Programa ‘Qualifica Saúde’ valoriza profissionais e incentiva pesquisa e extensão

Programa ‘Qualifica Saúde’ valoriza profissionais e incentiva pesquisa e extensão

17/02/2022 Off Por Roberta Vilanova

Hospital Abelardo Santo raliza cirurgia de alta complexidade para remover aneurisma cerebral em paciente.

Com estratégias destinadas a fortalecer o atendimento de saúde em média e alta complexidade; estimular atividades de ensino, pesquisa e extensão dos programas de residência médica e especialização, e valorizar profissionais que atuam no Pará, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e da Universidade do Estado do Pará (Uepa), desenvolve o Programa “Qualifica Saúde”.

O titular da Sespa, Rômulo Rodovalho, ressalta que “estimular a ciência é fundamental, ainda mais no contexto de pandemia que ainda estamos vivendo. As bolsas de estudo complementares distribuídas reforçam nosso compromisso com o progresso da saúde. Afinal, este incentivo direto de uma secretaria de saúde em parceria com uma universidade estadual é um projeto inovador no País. É um projeto que o Estado verá os benefícios em curto e longo prazo”.

A Sespa é responsável pela concessão do apoio financeiro, por meio da oferta de bolsas de incentivo aos preceptores e aos profissionais da saúde vinculados à iniciativa. São 117 preceptores de residência multiprofissional e uniprofissional, além de 218 acadêmicos da residência médica.

Hospital Abelardo Santo raliza cirurgia de alta complexidade para remover aneurisma cerebral em paciente.

Valorização – Aprimorar a qualidade do serviço de saúde no Pará é o principal objetivo do “Qualifica Saúde”, segundo a coordenadora do Programa e do Departamento de Dermatologia da Uepa, Regina Carneiro. “A expectativa é que os benefícios sejam sentidos pelos residentes no seu acompanhamento, e que os preceptores tenham um estímulo maior para a dedicação à preceptoria, além de ter uma sensível melhora no Sistema Único de Saúde (SUS). Transformar as unidades de saúde em locais também de ensino estimula a pesquisa voltada para a melhoria da assistência médica”, afirmou a coordenadora.

A residente de Dermatologia Camila Rocha de Araújo, 28 anos, disse estar muito feliz em participar da iniciativa. “A oportunidade de receber um incentivo financeiro e uma estrutura de qualidade me motiva a estudar ainda mais, para oferecer um trabalho de excelência à comunidade. Esse incentivo nos dá um maior suporte para nos dedicarmos à residência médica, tão importante na nossa formação como futuro especialista. É gratificante saber que o governo está reconhecendo a relevância do trabalho desenvolvido pelos residentes e preceptores, em prol dos pacientes, que podem contar com uma equipe cada vez mais qualificada”, disse.

O programa estadual foi instituído pela Lei nº 9.316, sancionada pelo governador Helder Barbalho em setembro de 2021.

Saiba mais em https://agenciapara.com.br/noticia/32171/

Texto: Ascom/Uepa

Fotos: Pedro Guerreiro/Ag. Pará