Regional do Marajó faz mutirão para realizar 100 cirurgias oftalmológicas

23/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

Consulta com oftalmologista no HRPM

No período de 23 a 26 deste mês, a gestão do Hospital Regional Público do Marajó, em Breves, no arquipélago do Marajó, promoverá mutirão de cirurgias oftalmológicas, com a expectativa de realizar 100 cirurgias em usuários encaminhados ao atendimento via Central de Regulação.

A ação tem o objetivo de zerar a demanda reprimida criada no período da pandemia do novo coronavírus, quando alguns serviços foram suspensos, temporariamente, para atendimento exclusivo de pacientes com a Covid-19.

Com a redução da admissão de usuários com a doença no HRPM, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) retomou os demais atendimentos, entre eles, oftalmologia na referida unidade hospitalar, e a gestão programou o mutirão de cirurgias para corrigir doenças oculares com maior incidência no Marajó , entre elas, de catarata e pterígios, mais conhecida como “carne crescida” nos olhos.

O Regional do Marajó é o único hospital referência na especialidade de oftalmologia na região marajoara. Atualmente, o HRPM está realizando uma trabalho de  captação de pacientes com problemas oculares  junto ao 8ª Centro Regional de Saúde (CRS), na comunidade de abrangência em Breves. De acordo com o diretor executivo da unidade hospitalar, o administrador Cristiam Tassi, a intenção é seguir com o mutirão e mostrar a  resolutividade da assistência prestada pelo hospital junto aos seus usuários.

“Não vamos parar por aí, vamos fazer uma busca ativa junto à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) para que nós possamos atingir o maior número de pessoas que precisam de cirurgias oculares aqui na nossa região. Essa é a nossa função. Esse é o objetivo maior”.

Referência para várias especialidades com assistência de média e alta complexidade, a equipe multiprofissional do HRPM realizou, em 2020, cerca de 930 atendimentos ambulatoriais, 137 cirurgias oftalmológicas. De janeiro a julho deste ano, foram 482 atendimentos ambulatoriais e 46 cirurgias oculares.

Serviço: O HRPM é um órgão do Governo do Estado administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. A Unidade presta assistência de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital fica localizado na avenida Rio Branco, 1.266, no bairro Centro, município de Breves. Mais informações: (91) 3783-2140 / 3783-2127.

Texto: Vera Rojas/HRPM