Projeto ajuda a respirar melhor e controlar a ansiedade em pacientes do Hospital de Campanha, no Hangar

Projeto ajuda a respirar melhor e controlar a ansiedade em pacientes do Hospital de Campanha, no Hangar

03/09/2021 Off Por Roberta Vilanova

Fisioterapeuta do Hospital de Campanha durante o treinamento com pacientes da enfermaria

Com o objetivo de estimular o cuidado nos casos de estresse e medo no ambiente hospitalar, pacientes internados no Hospital de Campanha de Belém, no Hangar – Centro de Convenções, participaram nesta sexta-feira (3) do Projeto “Respirar para Melhorar”. A ação foi coordenada por profissionais de fisioterapia e psicologia da unidade, com a finalidade de amenizar os sintomas da ansiedade em pacientes da enfermaria.

A atividade foi pensada a partir da identificação de internados com níveis consideráveis de ansiedade, fator que dificulta o tratamento da doença, em análise feita diariamente nos atendimentos psicológicos. “Nas rondas da psicologia identificamos que muitos pacientes estavam ansiosos, e isso é um fator preocupante porque pode comprometer diretamente a respiração e contribuir para o agravamento da doença”, disse Adriany Costa, psicóloga intensivista do Hospital de Campanha.

Na ação, foram realizadas técnicas de respiração, como tempo correto, inspiração e expiração, e exercícios que estimulam a foram repassados aos pacientes, em um treinamento que durou, aproximadamente, 15 minutos. “Esse exercício é para estimular que pacientes na fase final da hospitalização respirem corretamente. São coisas simples, que fazem total diferença no final”, disse a fisioterapeuta do Hospital, Evelyn Pastana.

A profissional explicou, ainda, que entre os objetivos está tornar os pacientes protagonistas dos processos de cura. “A fisioterapia consegue desenvolver muitos exercícios com esses pacientes, desde a fala à coordenação motora, e neste caso, a respiração. É fundamental que os pacientes entendam que eles fazem parte do círculo de cura, e devem atuar com protagonismo. Nosso objetivo é recuperá-los”, completou.

Entre os pacientes participantes da ação está Ozeas Pereira Lima, 52 anos, que reside em Marituba, na Região Metropolitana de Belém. Com diagnóstico de ansiedade, ele aprovou a ação realizada no Hospital de Campanha. “Já fui internado duas vezes, mas não aguentei esperar o tratamento justamente por conta da ansiedade. Mas dessa vez vou ficar o tempo que for preciso. Agora, é um degrau por vez. Sou grato pela oportunidade e, com certeza, repassarei os ensinamentos que recebi aqui”, disse.

Com as técnicas de respiração os pacientes aprendem a controlar a ansiedade

Rede de cuidados – Dentro da unidade hospitalar, criada pelo governo do Estado e gerenciada pela Pró-Saúde, diversos projetos são realizados para estimular a recuperação dos pacientes e diminuir transtornos psicológicos, que podem ocasionar depressão e ansiedade. Entre as atividades estão as oficinas de artesanato; musicoterapia; o Projeto Espalhe Amor, que oportuniza jogos nos leitos, e “Palavras de Afeto”, com o recebimento e envio de cartas aos familiares.

Sendo a maior unidade de tratamento exclusivo de pacientes com a Covid-19 no Pará, o Hospital de Campanha, instalado no Hangar, já atendeu mais de 7 mil pessoas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desse total, 338 foram transferidos, 4.884 receberam alta e 2.037 não resistiram à doença.

“Ficamos contentes em oferecer aos nossos pacientes mais uma ferramenta que pode ajudá-los na recuperação. Toda a equipe da unidade está de parabéns pela sensibilidade em oferecer mais esse diferencial no atendimento”, afirmou o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho.

Texto: Alberto Dergan/Hospital de Campanha

Fotos: Divulgação