Publicado edital para contratação de empresa que vai gerenciar hospital de Castelo de Sonhos

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) lançou o aviso de chamamento público para a seleção de organização social que vai gerenciar, operacionalizar e executar as atividades e serviços do Hospital Geral Público de Castelo de Sonhos “João Trevian Sobrinho”, situado no distrito de Castelo de Sonhos, em Altamira. O edital foi publicado nesta sexta-feira (16), no Diário Oficial do Estado.

A unidade foi inaugurada para o atendimento de Covid-19 no dia 17 de junho e devido a baixa procura para esse tipo de atendimento na região, o hospital realizará a mudança de perfil com as especialidades necessárias da localidade. Para a transição, o hospital passará por um processo de desinfecção por um período de 30 dias antes de iniciar as novas atividades.

“Nesse primeiro momento o hospital cumpriu o seu papel no combate a pandemia do novo coronavírus, agora a população precisa receber os atendimentos dentro das especialidades necessárias da localidade”, explicou o secretário de saúde pública da Sespa, Rômulo Rodovalho.

O hospital, que possui 21 leitos clínicos para internação em pediatria, ortopedia, obstetrícia, clínica cirúrgica, clínica médica e outros quatro leitos em sala de estabilização, vai atender ao mês, em média, 20 mil habitantes, incluindo o distrito de Cachoeira da Serra e as aldeias indígenas do entorno.

Com perfil de baixa complexidade e restrito a internações de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) referenciados pela atenção básica dos municípios, o hospital vai facilitar o acesso à saúde para a população que vive em localidades à margem das rodovias BR-230 (Transamazônica) e BR-163 (Santarém-Cuiabá).

O suporte ao atendimento médico conta com laboratório de análises, Raio-X, ultrassonografia (USG) e eletrocardiograma (ECG), além de apoio assistencial em enfermagem, nutrição, farmácia, fisioterapia, serviço social e psicologia.

Texto: Laís Menezes/Sespa

Você pode gostar...