.

“Além dos serviços de pediatria geral, a Policlínica conta com equipe multiprofissional, como psicólogo e nutricionista, para investigação doenças como a obesidade infantil, desnutrição, anemias, distúrbios alimentares e hormonais, como o diabetes, por exemplo. A unidade conta também com a fonoaudiologia para a avaliação de patologias relacionadas ao atraso do desenvolvimento neuropsicomotor”, frisou.

A unidade também conta com uma gama de exames disponíveis para agilizar os diagnósticos. Com isso, consegue otimizar o tempo da resposta aos pacientes. “A Poli oferece este serviço para pacientes de até 13 anos, os serviços do laboratório de análises clínicas, radiografias, ultrassonografia geral, tomografia geral e com contraste, o teste do olhinho e a audiometria (BERA ou PEATE – Potencial Evocado Auditivo do Tronco Cerebral)”, concluiu Liliam Gomes.

Acesso – Para ter acesso aos atendimentos, a criança precisa estar inserida nos Programas Pós-Covid e Pré-Operatório Rápido, que não exigem encaminhamentos nem comparecimento presencial na Policlínica.

A marcação de consulta é feita através da Central de Relacionamento, na ferramenta do WhatsApp Business, no número, (91) 98521-5110, e, ainda, no e-mail: agendamento.polimetropolitana@issaa.org.br.

Para o agendamento, os pais ou responsáveis devem ter em mãos os documentos pessoais da criança, pois o sistema solicitará as imagens destes.

SERVIÇO: O usuário da Poli Metropolitana precisa apresentar o documento de identidade com foto (RG preferencialmente), CPF, Cartão Nacional SUS e comprovante de residência (originais e cópia).

Caso a criança ainda não tenha RG, é possível apresentar a certidão de nascimento e os documentos oficiais da mãe.

*Texto de Roberta Paraense
Fotos: Divulgação