Regional do Marajó encerra Outubro Rosa com palestra para usuárias gestantes e puérperas

29/10/2021 Off Por Roberta Vilanova

A programação foi encerrada com ação de educação em Saúde no Espaço da Gestante’

A iluminação em tom de rosa na fachada do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, anunciou a sua adesão à campanha do “Outubro Rosa”, em combate ao câncer de mama, ainda no início deste mês. Entre várias ações, realizadas ao longo do mês, na manhã desta sexta-feira (29), a programação foi encerrada com ação de educação em Saúde junto às usuárias gestante e puérperas em atendimento no “Espaço da Gestante’’, com realização de diversas atividades e compartilhamento de diversas orientações relacionadas ao câncer de mama.

‘’Repassamos orientações sobre a prevenção do câncer de mama com destaque à importância do autoexame, mamografia, o exame clínico da mama, sinais e sintomas da doença, que elas podem identificar. Falamos ainda sobre os fatores de riscos e de prevenção”, comentou a enfermeira do Espaço da Gestante, Leydy Ellen da Silva ao ressaltar a ação foi interativa e as usuárias também tiraram suas próprias dúvidas.

Entre elas, a usuária Crystiane da Costa Pereira, 30, residente em Breves, que foi ao hospital para retorno com a médica obstetra, e, na oportunidade, participou da ação. ‘’Essas palestras são fundamentais para o nosso conhecimento. É gratificante, pois a gente não tinha muito conhecimento do autoexame e, isso com certeza, pode prevenir a gente de várias situações. Espero que tenha mais ações como essas ’’, disse.

Dados de atendimentos – De janeiro a setembro deste ano, a equipe multiprofissional do HRPM realizou 489 exames de mamografia e 277 consultas com a especialidade de mastologia. Em 2020, foram 781 exames de mamografia e 295 consultas no mastologista.

SERVIÇO: O HRPM é um órgão do Governo do Estado administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Sespa. A Unidade presta assistência de média e alta complexidadeS aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital fica na avenida Rio Branco, 1.266, no bairro Centro, do município de Breves. Mais informações: (91) 3783.2140 / 3783.2127.

Texto: Lucas Brilhante /HRPM