Projeto de Hortoterapia do HGT recebe visita de alunos de curso em Agronegócio

Projeto de Hortoterapia do HGT recebe visita de alunos de curso em Agronegócio

20/12/2022 Off Por Roberta Vilanova

Durante a visita, o grupo recebeu informações sobre o plantio e o projeto de Hortoterapia

O Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), em parceria com a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA), recebeu na última semana alunos do curso técnico em Agronegócio. Durante a visita, o grupo recebeu instruções sobre o plantio e o projeto de Hortoterapia que o HGT desenvolve, praticou atividades ao ar livre: preparou a terra dos canteiros, adubou os canteiros, plantou sementes de leguminosas e verduras. Após isso, o hospital concedeu certificados para os estudantes.

O professor Antônio Max, coordenador do curso técnico em agronegócio da EETEPA, explica que é de grande importância a oportunidade de por em prática o que é passado em sala de aula e, principalmente, explorar outros âmbitos do curso. “O hospital oportunizou a visita para desenvolver atividades práticas e ter acesso a um projeto dessa magnitude, da Hortoterapia, é muito importante. É um projeto para promover ao usuário um momento ao ar livre, e sabe-se que isso é essencial, sobretudo para os usuários internados”.

Ele ressalta ainda que as plantas tiveram um papel fundamental no período de pandemia, quando as pessoas passaram por um aumento de quadros de ansiedade e depressão, fazer essas atividades acalmam as pessoas. “O contato com a natureza tem um efeito terapêutico”, explicou o engenheiro agrônomo.

Posto em funcionamento na unidade hospitalar em 2019, o espaço é uma estratégia terapêutica para usuários em condições de deslocar-se do leito para o contato com a natureza como forma de contribuir à saúde mental do ser humano, principalmente, para aqueles que estão internados na unidade hospitalar.

Espaço é uma estratégia terapêutica que contribui para a saúde mental

Na Hortoterapia, de acordo com o quadro clínico do usuário, a ideia é cuidar das plantas ou apenas contemplar a natureza. O projeto pretende criar mais espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciem mudanças no processo de trabalho e sejam lugares de encontro entre as pessoas, seguindo o conceito de ambiência da Política Nacional de Humanização (PNH). O Hospital Geral de Tailândia, em parceria com a empresa multinacional Belém Bioenergia Brasil, está na etapa final da obra de modernização do espaço destinado à Hortoterapia.

Um dos alunos, Ezequiel Alencar, de 15 anos, comentou sobre a experiência. “Ter essa vivência aqui no hospital foi mais um aprendizado. Foi a primeira vez que ouvi falar sobre a Hortoterapia. Com a visita, foi possível entender o funcionamento, o porquê. É de grande importância esse projeto para os usuários. Foi muito bom poder viver na prática o que aprendemos em sala de aula”, comentou o estudante.

A obra é vinculada ao projeto Guardião Azul, um jogo lúdico intitulado “Corrida Ambiental”, entre as 11 unidades administradas pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que gerencia o HGT, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Alunos do curso técnico em Agronegócio da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA)

Estrutura – O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT, por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícias Rodoviárias Estadual e Federal.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica localizado na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.

Texto: Pedro Amorim/HGT

Fotos: Divulgação