Prevenção e tratamento precoce do câncer de colo do útero são os focos do Março Lilás

03/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

Março é considerado o mês da mulher. Portanto, nada mais adequado que uma campanha de saúde que visa chamar atenção para uma patologia que acomete tantas mulheres no estado do Pará: o câncer de colo de útero. Diferente dos índices nacionais que apontam esse tipo de câncer como o terceiro mais comum entre a população feminina, na região Norte ele é o que tem maior número de incidência e mortalidade.

Por tratar-se de uma doença com alta probabilidade de tratamento bem-sucedido quando detectado e cuidado precocemente, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) fará uma série de ações durante o mês inteiro, visando promover o aumento da divulgação de informações sobre a prevenção e diagnóstico do câncer de colo do útero.

Além do alerta para a população, o Março Lilás também visa ampliar as orientações às secretarias municipais de todo o estado sobre medidas importantes a serem tomadas para antecipar o tratamento de possíveis casos. Afinal, um dos principais focos da edição de 2022 da campanha é o combate à subnotificação de registros de câncer de colo de útero já que os números do ano passado foram comprometidos devido às dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19. De 2017 a 2020, foram registrados 2.264 casos pelas secretarias municipais, uma média anual de 566 confirmações, já em 2021, apenas 245 novos registros foram feitos. Para 2022, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima 720 novos casos registrados no Pará.

O exame Papanicolau (PPCU) é a forma mais adequada de chegar ao diagnóstico precoce de câncer de colo de útero, portanto o Março Lilás incentivará a busca ativa de todos os municípios a mulheres que estejam dentro da faixa etária recomendada para a realização do PPCU. O Ministério da Saúde recomenda a realização do exame por dois anos consecutivos e em caso de nenhuma alteração ser detectada, a mulher deve retornar depois de três anos para a realização de outro exame.

“Programações como essa ajudam a alertar a população sobre a importância de diagnósticos precoces e isso ajuda a salvar vidas e diminuir o tempo dos tratamentos. Nosso apelo é que a população esteja sempre com seus exames em dia e em caso de diagnóstico positivo para a doença busque o quanto antes ajuda especializada”, comenta o Secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho.

Programação – No dia 11 de março será realizada, na sede da Sespa, uma programação especial voltada para profissionais de toda a rede de saúde do estado. O evento contará com atividades presenciais, mas também será transmitido online para todo o Pará. Serão apresentadas palestras sobre o câncer de colo de útero, os principais fatores de risco para a doença, como a contaminação por HPV, além de oficinas de procedimentos para os exames, diretrizes para o tratamento precoce e encaminhamento das pacientes.

Além disso, durante todos os finais de semana do mês de março, a Coordenadoria de Atenção Oncológica da Sespa integrará o projeto TerPaz, uma série de programações promovidas pelo governo do estado em diversos bairros da região metropolitana de Belém levando vacinação de HPV para a população, além de promover exames preventivos e palestras sobre o câncer de colo do útero.

Texto: Edilson Teixeira/Sespa

Arte: Ascom