Projeto ‘Round de Segurança’ melhora ainda mais os serviços ofertados no Hospital Jean Bitar

O Hospital Jean Bitar (HJB) realiza mais uma edição do projeto “Round de Segurança”. Desta vez, para avaliar os resultados da Clínica Médica com base nas metas de melhorias que foram estipuladas na edição anterior.

Os resultados foram animadores, no Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da Unidade, conforme informações repassadas pela diretora Técnica do HJB, a médica nutróloga, Denise Villacorta, houve uma melhora de 100% das não conformidades relacionadas a prescrição da dieta. Já com relação à Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), o setor apresentou também 100% de melhora das infecções relacionadas a cateter venoso central e à sonda vesical de demora, alcançando, dessa forma, a meta estipulada.

Outra melhoria constatada diz respeito ao aumento do índice de satisfação do usuário, que é mensurado diariamente pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). Antes do último round, 95,8% dos usuários aprovavam o atendimento e os serviços disponibilizados à população na Unidade. Atualmente, mais de 97% aprovam os serviços ofertados no HJB, faltando pouco para o alcance da meta total de satisfação estabelecida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA), que é de 98%.

Conforme observado pelo SAU, houve melhora significativa com relação ao atendimento médico e de enfermagem. Entre outras melhorias, a Agência Transfusional (AT) foi outro setor que conseguiu melhorar seus indicadores, assim como foi observada melhora significativa no que se refere ao preenchimento adequado do prontuário.

O “Round de Segurança” é um projeto criado no final do ano de 2020 por Denise Villacorta, para reforçar a cultura de segurança do paciente, que vem se consolidando dia a dia na unidade. A iniciativa, embora recente, já mudou paradigmas e os reflexos são percebidos com resultados satisfatórios na qualidade da Assistência à saúde dos usuários do HJB.

A criação do projeto, inspirada na rotina de hospitais bem conceituados ao redor do mundo, possibilita à equipe Assistencial o compartilhamento de informações sobre os resultados de cada setor, para que sejam analisados em conjunto, visando à melhoria contínua dos processos, repercutindo, dessa forma, na qualidade e segurança do paciente, já que os dados da assistência localizada são levados ao conhecimento de toda a equipe, sendo possível, dessa forma, a identificação do que é necessário ser melhorado.

“Durante as discussões do ‘Round de Segurança’ com a equipe assistencial, apresentamos os resultados daquele setor, discutimos com equipes os motivos que levaram aquele resultado e definimos juntos qual meta buscaremos alcançar para uma assistência de qualidade, como, por exemplo, procuramos saber como está o índice de infecção hospitalar; a satisfação dos nossos usuários; a conformidade das prescrições, entre outras informações, que são fundamentais para a segurança do paciente. Debatemos sobre as necessidades de melhorias, dessa forma inserimos todos nos processos de melhoria”, destaca a diretora Técnica do HJB.

O “Round de Segurança” leva os profissionais à sensibilização e à reflexão sobre a participação de cada um para que a assistência prestada seja de melhor qualidade. As discussões do Round de Segurança, são realizadas uma vez por mês, em cada unidade de internação, com debates, observações e avaliações dos resultados do mês anterior, bem como a definição de metas para a conquista de melhorias no mês subsequente.

Texto: Joelza Silva/HJB

Foto: Ascom/HJB

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