Profissionais do Abelardo Santos comemoram o Dia do Trabalhador com atividades recreativas

02/05/2022 Off Por Roberta Vilanova

HRAS ofereceu espaço de recreação para celebrar a data

O horário de intervalo para descanso e almoço dos profissionais que atuam no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, está mais descontraído, nesta segunda, terça e quarta-feira (2, 3 e 4). Em alusão ao Dia do Trabalhador, a maior unidade de saúde do Governo do Pará preparou um espaço de recreação que contempla jogos eletrônicos e de mesa para celebrar as lutas e as conquistas dos trabalhadores.

A programação desenvolvida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), em parceria com o Recursos Humanos, tem como objetivo proporcionar um momento de descontração e integração entre os colaboradores de todos os períodos, além da valorização profissional. Durante os três dias, no auditório do HRAS, os mais de 1.200 profissionais da unidade, podem tirar um tempinho da sua rotina, para soltar a voz no karaokê e competir no Xbox, Uno, dominó, dama e baralho.

A analista de humanização do HRAS, Suellen Santos, observa que a ação se trata de um elemento compensador do desenvolvimento das atividades. “Trabalhar na saúde é um desafio, tanto nos setores assistenciais, quanto nos administrativos. Cada dia, nossos profissionais se deparam com inúmeras pessoas, situações e casos que envolvem a luta pela vida. Desta forma, pensamos em equilibrar o trabalho, o lazer e as questões pessoais, em três dias de programação”, enfatizou.

Jogos eletrônicos proporcionaram momentos de descontração

Recreação– Karina Cardoso, analista de financeiro, tirou um tempinho das papeladas para se distrair e aproveitar a programação. “Temos uma rotina agitada e intensa. Muitas vezes, nosso trabalho é um segundo lar. Passamos parte do nosso dia com pessoas diferentes e situações desafiadoras, então, um momento de lazer, muito importante para se desligar da rotina e confraternizar com os colegas. Isso faz com que a gente recupere o fôlego”, defende.

A técnica de enfermagem Roseana Lima, também não hesitou em participar da programação e durante o intervalo do almoço, procurou interagir com os demais colaboradores. “Acho muito bacana saber que o hospital promove ações para o trabalhador. Tirar um tempinho do trabalho, jogar, cantar, conversar com outras pessoas é muito importante, para distrair e relaxar, mesmo que por pouco tempo”, comentou.

Profissionais viveram moimentos de alegria e confraternização

Satisfação– Para o diretor executivo do Abelardo Santos, Marcos Silveira, o intuito da unidade com a ação, é promover medidas que tornem claro para o colaborador que o seu serviço é importante para o próximo e para o bom funcionamento das atividades na unidade. “Aqui no HRAS valorizamos os nossos trabalhadores, pois sem eles o hospital seria apenas um prédio. Por isso, estamos, consequentemente, investindo em ações voltadas para capacitações, cursos e projetos, como forma de valorizar nosso time”, explicou.

Neste ano, por exemplo, o HRAS lançou o projeto Escuta do Colaborador. Ele foi pensado em proporcionar aos colaboradores um ambiente seguro e confortável de acolhimento e/ou orientação diante de dificuldades e demais questões emocionais. Ainda este ano, a unidade proporcionou mais de  5,6 mil horas de capacitação profissional, através de treinamentos dentro das áreas assistenciais, operacionais, administrativas/financeiras e técnica médica, organizadas pelo  Núcleo de Educação Permanente – NEP.

Serviço: O Hospital Abelardo Santos, é a maior unidade pública do Governo do Estado. Ela é administrada pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Roberta Vilanova/HRAS