Regional do Marajó faz mutirão para realizar 100 cirurgias oftalmológicas

Regional do Marajó faz mutirão para realizar 100 cirurgias oftalmológicas

23 de agosto de 2021 Off Por Roberta Vilanova

Consulta com oftalmologista no HRPM

No período de 23 a 26 deste mês, a gestão do Hospital Regional Público do Marajó, em Breves, no arquipélago do Marajó, promoverá mutirão de cirurgias oftalmológicas, com a expectativa de realizar 100 cirurgias em usuários encaminhados ao atendimento via Central de Regulação.

A ação tem o objetivo de zerar a demanda reprimida criada no período da pandemia do novo coronavírus, quando alguns serviços foram suspensos, temporariamente, para atendimento exclusivo de pacientes com a Covid-19.

Com a redução da admissão de usuários com a doença no HRPM, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) retomou os demais atendimentos, entre eles, oftalmologia na referida unidade hospitalar, e a gestão programou o mutirão de cirurgias para corrigir doenças oculares com maior incidência no Marajó , entre elas, de catarata e pterígios, mais conhecida como “carne crescida” nos olhos.

O Regional do Marajó é o único hospital referência na especialidade de oftalmologia na região marajoara. Atualmente, o HRPM está realizando uma trabalho de  captação de pacientes com problemas oculares  junto ao 8ª Centro Regional de Saúde (CRS), na comunidade de abrangência em Breves. De acordo com o diretor executivo da unidade hospitalar, o administrador Cristiam Tassi, a intenção é seguir com o mutirão e mostrar a  resolutividade da assistência prestada pelo hospital junto aos seus usuários.

“Não vamos parar por aí, vamos fazer uma busca ativa junto à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) para que nós possamos atingir o maior número de pessoas que precisam de cirurgias oculares aqui na nossa região. Essa é a nossa função. Esse é o objetivo maior”.

Referência para várias especialidades com assistência de média e alta complexidade, a equipe multiprofissional do HRPM realizou, em 2020, cerca de 930 atendimentos ambulatoriais, 137 cirurgias oftalmológicas. De janeiro a julho deste ano, foram 482 atendimentos ambulatoriais e 46 cirurgias oculares.

Serviço: O HRPM é um órgão do Governo do Estado administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. A Unidade presta assistência de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital fica localizado na avenida Rio Branco, 1.266, no bairro Centro, município de Breves. Mais informações: (91) 3783-2140 / 3783-2127.

Texto: Vera Rojas/HRPM

Foto: Divulgação