Regional da Transamazônica celebra Dia do Voluntariado com homenagens e entrega de certificados

27/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

A data comemora a participação voluntária na construção social de uma rede de apoio coletiva voltada ao bem-estar de outras pessoas

O Dia Nacional do Voluntariado é celebrado neste sábado (28) e tem como objetivo reconhecer a importância da atuação solidária de pessoas que doam o próprio tempo na promoção de bem-estar ao próximo. No Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, 35 voluntários atuam no ambiente hospitalar.

O programa de voluntários foi criado no ano de 2016 para normatizar a atividade solidária nas unidades hospitalares gerenciadas pela Pró-Saúde. Os voluntários atuam em diversas atividades, oferecendo cursos e oficinas, interações musicais e assistência religiosa, na realização de eventos e na contagem de histórias, entre outros trabalhos.

Para agradecer a participação dos voluntários no ambiente hospitalar, o Regional Público da Transamazônica promove na tarde desta sexta-feira (27) uma roda de conversa com representantes do voluntariado na unidade, e entregará um certificado de agradecimento as horas dedicadas ao outro.

Adaptação na pandemia – De acordo com o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), com a chegada da pandemia da Covid-19 ao Brasil, o Programa de Voluntariado precisou ser adaptado. As ações, que antes ocorriam nas unidades de internação, com visitas beira leito, celebrações religiosas (missas, cultos e terços) e musicais, precisaram ser transferidas para a área externa do hospital.

Assim, nasceu o projeto “Voluntariado no Gramado”, que será lançado oficialmente às 16h, desta sexta-feira (27), com o objetivo de remanejar as ações internas para o ambiente ao ar livre. O intuito é garantir a segurança de pacientes, acompanhantes e mantendo a permanência dos voluntários no programa.

“Com a pandemia, os nossos voluntários precisaram ser afastados. Eles sentiam muita falta de vir, mas sabiam que era um momento complicado e compreenderam”, conta Paulo Felisberto, líder do Voluntariado no HRPT.

Ainda de acordo com Paulo, quando os números de infectados e internações começaram a baixar, surgiu o projeto para voltar a receber os voluntários de forma segura.

“Quando percebemos que podíamos fazer essa adaptação com segurança, tanto para os pacientes quanto aos nossos voluntários, eles ficaram felizes por poderem voltar com a ação de oração pelos pacientes e colaboradores do hospital”, afirma o gestor do programa.

Como se tornar um voluntário  – Os interessados em participar do Programa de Voluntariado devem ter a partir de 16 anos de idade – menores de 18 anos precisam de autorização do responsável legal.

Para ingressar, é necessário apresentar um documento original com foto, CPF, comprovante de residência e carteira de vacinação em dia.

Após a entrega da documentação, o interessado participará de um treinamento, que fornecerá informações imprescindíveis para o entendimento do que é ser voluntário e como exercer essa função. Além de orientar quais são as normas internas do HRPT.

Os voluntários atuam em diversas ações humanizadas no Regional Público da Transamazônica, do acolhimento de usuários ao apoio à brinquedoteca, contação de histórias, interação musical, oficinas, palhaçaria, cuidados com a higiene e beleza, entre outros.

Texto: Karine Sued de Oliveira/HRPT